quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Próstata: novos estudos discutem os riscos do câncer masculino

Publicada em 05/08/2008 às 20h31m
O Globo Online com agências internacionais

RIO e CHICAGO - O exame de próstata não deve ser recomendado para homens com mais de 75 anos como rotina. A orientação partiu de um órgão do governo americano, a Força-tarefa para Serviços Preventivos, que reuniu especialistas em urologia e oncologia para chegar a um consenso. Além disso, um estudo italiano publicado na revista "Urology", conclui que meninos que atingem a maturidade corporal a partir dos 20 anos têm mais chances de desenvolver câncer de próstata no futuro do que aqueles que chegam à altura definitiva ainda na adolescência.

" Talvez a partir dos 85 os exames sejam dispensáveis. Para mim, 75 anos ainda é cedo para isso (Luciano Favorito, urologista) "

Segundo os médicos, quase 80% dos homens terão a doença em algum momento da vida. Apesar de ser a segunda causa de morte por câncer na população masculina, a maioria dos tumores cresce muito lentamente e não chega a oferecer risco à vida do paciente. Na maioria dos casos, a sobrevida, sem sintomas importantes, é superior a dez anos e, em muitos casos, as pessoas morrem por outras doenças. Os especialistas estimam que gerações passadas provavelmente morriam sem sequer descobrir a doença. Assim, os pacientes se submeteriam a cirurgias desnecessariamente, o que os médicos chamam de tratamento exagerado. A decisão foi publicada na revista "Anais da medicina interna".

Para o urologista Luciano Favorito, da diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia, diante do aumento da expectativa de vida da população, aos 75 os homens ainda têm muitos anos de vida pela frente.

- Essa decisão é discutível. Talvez a partir dos 85 os exames sejam dispensáveis. Para mim, 75 anos ainda é cedo para isso. Imagine se, num grupo de cem pessoas, dez tiverem o tipo mais agressivo da doença - diz o médico, lembrando que, no Brasil, a recomendação é que homens façam os exames a partir de 45 anos anualmente .

Os dois principais exames para diagnóstico de câncer de próstata são o PSA, que indica a presença do antígeno prostático específico no sangue, e o toque retal. Quando esses dois exames sugerem a presença do tumor, é necessário fazer uma biópsia. O tratamento consiste na retirada da próstata, associada ou não, à radio ou quimioterapia. A cirurgia envolve riscos de impotência, incontinência urinária, além de outros inerentes a qualquer intervenção cirúrgica.

Barba e tamanho do pé: marcadores da maturidade

O estudo com adolescente e homens jovens foi realizado pelo Instituto Nacional do Câncer da Itália. Os pesquisadores observaram que a adolescência é um período crucial para o desenvolvimento da próstata. Eles compararam 64 homens com tumor de próstata com 218 que não tiveram o câncer. A idade com que eles começaram a se barbear foi usada para determinar a maturação sexual, enquanto a idade com que atingiram a maior numeração de calçado marcou o ápice do desenvolvimento corporal.

- O estudo sublinha o potencial efeito do tempo de exposição a variáveis sexuais e de crescimento no risco de câncer de próstata - diz a coordenadora da pesquisa Paola Muti.

Em média, os pacientes com câncer de próstata atingiram o tamanho máximo dos pés aos 20 anos, aproximadamente 2,5 anos mais tarde do que os homens que não tiveram câncer de próstata. Por outro lado, a idade média com que eles atingiram a maturidade sexual, ou seja passaram a se barbear, foi equivalente nos dois grupos: aproximadamente 18 anos.

Os resultados mostraram ainda que aqueles que se classificaram como mais franzinos do que os amigos entre os 10 e os 13 anos também eram mais propensos a ter câncer de próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.