quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Primeiro transplante de cabeça do mundo acontecerá em 2017


Transplante de cabeça, por causa de Hollywood, nos soa como um enredo de história de terror, não é verdade? Mas, ao que tudo indica, existem grandes chances dessa cirurgia um tanto bizarra deixar a ficção e ser realizada de verdade em 2017.

E, se você está se perguntando quem toparia passar por uma experiência como esta, fique sabendo que já existe até mesmo um voluntário para o primeiro transplante de cabeça do mundo. Segundo o médico italiano Sergio Canavero, a primeira pessoa a ter a cabeça separada do tronco e ligada ao tronco de um doador será o russo Valey Spiridonov, de 31 anos.

O voluntário sofre da Doença de Werdnig-Hoffman, uma condição degenerativa muscular; e está em estado terminal. Em entrevista ao programa de TV britânico Good Morning Britain, ele contou que acredita que o transplante de cabeça possa melhorar sua qualidade de vida e devolver sua independência.

(Na foto, o russo Valey Spiridonov)

Conforme o médico (maluco), a intenção é que no futuro pessoas com corpos debilitados, mas com doenças que não atinjam as atividades cerebrais, possam ter uma segunda chance em outros corpos. Aliás, a grande aposta de Canavero é de que o transplante de cabeça possa beneficiar também o físico Stphen Hawking, que sofre com esclerose lateral amiotrófica.

(O cirurgião italiano Sergio Canavero)

Custo milionário
Mas, o problema é que a operação não é nada simples e conta com custos salgados: 42 milhões de reais, em média. Isso, sem contar, que será necessário uma equipe de 150 médicos e enfermeiros trabalhando ao mesmo tempo durante, pelo menos, 36 horas de transplante.

Achou complicado? Espere até ouvir, então, como tudo precisa acontecer.

Como será o transplante de cabeça
Segundo Canavelo, o corpo do paciente precisa ser congelado, a fim de conservar as células do cérebro durante a cirurgia. Além disso, todo sangue do cérebro precisa ser drenado e substituído por uma solução cirúrgica.

Para a separação da cabeça, as artérias precisam ser envoltas com tubos de silicone de plástico, que seriam comprimidos para impedir o fluxo sanguíneo e, depois relaxados, para facilitar a circulação assim que a cabeça estiver posicionada no segundo corpo.


A parte mais complicada de toda a operação seria o corte a medula espinhal, que precisa ser feito sem qualquer erro. Sendo bem sucedida esta etapa, os médicos usam uma cola especial, o polietilenogicol, para colar a medula no corpo definitivo.

Teoricamente, o transplante terminaria aí, mas é sempre bom lembrar que toda parte de veias e vasos precisa ser conectada corretamente, de um a um, para que a sobrevivência do paciente. A última etapa, em definitivo, é o retorno do sangue para o cérebro.

Há riscos de rejeição?
Sim! Como pode acontecer com todo órgão, o cérebro pode rejeitar o transplante. Mas isso é um problema que os médicos só podem identificar com um intervale de, pelo menos, 12 horas após a cirurgia concluída. Nesse intervalo, as condições neurofisiológicas do paciente precisa ser observadas.

Caso tudo dê certo, existe ainda a etapa de recuperação do paciente, com fisioterapias. Mas, como alerta o médico, essa também não se trata de uma etapa nada fácil do processo, já que será necessário ao transplantado reaprender a utilizar o corpo do pescoço para baixo.


Tenso, não? Para saber o final dessa história só nos resta esperar!

por Renata Medeiros
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.