terça-feira, 5 de agosto de 2008

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL ou síndrome do cólon irritável.

Outras Doenças Funcionais do Intestino.

O Síndrome do Intestino Irritável ou Síndrome do Cólon Irritável, ou simplesmente Cólon Irritável, é uma das doenças mais frequentes do tubo digestivo. É uma das principais causas de consulta quer ao Médico de Família quer ao Gastrenterologista e ao Ginecologista. Atinge cerca de 15% a 25% da população do mundo ocidental.
Tal como na Dispepsia Funcional e outras doenças funcionais não existe, no Síndrome de Intestino Irritável, nenhum substrato estrutural ou bioquímico conhecido. Quer isto dizer que todos os exames que o nosso médico nos mande realizar são normais, sejam eles, exames ao sangue ou exames de imagem ( radiografia, ecografia, TAC, Ressonância Magnética ) ou exames endoscópicos ( sigmoidoscopia ou colonoscopia ). O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa atribui à palavra funcional o seguinte sentido médico: "que afecta funções fisiológicas ou psicológicas mas não a estrutura orgânica." "sem causa orgânica perceptível (diz-se de distúrbios funcionais).".

Qual a causa do Síndrome do Intestino Irritável?:

A causa ( ou causas ) é desconhecida. O melhor conhecimento que se adquiriu nos últimos anos sobre as vias nervosas e sobre os mecanismos de modulação vieram trazer alguma luz na compreensão da natureza básica desta perturbação: a excessiva irritabilidade dos mecanismos nervosos locais sobretudo ao nível do cólon. Os estímulos psicológicos, infamatórios, infecciosos podem, devido à excitabilidade exagerada das vias nervosas no síndrome do intestino irritável, desencadear uma hiperactividade motora que leva a alterações do transito intestinal, ao desconforto, e à dor.

Quais os sintomas do Síndrome do Intestino Irritável?:

A dor ou desconforto do abdómen, a alteração dos hábitos intestinais ( obstipação / diarreia, só obstipação ou só diarreia - por obstipação entende-se defecar menos de 3 vezes por semana e por diarreia mais de 3 vezes por dia. ) e a distensão abdominal, são os sintomas principais deste síndrome. A dor abdominal agrava-se com as refeições ( a lista de alimentos que agravam a dor ou o desconforto é interminável ) e, alivia com a defecação. A ansiedade e a depressão são também factores, por vezes, relacionados com o aparecimento dos sintomas. Geralmente depois de defecar fica a sensação de que a defecação foi incompleta, parece que as fezes ainda ficaram no intestino. A saída de muco com as fezes é frequente. Com frequência a estas queixas sobrepõem-se às queixas da Dispepsia Funcional ( náuseas, vómitos, enfartamento... ). A dor menstrual ( dismenorreia ), a vontade frequente de urinar ( polaciúria ) a dor nas relações sexuais ( dispareunia ), a enxaqueca e as dores musculares são sintomas frequentemente observados no Síndrome de Intestino Irritável.
Os sintomas do Síndrome do Intestino Irritável podem coexistir com sintomas de uma doença orgânica do tubo digestivo ( Úlcera do Estômago ou do Duodeno, Doença do Refluxo Gastro-Esofágico, Litíase da Vesícula etc.).
É frequente encontrar nos doentes com Síndrome do Intestino Irritável outros síndromes também funcionais para além da Dispepsia Funcional:

Dor torácica
Dor pélvica
Fadiga crónica
"Fibromialgia"
Etc.

Como se faz o diagnóstico?:

O nosso médico faz o diagnóstico baseando-se por um lado nas nossas queixas e por outro na exclusão duma doença orgânica. Para excluir uma doença orgânica o médico, se for necessário, manda-nos realizar exames especiais: hematológicos e bioquímicos ao sangue, e técnicas de imagem radiológicas, endoscópicas, ecográficas etc. No síndrome de intestino irritável nenhum dos exames mostra alterações, todos os exames são normais.

