sábado, 9 de agosto de 2008

Fármacos para a disfunção eréctil impulsionam quimioterapia em tumores cerebrais



Photo credits: CaptPiper

Investigadores norte-americanos revelaram que os medicamentos prescritos para tratar a disfunção eréctil aumentaram a entrega dos fármacos que combatem o cancro no tratamento de tumores cerebrais malignos.

Os investigadores do Centro Médico Cedars-Sinai do Instituto Neurocirúrgico Maxine Dunitz declararam que o Viagra (sildenafil) e o Levitra (vardenafil) são conhecidos por serem inibidores da PDE5, porque bloqueiam uma enzima, a fosfodiesterase-5, que interrompe uma série de eventos bioquímicos que provocam a diminuição do fluxo sanguíneo na disfunção eréctil.

Um estudo em laboratório com ratos, publicado online na "Brain Research", descobriu que interacções bioquímicas semelhantes nos pequenos vasos do cérebro têm um papel importante na barreira do tumor sangue/cérebro, que impede o fornecimento dos fármacos anti-tumorais nos tumores do cérebro. Descobriu-se que os inibidores da PDE5 abriam a barreira e aumentavam o transporte dos fármacos, neste estudo inicial em animais.

De acordo com o neurocirurgião Dr. Keith L. Black, este é o primeiro estudo a demonstrar que a administração oral de inibidores da PDE5 aumenta a taxa de transporte de compostos através da barreira do tumor sangue/cérebro e melhora a efectividade do fármaco anti-tumoral adriamicina, no tratamento de tumores cerebrais em modelos de ratos.

Isabel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.