terça-feira, 5 de agosto de 2008

Nutrição enteral


Define-se nutrição enteral: alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes na forma isolada ou combinada de composição definida ou estimadaformulada ou elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializada ou não, conforme as necessidades nutricionais em regime domiciliar, hospitalar ou ambulatorial visando a síntese ou manutenção dos órgãos e tecidos ou sistemas.
A nutrição enteral (NE) abange um suporte nutricinal para pacientes sem capacidades de consumir nutrientes por via oral. A via enteral é a primeira opção terapêutica na intervenção nutricional, peservado da estrutura fisiologica do trato gastrountestinal, pode modificar a resposta de estresse e melhorar a evolução clínica final do paciente.
A TNE tem como objetivo manter ou recuperaro estado nutricional do paciente e quando empregada em pacientes graves, visa fornecer substratos para à demanda de nutrientes, minimizando a utilização do músculo esquelético e outros nutrientes de reserva como substrato energético prevenindo os desgastes do estado nutricional. Está indicada especialmente em situações de risco ou existência de desnutrição que em pacientes gravemente enfermos, está associada à eficiência da resposta imunológica, risco elevado de infecção e aumento da taxa de mortalidade.
Embora seja uma opção bastante segura, apresenta complicações inerentes ao método que se pode em algumas situações limitar seu uso.
A equipe de saúde pode usar o rastreamento nutricional como ferramenta e tomar medidas aprimoradas para tratar as reservas nutricionais dos pacientes e modificar o estado mórbido subjacente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.