sábado, 9 de agosto de 2008

Brócolos ajudam a combater efeitos dos raios ultravioleta



Estudo publicado pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences" sugere que o consumo do vegetal pode ajudar a combater os efeitos da radiação ultravioleta provocada pelo sol.


Os brócolos já eram conhecidos pelas suas propriedades no combate a várias doenças, devido a um índice elevado de hidratos de carbono, vitamina C, vitamina A, ácido fólico, cálcio e ferro. O vegetal contém ainda antioxidantes e fibras que impedem o aumento do colesterol, ajudando também a regular os níveis de açúcar e de insulina no sangue.

Os investigadores da Universidade John Hopkins revelaram que o extracto das sementes dos bróculos, chamado sulforafane, reduz o endurecimento e as lesões da pele, aumentando ainda a produção de enzinas que protegem as células da radiação. O sulforafane parece ser bastante benéfico para o organismo, estando os seus efeitos a ser estudados por diversos grupos de pesquisa, nomeadamente no combate ao cancro.

O grupo de cientistas utilizou esta substância em seis pessoas, com diferentes doses e em várias partes da pele que havia sido exposta à radiação ultravioleta, comparando posteriormente a sua evolução com as zonas do corpo que não foram tratadas. Os resultados foram positivos, com uma redução da inflamação da pele em 37% dos casos das pessoas que foram administradas com as doses mais elevadas.

"Este estudo demonstrou que o extracto de semente de brócolos tem resultados visíveis nos seres humanos", afirmou Paul Talalay, confirmando o que havia acontecido em testes efectuados em animais.
O investigador adiantou ainda que a descoberta pode vir a ser bastante importante, especialmente para as pessoas com problemas no sistema imunitário e com risco de vir a sofrer cancro da pele.

Paul Talalay acrescentou ainda que é importante que as pessoas continuem a utilizar protectores solares de índice elevado, até porque são estes que impedem que a radiação solar penetre na pele.

Pedro Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.