quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Pílula anticoncepcional pode afetar a escolha do parceiro

PARIS (AFP) — A pílula anticoncepcional, que milhares de mulheres em todo o mundo tomam, pode alterar sua capacidade instintiva de escolher o parceiro, revelou um novo estudo britânico.

Instintivamente, as mulheres se sentem atraídas pelo cheiro de homens geneticamente diferentes delas para garantir a diversidade biológica favorável à espécie, explicaram os pesquisadores da Universidade de Liverpool cujo trabalho foi publicado nesta quarta-feira nos anais da Sociedade Real Britânica.

Segundo o resultado deste novo estudo, "as preferências das mulheres que começam a usar pílulas anticoncepcionais se dirigem a homens cujos odores são geneticamente similares", segundo o principal autor da pesquisa, Craig Roberts.

A equipe de Roberts realizou um experimento com 100 mulheres, pedindo a elas que indicassem suas preferências entre vários odores masculinos de 97 voluntários, antes e depois de terem começado a tomar a pílula.

Todos os odores da vida cotidiana (detergentes, desodorantes, perfumes), assim como a fumaça de cigarro foram proibidos para não prejudicar a pesquisa.

Preservadas assim de qualquer perfume que pudesse interferir, as mulheres podiam desta forma escolher melhor seus parceiros: os genes do complexo maior de histocompatibilidade (CMH/MHC), envolvido nas reações imunológicas, têm um papel importante no odor transmitido pelo homem, através das bactérias da pele.

O fato de as mulheres que tomam a pílula se curvarem mais para homens geneticamente similares envolve dois problemas, disse o pesquisador: "Por um lado, a compatibilidade genética dos casais pode acarretar problemas de fertilidade", mas também "pode levar a uma ruptura da relação por parte das mulheres que deixam de tomar a pílula", porque o papel do olfato é muito importante na atração do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.