quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Inspirados em baleias, cientistas criam capa antibacteriana

29/12/2010 - 11:21



Tecido que revestirá equipamentos médicos imita pele de animais marinhos

(Pixland)


Cientistas de Cingapura desenvolveram uma nova forma de evitar a propagação de infecções hospitalares. E a descoberta foi inspirada no sistema de proteção natural dos golfinhos e das baleias-piloto. A pele desses animais marinhos possui uma propriedade antibacteriana que os pesquisadores buscaram imitar ao produzir uma "pele" sintética em laboratório. O material deverá ser utilizado para revestir equipamentos médicos, evitando assim as infecções hospitalares.

"Com milhões de anos de experiência, a natureza produziu algumas das mais sofisticadas e adaptáveis formas de vida. Há melhor professor de engenharia do que a Mãe Natureza?", disse Low Hong Yee, diretora do consórcio A*STAR's Industrial Consortium On Nanoimprint, responsável pelo desenvolvimento do estudo.

A tecnologia utilizada na produção da capa antibactérias chama-se nanoimpressão. Por meio da técnica, os cientistas são capazes de reproduzir texturas naturais em materiais sintéticos. O novo método possui ainda uma vantagem em relação às técnicas tradicionais para evitar a contaminação por bactérias: não utiliza substâncias prejudiciais à saúde, como radiação UV, íons de metal e outros componentes químicos tóxicos.
veja.abril.com.br



Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.