sábado, 9 de agosto de 2008

Estudo sugere que o consumo de brócolos pode reverter o dano causado nas artéria



Photo credits: territu

Segundos os investigadores da Universidade de Warwick, a chave para este fenómeno encontra-se num composto presente no vegetal denominado por sulforafane.

Os cientistas acreditam que o composto estimula a produção de enzimas, que protegem as artérias, reduzindo assim os níveis elevados de moléculas responsáveis por danos nas células.

Os diabéticos apresentam uma probabilidade cinco vezes superior de vir a desenvolver doenças cardiovasculares, tais como ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVC), ambos ligados a danos nas artérias.

A equipa de investigadores testou os efeitos de sulforafane nos vasos sanguíneos que estavam danificados devido a elevados níveis de glucose (hiperglicemia), que está associado à diabetes.

Os cientistas notaram uma redução de 73% de moléculas no organismo denominadas por espécies reactivas de oxigénio.

Os investigadores notaram ainda que o sulforafane activava uma proteína no organismo denominada por nrf2, que protege as células e tecidos de danos causados ao activar um antioxidadente protector e enzimas desintoxicantes.

"O nosso estudo demonstra que certos compostos, como o sulforafane presente nos brócolos, podem ajudar a contrariar certos processos ligados ao desenvolvimento de doenças vasculares", afirmou Paul Thornalley, principal investigador do estudo. "No futuro será importante testar se o consumo deste tipo de vegetais pode trazer benefícios para pacientes diabéticos, algo que esperamos que aconteça", concluiu.

Pedro Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.