terça-feira, 5 de agosto de 2008

Aids e Gravidez

Sinônimos:

Vírus da Imunodeficiência na gravidez, Vírus daAIDS.

Todas as gestantes devem realizar testes paraidentificação da infecção pelo vírus HIV. É um exame de rotina na avaliaçãopré-natal. Este exame é particularmente importante pois existem tratamentosque comprovadamente reduzem a chance de transmissão perinatal (durante agravidez, parto, amamentação).

Sem tratamento adequado, estima-se que 15 a 30%das crianças nascidas de mães soropositivas para o HIV (mães que sãoportadoras do vírus) adquirem o vírus durante a gestação, parto ou através daamamentação.

Como se faz o diagnóstico?

Mediante exame de sangue (soro ou plasma) sãoidentificados anticorpos contra o vírus HIV - Anti-HIV. Testes positivos sãoreconfirmados.

A identificação de gestantes positivas para oHIV é fundamental para o acompanhamento pré-natal (durante a gestação) eneonatal (logo após o nascimento).

Como se trata?

Gestantes portadoras do vírus HIV sãoacompanhadas durante o pré-natal pelo obstetra e infectologista. O tratamentomedicamentoso com a medicação AZT diminui o risco de transmissão para o feto.

Recém-nascidos de gestantes positivas para o HIVsão tratados após o nascimento.

A mãe deve ser orientada a não amamentar orecém-nascido e a lactação deve ser inibida. Substitutos do leite maternodevem ser instituídos.

Autores: Equipe ABC da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.