terça-feira, 5 de agosto de 2008

VITAMINA C

O que é Vitamina C
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é essencial para a formação do colágeno, que é importante para o crescimento e reparo dos tecidos do corpo.
O colágeno é uma das proteínas mais importantes do nosso organismo (mantém a união entre os tecidos e constitui 25-30% da proteína total e cerca de 6% do peso total corporal).
A vitamina C ajuda a manter a pele e o tecido conjuntivo e estimula a absorção do ferro no intestino. A vitamina C, assim como as vitaminas do complexo B, são solúveis em água. Qualquer excesso é excretado pela urina.

Qual a função da Vitamina C
A vitamina C é indispensável para o metabolismo de absorção do ferro e da formação de hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue). Tem ação desintoxicante. Previne infecções, gripes e resfriados. Mantém a integridade dos vasos sangüíneos e, a saúde dos dentes e gengivas, ajuda no combate a hemorragias. Previne o escorbuto. Aumenta a resistência do organismo, combate o estresse, e atua na manutenção do tecido conjuntivo (também participa do processo de cicatrização). Evita a formação de nitrosaminas (substâncias que podem causar câncer no aparelho digestivo).
A vitamina C é necessária para a produção de colágeno. Favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos. Ajuda na proteção da membrana celular e na defesa imunológica.

Benefícios da Vitamina C
A vitamina C tem função antioxidante. Fortalece o sistema imunológico. Desoxida a vitamina E, ajuda a baixar o colesterol LDL. Melhora o metabolismo do cálcio. Melhora a eficiência dos neuro-transmissores cerebrais, estimula a absorção de proteínas e ferro.
Tem-se propagado a idéia de que o consumo de altas doses de vitamina C reduz as chances de pegar gripe. Além disso, hoje já é comprovado o seu papel na prevenção de danos causados por radicais livres, mas outras supostas propriedades ainda não foram comprovadas.

Fontes da Vitamina C
A vitamina C (ácido ascórbico) é encontrada nas frutas, principalmente as cítricas, principalmente acerola (a maior fonte natural), laranja, limão, mamão, caju, kiwi, goiaba, abacaxi, morango, e melão.
Suas fontes principais são as folhas e legumes frescos, como agrião, salsa, alface, repolho, abobrinha, pimentão, fava, tomate, cenoura, vegetais de folha, couve flor, batata, brócolis, nabo, espinafre e outros vegetais frescos.
A maioria das outras frutas e verduras contém alguma quantidade de vitamina C; peixes e leite fornecem pouca quantidade.
A vitamina C é facilmente destruída por calor e luz, portanto estes alimentos devem ser armazenados em local fresco e escuro e preparados ou cozidos da maneira mais rápida possível.
O que acontece com o nosso organismo na falta da Vitamina C
A vitamina C tem ação desintoxicante marcante e sua falta acentuada dá origem ao escorbuto (que causa fadiga, sangramento e má cicatrização). Dietas pobres em vitamina C facilitam a ocorrência de gripes e resfriados, e deixam o organismo desprotegido contra doenças infecciosas. Provoca Inércia e fadiga/cansaço (em adultos), insônia, irritação e nervosismo em crianças, sangramento das gengivas e dores nas juntas. Sua deficiência é rara, mas em idosos e vegetarianos podem levar a anemia perniciosa, uma doença que causa a degeneração da medula óssea.

A deficiência de vitamina C é rara em indivíduos saudáveis, mas pode afetar pessoas com doenças como o câncer, síndrome de má absorção e alcoolismo, ou aqueles com alimentação intravenosa.

Contra-indicações do uso de Vitamina C
As vitaminas do complexo B e C são solúveis em água. Assim sendo, qualquer excesso é excretado pela urina. Por isso, o consumo de muita vitamina C pode ser prejudicial, causando diarréia e pedras nos rins. Como a vitamina C aumenta a ingestão de ferro, doses muito altas podem levar a um excesso de ferro.
Obs: dose superior a 4g pode provocar a formação de cálculos em pessoas com problemas renais. Acima de 10g causa mal estar, diarréia e brotoejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.