terça-feira, 5 de agosto de 2008

Cardiologistas alertam para o colestrol elevado


04/08/2008 -- 15h35
Campanha está programada para acontecer em 24 estados brasileiros. 40 milhões têm colesterol alto e apenas 200 mil estão em tratamento


No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, 8 de agosto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – vai realizar uma campanha em 24 Estados brasileiros. Será distribuída uma cartilha explicando em linguagem bem simples do que é colesterol e quais os riscos do colesterol elevado levar o paciente a desenvolver aterosclerose, causando angina, infarto, insuficiência vascular periférica e derrame cerebral.

Em algumas cidades a campanha terá a participação de nutricionistas, que vão orientar as pessoas como se alimentar de maneira saudável, reduzindo a ingestão de carnes gordurosas e aumentando o consumo de frutas, legumes e verduras, e palestras de cardiologistas na rede pública de ensino.

A campanha é necessária e pontual, porque 40% da população adulta brasileira tem níveis de colesterol acima de 200 mg/dL.

Exames nos postos de saúde

Embora o exame para identificar o nível de colesterol possa ser realizado na maioria dos Postos de Saúde do Brasil, dos 40 milhões de brasileiros com colesterol alto, só 200 mil estão em tratamento e a imensa maioria das pessoas não tem sequer idéia de qual seja o seu nível de colesterol e muito menos o que devem fazer para evitar que o seu colesterol se eleve ou para reduzi-lo a níveis saudáveis. A informação é do presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC, Andrei Spósito.

Cartilha

A cartilha está no http://prevencao.cardiol.br/campanhas/colesterol/2008/material.asp. Ela ensina que o colesterol atua na formação da membrana das células dos órgãos. Os níveis considerados saudáveis devem estar abaixo de 200 mg/dL.

Em linguagem acessível, o folheto explica que "o excesso de colesterol não eliminado pelo fígado se deposita na parede das artérias, formando placas que dificultam a passagem do sangue e em algumas ocasiões, interrompem a circulação levando ao infarto no coração ou no cérebro".

A cartilha chama a atenção para o fato de que uma pessoa com colesterol elevado pode não ter sintomas, por isso a importância da realização do exame. A recomendação da SBC é que todo adulto teste o colesterol uma vez a cada cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.