domingo, 4 de setembro de 2016

Linhaça para baixar a pressão arterial elevada


Existem sementes de ervas e plantas que possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo de queremos te contar como a linhaça pode ser benéfica para reduzir a pressão arterial elevada, assim como para tratar importantes condições de saúde e como consumi-la para obter todos os seus benefícios.

À linhaça tem sido chamada de “a planta mais poderosa do planeta”. Um dos seus muitos benefícios para a saúde é fortalecer a saúde cardiovascular e ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.

Benefícios da linhaça para o coração:
A linhaça não apenas serve para baixar a pressão arterial, também tem outros benefícios para a saúde do coração. Esta semente é boa para as várias condições que afetam o coração.

Para reduzir o colesterol. As pessoas com colesterol alto tem aproximadamente o dobro de risco de doenças cardíacas do que pessoas com níveis ideais. A Clínica Mayo recomenda incluir a linhaça em pó na dieta para reduzir os níveis de colesterol.

Para reduzir triglicérides. Um elevado nível de triglicérides no sangue contribui para a doença cardiovascular e aumenta três vezes o risco de morte por doença cardíaca. A linhaça é boa para reduzir os triglicerídeos.

Para baixar a pressão arterial elevada A hipertensão arterial é o principal fator de risco para derrames cerebrais. É também um importante fator de risco para ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e doença renal. A seguir explicamos melhor como pode a linhaça reduzir a pressão arterial.

Por que é boa a linhaça para reduzir a pressão arterial elevada?
Esta planta contém vários nutrientes e compostos que a tornam um super alimento, mas deve suas propriedades medicinais, principalmente a estes três:

Ácidos graxos ômega-3: a linhaça é rica em ácido alfa-linolênico, um ácido graxo ômega-3 essencial para o organismo que só pode ser obtido através dos alimentos. Estudos têm demonstrado que os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir a pressão arterial. Outra forma de conseguir este nutriente é mediante o peixe, mas para as pessoas que não gostam de peixe, esta semente é uma excelente opção.
Ligninas: de acordo com um artigo na revista “Nutrition Reviews” dietas ricas em ligninas podem reduzir os níveis de colesterol e triglicérides e baixar a pressão arterial elevada. As ligninas também protegem os vasos sanguíneos do dano inflamatório. Cabe notar que não foi comprovado que as ligninas encontradas na linhaça tenham todos esses efeitos. Em um estudo realizado comparando-a com sementes de gergelim, foram observados benefícios cardiovasculares apenas no gergelim.
Fibra: a fibra solúvel reduz o colesterol ruim. A fibra insolúvel reduz o risco de doença cardiovascular. Além disso, demonstrou-se que os alimentos ricos em fibras são bons para reduzir a pressão arterial elevada. A linhaça contém tanto fibras solúveis como insolúveis.

Como você pode comer a linhaça:
Em Pó. A melhor maneira de obter os benefícios para o coração da linhaça é adicionando-a em pó nas refeições, por exemplo, aos cereais, iogurte, salada ou pão. Muitos supermercados vendem, já moída, na área dos cereais. A recomendação geral é duas colheres de sopa de pó por dia.

Em Óleo. Outra maneira de consumir este alimento é mediante o óleo de linhaça. Este óleo pode ser usado tanto como adereço nas saladas ou pode ser comprado em suplemento em lojas de alimentos saudáveis. Neste caso siga as instruções no frasco.

Contraindicações: A linhaça tem um efeito como o do estrogênio no organismo, por isso deve ser evitada se a pessoa é propensa a câncer de mama, de útero ou câncer de ovário. As mulheres grávidas ou em período de lactação devem evitar, pelo mesmo motivo. Outro efeito colateral da linhaça é que pode interferir com medicamentos anticoagulantes, medicamentos para diabetes e controle de natalidade. Pessoas com obstrução intestinal ou doença inflamatória intestinal devem evitá-la por causa do seu alto teor de fibras.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.