segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O que comer no café da manhã?


Muitas pessoas tem dúvidas do que comer pela manhã. Já foi o tempo em que uma mesa farta, um “café da manhã de novela” (com suco de laranja, mamão, pão, frios, bolo) era considerada o café da manhã ideal para a saúde.

Para você ter uma ideia, hoje em dia já existem muitos estudos de que às vezes o melhor para o corpo é simplesmente não comer, fazer jejum. Sim, isso contraria tudo que você ouviu falar nos últimos anos, mas muitas pessoas já adotam a prática do jejum intermitente, esse jejum por um período curto, tem o poder de desintoxicar o corpo.

Mas não é necessário adotar nenhuma solução extrema; Se você não abre mão de se alimentar de manhã, vou dar algumas dicas do que é melhor para te fornecer a energia necessária para ter um dia ativo e produtivo.

Macronutrientes
Hoje se entende que a melhor alimentação para a manhã são as proteínas e as gorduras saudáveis. Evite centrar seu café da manhã em carboidratos. Ao comer carboidratos pela manhã, eles até fornecem um pico de energia, mas depois você vai se sentir mais cansada e sonolenta, isso não acontece se você comer proteínas e gorduras, que proporcionam uma liberação de energia mais lenta e continuada; ideal para manter a energia ao longo do dia.

Para os carboidratos, o ideal é deixá-los para mais tarde, inclusive no período da noite. Eles vão te ajudar a dormir melhor. Aliás, essa ideia que não se deve comer carboidratos à noite é o mais comum dos mitos de alimentação que se disseminaram nos últimos anos.

Sugestões de alguns alimentos para o café da manhã

Café

Nosso cafezinho, especialmente no inverno, não poderia faltar. O café é uma bebida incrível para começar o dia. A cafeína melhora o humor, o estado de alerta e o desempenho mental. Mesmo pequenas quantidades de cafeína podem alcançar esses efeitos. Se possível, o ideal não é tomar o café imediatamente ao acordar, e sim esperar pelo menos meia hora, quando o hormônio cortisol já diminuiu e a cafeína faz mas efeito.

O café também é rico em antioxidantes, que reduzem a inflamação, protegem as células que revestem os vasos sanguíneos e diminui o risco de diabetes e doenças hepáticas. Prefira os cafés em grãos para moer na hora e sem açúcar. Saiba mais sobre a cafeína.

Ovos

O ovo é um dos alimentos mais saudáveis que existem. Possui gorduras benéficas e proteínas. Estudos têm demonstrado que comer ovos no café da manhã aumenta a sensação de saciedade e ajuda a manter o nível de açúcar no sangue constante. As gemas contêm luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes ajudam a prevenir distúrbios oculares como catarata e degeneração macular.

Os ovos são também uma das melhores fontes de colina, um nutriente que é muito importante para a saúde do cérebro e do fígado. Vai te alimentar e te deixar nutrido. Saiba mais sobre o ovo.

Castanhas

As castanhas são saborosas, nutritivas e dão saciedade. As castanhas diminuem a inflamação e diminuem o risco para doenças cardíacas, além de reduz a resistência à insulina.

Todos os tipos de castanhas também são ricas em magnésio, potássio e gordura monoinsaturada, saudável para o coração. A castanha do Brasil é uma das melhores fontes de selênio. Na verdade, apenas duas castanhas do Brasil já são suficientes para toda a ingestão diária recomendada de selênio.

Shake de Proteína

Outra ótima maneira de começar o dia é com um shake ou smoothie de proteína. Você pode usar a whey protein (soro do leite), proteína do ovo, arroz, ou proteína de ervilha.

A proteína de soro de leite é absorvida mais rapidamente pelo seu corpo. É mais nutritiva e benéfica. A Whey protein ajuda a preservar a massa muscular durante a perda de peso e o envelhecimento. Experimente um shake de proteínas com algumas opções como cacau, frutas, castanhas, óleo de coco e sementes para fornecer fibras e antioxidantes.

Semente de Linhaça

Elas são ricas em fibras viscosas, que ajuda você se sentir saciada por várias horas depois de comer. Linhaça também pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue, bem como proteger contra o câncer de mama. Duas colheres de sopa de linhaça moída contém 3 gramas de proteína e 4 gramas de fibra.

Apenas certifique-se de comer a linhaça moída, porque linhaça inteira não pode ser absorvida pelo seu intestino. Saiba mais sobre a linhaça.

Frutas Vermelhas

Elas são deliciosas e ricas em antioxidantes. Os tipos populares são: morango, amoras, mirtilos e framboesas. São frutas com baixo índice glicêmico e ainda mais ricas em fibras. Possuem antioxidantes chamados antocianinas, que protegem o coração e previnem o envelhecimento precoce.

Elas também ajudam a reduzir marcadores de inflamação. Prefira comer as frutas com alguma fonte de gordura como, por exemplo, as castanhas. Saiba mais sobre as frutas vermelhas.

Abacate

O abacate é a fruta mais completa que existe: possui vitaminas, minerais, gorduras benéficas e antioxidantes. O abacate também ajuda a melhorar o rendimento nos exercícios físicos, por ser rico em gorduras e proteínas que se transformam em energia.

Ele previne doenças cardíacas e câncer, por ser rico em vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e previnem a formação de aterosclerose. Saiba mais sobre o abacate.

Confira também essa receita de abacate com cacau que publiquei recentemente no nosso canal do Youtube, excelente para o café da manhã:



Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.