sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Receitas de Infusões Antigripais


Em diversos artigos mencionamos como as infusões de ervas podem ser de grande ajuda para a nossa saúde devido às muitas propriedades e benefícios que possuem. Hoje queremos nos concentrar nas melhores infusões antigripais, já que, embora, a gripe não seja uma doença grave pode ser bastante incômoda e debilitar bastante a pessoa que sofre com ela.

Quem em algum momento começou a espirrar e, em seguida, sentiu fadiga, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta e de repente, para sua surpresa, observa que desenvolveu uma gripe.

No entanto, resulta conveniente fazer a diferença entre gripe e resfriado. A gripe, geralmente, começa de forma rápida e com febre e grande mal-estar, enquanto que o resfriado é mais lento em sua evolução e, geralmente, não apresenta febre.

As seguintes estão às plantas medicinais mais úteis para a gripe. É importante notar que certas espécies são fáceis de encontrar frescas ou secas em farmácias botânicas ou ervanários, enquanto outras não são tão acessíveis.

Plantas Antigripais:
Equinácea. É nativa da América do Norte, onde os nativos usavam para o tratamento de febres altas e persistentes; em seguida, os primeiros colonos adotaram como remédio caseiro contra a gripe. Nas últimas décadas, seu uso se espalhou pelo mundo, por suas reconhecidas propriedades antivirais e antibacterianas. Advertência: em grandes doses pode causar náuseas e tonturas. Não deve ser administrada se você sofre de doenças autoimunes.

Eucalipto. Originário da Austrália, os aborígenes usavam como remédio contra a febre. No século XIX, foi introduzido no Ocidente, e seu cultivo se estendeu por toda a América e Europa. Combate o vírus da gripe e também é eficaz contra as bactérias. Partes usadas: as aéreas (folhas), que são colhidas durante todo o ano. Com elas se preparam infusões. As infusões são recomendadas (convém adoçá-las com mel). Todas as espécies são muito antissépticas, dado seu teor de cineol.

Tussilagem. Originária do centro da Europa, atualmente é cultivada com fins fitoterápicos. É um bom antitussígeno. É usada para o tratamento de doenças respiratórias agudas ou crônicas, como tosse irritante, resfriados, bronquite, laringite. Partes usadas: as aéreas (folhas e flores). São colhidas no final da primavera. Advertência: Recomenda-se evitar o seu uso durante a gravidez e lactação. Não deve ser usada em tratamentos prolongados; também é restrita para aqueles que sofrem de problemas hepáticos.

Verbasco. É uma planta que alcança dois metros de altura. Embora se desconheça sua origem, sabe-se que no México a usavam desde antes da colonização espanhola. Muito utilizado em infusões para a febre, catarro e tosse causados pela gripe. Partes usadas: as flores, de um amarelo intenso, que são usadas frescas ou secas e moídas para fazer infusões. As corolas do verbasco também são muito usadas para combater problemas respiratórios, por seu poder emoliente. Advertência: não deve ser tomado durante a gravidez e lactação.

Tomilho. Possui propriedades antissépticas, antigripais e expectorantes. Serve para aliviar a bronquite e as doenças da garganta e do trato respiratório. As flores (ricas em timol) têm propriedades antissépticas e estimulam as defesas do organismo. Partes usadas: as aéreas (flores e folhas). São colhidas durante a floração, para fazer infusões, tinturas, xaropes e óleos. Advertência: deve ser evitado seu uso terapêutico durante a gravidez e em pacientes que sofrem de hipertensão.

Receita de Infusões Antigripais:
Coloque 2 colheres de sopa de folhas ou flores de tussilagem em 1 litro de água durante 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Tome 3 xícaras por dia.

Despeje 2 colheres de sopa de sabugueiro em meio litro de água e deixar ferver por 7 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba ao longo do dia.

Coloque para ferver, durante 10 minutos, várias folhas de bananeira previamente esmagadas. Deixe repousar e esfriar. Em seguida, utilize este líquido para fazer gargarejos, três vezes por dia. Ajuda a aliviar a dor de garganta, quando se sofre os primeiros estágios da gripe.

Adicione um punhado de malvavisco em 1 litro de água e ferva durante 10 minutos. Deixe repousar e coe. Beba 3 vezes ao dia, adoçado com mel a gosto.

Prepare uma infusão com 1 colher de chá de tomilho em 1 xícara de água. Deixe repousar, coe e beba quente, na razão de 3 xícaras por dia. Esta infusão é muito eficaz para combater não apenas a gripe, mas também os catarros, mucosidades e congestão nasal.

Ferva um punhado de flores de verbasco em um litro de água por 10 minutos. Retire do fogo, uma vez passado esse tempo, e cubra. Em seguida, coe e beba 3 xícaras por dia. Esta infusão resulta ideal para reduzir a febre causada pela gripe.

Recomendações Preventivas: Lavar as mãos de forma constante. Evitar as concentrações de pessoas, especialmente em época de gripe.

Evitar ser um fumante passivo. É recomendado se manter o mais longe possível da fumaça do cigarro, já que é a responsável por muitos problemas de saúde, especialmente do trato respiratório. A pessoa com gripe e que se encontra próxima de um fumante complica ainda mais sua doença.

Dormir bem, já que, caso contrário, faz com que a pessoa se torne vulnerável à gripe e outras doenças contagiosas.

Consumir alimentos com zinco. Recomenda-se o consumo de alimentos ricos no mineral zinco como os frutos do mar, uma vez que, de acordo com estudos, crianças e adultos com deficiência de zinco são propensas a doenças como a gripe e permanecem doentes por mais tempo.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.