terça-feira, 12 de agosto de 2008

Ingestão de elevadas doses de vitamina C pode reduzir risco de diabetes

Uma dieta muito abundante em vitamina C pode ajudar as pessoas a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo uma nova investigação.

Num estudo que envolveu homens e mulheres de meia-idade e idosos, aqueles com os níveis mais elevados de vitamina C no sangue apresentaram significativamente menos probabilidade de desenvolver diabetes num período acima de 12 anos do que aqueles com níveis mais baixos.

Frutas e vegetais são as principais fontes de vitamina C nas dietas ocidentais, e os níveis de vitamina C no sangue são bons marcadores da ingestão de fruta e vegetais, segundo a Dra. Nita G. Forouhi, do Instituto de Ciências Metabólicas do Hospital Addenbrooke, em Cambridge, na Inglaterra.

As descobertas actuais reforçam a mensagem de saúde pública acerca do efeito benéfico de aumentar a ingestão total de fruta e vegetais, segundo apresentaram os investigadores na edição de Julho da "Archives of Internal Medicine".

A equipa de Forouhi seguiu 21.831 homens e mulheres saudáveis entre os 40 e os 75 anos para procurar o desenvolvimento de diabetes tipo 2. No início do estudo, todos os participantes forneceram informações detalhadas sobre saúde e estilo de vida, assim como amostras de sangue, que os investigadores utilizaram para determinar os níveis de vitamina C. Durante o estudo, 423 homens e 312 mulheres desenvolveram diabetes de tipo 2, uma taxa geral de 3,2 por cento.

De acordo com os investigadores, a probabilidade de desenvolver diabetes foi 62 por cento mais baixa nos homens e mulheres com os níveis mais elevados de vitamina C circulante, em comparação com os homens e mulheres com os níveis de vitamina C mais baixos.

Outras características associadas com o risco de diabetes, tais como idade avançada, género, história familiar, ingestão de álcool, actividade física, fumar e peso corporal não alteraram significativamente estas associações.

Estes dados oferecem evidências persuasivas do efeito benéfico da vitamina C e da ingestão de fruta e vegetais no risco de diabetes, concluem os investigadores.

Isabel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.