Qual o tratamento?:

O nosso médico depois de nos ouvir e se necessário de nos mandar realizar alguns exames sossega-nos, explicando-nos a benignidade da doença e o seu carácter crónico e recorrente.
As alterações do transito: O nosso médico recomenda-nos uma dieta rica em fibra e, se a prisão de ventre é o sintoma mais importante, manda-nos juntar um laxante de volume. Se a prisão de ventre ainda persistir aconselha-nos a juntar um laxante osmótico. A dieta rica em fibra e os laxantes de volume podem ser úteis não só para corrigir a obstipação mas também a diarreia, uma vez que são substancias hidrófilas mas, por vezes, se a diarreia é incomodativa é necessário um medicamento que nos permita diminuir o número de dejecções. Se predomina a diarreia e o número de dejecções é incomodativo temos que recorrer à loperamida. Quer a dieta com muita fibra, quer os laxantes de volume, quer os laxantes osmóticos podem aumentar a dor abdominal e os gases.
Os gases: As tentativas para corrigir a distensão abdominal são com frequência uma tarefa difícil, que geralmente fracassa.
A dor: O nosso médico pode recomendar-nos medicamentos para aliviar a dor e, se um não resulta experimenta outro. Por vezes, infelizmente, o alívio da dor não se consegue com nenhum medicamento. A investigação farmacológica é grande nesta área e novos compostos químicos capazes de bloquear os impulsos nervosos dolorosos estão a ser tentados.
O Síndrome do Intestino Irritável é, por vezes, um doença incomodativa, desagradável, difícil de suportar, que leva quem sofre a correr de médico em médico, de medicina alternativa em medicina alternativa, a experimentar dezenas de medicamentos, a gastar rios de dinheiro em exames, à procura duma cura que ainda ninguém conhece. No entanto, o prognóstico é bom. O Síndrome do Intestino Irritável não evolui para nenhuma doença maligna, nem diminui a esperança de vida.
Na maior parte dos casos, as queixas são ligeiras e aliviam com uma dieta rica em fibra e uma vida mais tranquila. A doença é na maior parte dos casos suportável.
É muito provável que nos próximos anos surjam medicamentos novos que proporcionem alívio nos casos mais incomodativos.
A dieta: com frequência as pessoas com Síndrome do Intestino Irritável relacionam os sintomas ( dor, diarreia, gazes ) com alguns alimentos, por vezes com muitos alimentos, e adoptam uma dieta restritiva. O nosso médico será, também aqui, o nosso melhor conselheiro. As pessoas com Síndrome do Intestino Irritável devem procurar fazer uma alimentação variada, se possível sem restrições. A dieta rica em fibra pode ser útil.

O Síndrome do Intestino Irritável evoluir para doenças graves ?

Não. Nem o cancro nem as Doenças Inflamatórias do Intestino ( Colite Úlcerosa ou Doença de Crohn ) estão associadas ao Síndrome do Intestino Irritável. Alguns doentes, felizmente uma minoria, têm formas do Síndrome do Intestino Irritável mais desagradáveis, em que a dor ou a diarreia lhes podem dificultar uma boa qualidade de vida. Nestes casos a ajuda do médico é ainda mais necessária para em conjunto procurarem alívio.



OUTRAS DOENÇAS FUNCIONAIS DO INTESTINO.

O Síndrome de Intestino Irritável e as outras doenças funcionais do Intestino ( Distensão Abdominal Funcional, Obstipação Funcional ou Prisão de Ventre Funcional, Diarreia Funcional a que podemos juntar o Síndrome de Dor Abdominal Funcional ou Síndrome da Dor Abdominal Crónica Benigna, e ainda a Proctalgia Fugax e outras doenças funcionais anorectais ) afectam uma grande percentagem da população do mundo ocidental.
São doenças de causa desconhecida, crónicas, intermitentes e benignas, geralmente sem grandes problemas mas, por vezes, o alívio dos sintomas e uma boa qualidade de vida são difíceis de conseguir. Nas doenças funcionais todos os exames que o médico nos mandar fazer ( análise ao sangue, Rx, Eco, TAC, endoscopias etc. ) são normais.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se a SII pode dar dor na altura da virilha direita acompanhada de enjoo e se o enjoo frequente tbm é um dos sintomas, porem o que mais me incomoda é a dor na virilha (direita) e as dores de barrigas frequentes, desde ja agradeço.Jo

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.