terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sal em excesso igual a pressão alta.



A maioria das pessoas não está preocupada com o consumo excessivo de sal e também não medem sua pressão para saber se estão com pressão alta ou não. A pressão alta causa muitos problemas de saúde.

A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras causas. Pessoas negras possuem mais risco de serem hipertensas. A sua incidência aumenta com a idade, mas também pode ocorrer na juventude.

O uso de sal light no lugar do sal de cozinha ou a substituição do saleiro na mesa por temperos à base de ervas podem ser boas alternativas para quem sofre de pressão alta. No entanto, não são apenas os hipertensos que se beneficiam com essas mudanças.

Segundo especialistas, o excesso de sódio no organismo – a substância é um dos principais componentes do sal refinado – aumenta a pressão arterial. Portanto, o consumo exagerado de sal aumenta os riscos de pessoas saudáveis desenvolverem hipertensão.

Apesar de ser uma doença de base genética, a hipertensão está associada a alguns fatores de risco, como o consumo exagerado de sal e de álcool e a obesidade. Os hipertensos têm mais chances de ter acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.

Brasileiros costumam colocar muito sal na comida. Enquanto o índice diário tolerável de sal para pessoas saudáveis é de cinco a seis gramas, costumamos ingerir 12 gramas.

O crescimento do consumo de produtos industrializados também traz mais sódio à dieta. Embutidos e enlatados devem ser evitados.

Diminua o uso de sal optando por temperos como manjericão, orégano e cebola.

O sal light é uma opção para os hipertensos, pois substitui parte do sódio por potássio. Já o sal marinho e o sal grosso não podem ser substitutos, pois possuem quantidade de sódio similar à do sal refinado.
Viver com Saúde


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.