terça-feira, 5 de agosto de 2008

O uso do sal

salinaO uso do sal na alimentação Tem sido cada vez mais desaconselhado e a maioria das pessoas considera o sal nocivo ou perigoso para a saúde.
O uso apropriado de sal e a utilização de um sal de boa qualidade, pode desempenhar um papel importante na saúde.
De acordo com as teorias nutricionais ayurvédica e chinesa o sal contribui para as seguintes funções:
Ajuda -nos a ficar mais centrados e focalizados devido as suas tendências fortemente Yang “centrípetas e enraizadoras”.
Deixa os alimentos mais nutritivos e substanciais, dá energia e vitalidade.
Ajuda na digestão, contribuindo para a secreção de ácido clorídrico no estômago.
Estimula a função renal e um uso apropriado promove a absorção de cálcio e a utilização de nutrientes.
O sal é considerado um purificador ajudando o organismo a eliminar toxinas.
O ponto de vista da ciência ocidental sabe-se que o sal desempenha um papel importante em determinadas funções fisiológicas, tais como:
Ajuda na produção de bílis, que torna possível a assimilação de gorduras nos intestinos.
Aumenta os movimentos peristálticos do intestino contribuindo para uma boa digestão.
Alcaliniza o sangue, um aspécto importante na manutenção da saúde e prevenção da doença, sabendo que os alimentos modernos contribuem na acidez do sangue.
O sódio ajuda a condução dos impulsos nervosos e também contribui para uma melhor contração muscular.
O excesso ou má qualidade de sal podem produzir os seguintes transtornos:
Especialistas chineses dizem que se ingerirmos sal em excesso podemos nos tornar excessivamente materialista e gananciosos, devido ao seu efeito focalizante.
Enquanto que uma pequena quantidade promove uma função renal, o excesso afeta os rins, interfere no metabolismo de absorção de cálcio s de nutrientes em geral.
O sal em excesso pode também contribuir para um excessivo emagrecimento e um aspécto fraco e emaciado enquanto que em algumas pessoas produz retenção de líquidos e consequente inchaço.
O sal tem tendência de atrair líquidos, pode aumentar a pressão arterial e conduzir à hipertenção, em particular quando se utiliza uma grande quantidade de produtos animais na alimentação.
sal de cozinhaÉ importante determinar que quantidades utilizar na alimentação diária. Na realidade, a maioria das pessoas utiliza sal em excesso, particularmente na forma de “sal escondido” tão comum nos alimentos modernos como batatas fritas, pão refinado e muito em particular nos “fast food”.
A maioria das recomendações nutricionais modernas, recomenda o uso de cerca de 6g de sal por dia, enquanto o adulto moderno ingere facilmente uma quantidade excessiva.
Use o sal com moderação, considere que cada indivíduo tem necessidade e capacidades diferentes de lidar com o ele, evite saleiro em cima da mesa, uma forma particular de utilização nociva.
A principal razão pelo qual o sal tem má reputação é porque seu uso é sob a forma de sal refinado, produto que consiste quase exclusivamente de “NaClcloreto de sódio. O sal refinado consiste em 99.5% ou mais de cloreto de sódio, co adição de dextrose (um tipo de açucar) e produtos químicos para o estabilizarem, para isso o sal refinado é geralmente aquecido em altas temperaturas, o que lhe pode alterar a extrutura química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.