sábado, 9 de agosto de 2008

Potássio pode ajudar a reduzir pressão sanguínea

Investigações demonstraram que aumentar os níveis de potássio na dieta alimentar pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver pressão sanguínea elevada e pode reduzir a pressão sanguínea em pessoas que já sofrem de hipertensão, segundo dados publicados na edição de Julho da "Journal of Clinical Hypertension".

O Dr. Mark C. Houston, da Faculdade de Medicina da Universidade de Vanderbilt, e a Dra. Karen J. Harper, da Harper Medical Communications, Inc., em Nashville, também referiram que se pensa que uma ingestão saudável de potássio é a razão pela qual os vegetarianos e as populações isoladas têm uma incidência muito baixa de doenças cardíacas.

Nas sociedades isoladas, onde as dietas são baixas em sódio e o consumo de frutas e vegetais é grande e, portanto, com elevados níveis de potássio, a hipertensão afecta apenas 1 por cento da população. Contrariamente, nas sociedades industrializadas, onde as dietas são elevadas em alimentos processados e com grandes níveis de sódio, uma em três pessoas sofre de hipertensão.

De acordo com o Dr. Houston e a Dra. Harper, um aumento da ingestão de potássio juntamente com uma diminuição do sódio é provavelmente a escolha alimentar mais importante (após a perda de peso) que deve ser implementada para reduzir as doenças cardiovasculares.

Alguns estudos também demonstraram que as dietas que contêm, pelo menos, 500 a 1.000 miligramas de magnésio por dia e mais de 800 miligramas de cálcio por dia podem ajudar a reduzir a pressão sanguínea e o risco de desenvolver hipertensão.

Uma ingestão elevada destes minerais através de um aumento do consumo de frutas e vegetais pode melhorar os níveis de pressão sanguínea e reduzir as doenças coronárias e os acidentes vasculares cerebrais, segundo os investigadores.

Isabel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.