terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A osteoporose pode ser prevenida com exercícios

Doença silenciosa

A osteoporose, doença que atinge os ossos quando a quantidade de massa óssea diminui, pode ser prevenida com exercícios. Os ortopedistas recomendam a prática de exercícios resistidos regularmente. E como são esses exercícios resistidos? É um trabalho feito com sustentação de carga como andar, dançar, subir escada, esportes com raquetes e exercícios com peso, na musculação.

O treinamento de resistência envolve o uso de força muscular para aumentar a massa muscular e força óssea. O músculo desenvolvido vai agir protegendo os ossos, uma vez que a osteoporose desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Apesar de excelentes para desenvolver a capacidade respiratória, a natação não atua no combate à doença.

O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis de estrógeno do organismo. O estrógeno é o hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade do que nas mulheres. Ele ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. As mulheres são as mais atingidas pela osteoporose, pois na menopausa os níveis de estrógeno caem bruscamente.

Além da atividade física, é recomendada uma dieta rica com alimentos em cálcio, como leite e seus derivados, verduras (brócolis e repolho), camarão, salmão e ostras. A reposição hormonal após a menopausa também consegue evitar a osteoporose.
Equipebemstar
Por Carolina Abranches


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.