quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mais saúde na salada!

Na hora de consumir frutas e verduras, saiba como livrá-las dos agrotóxicos

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. O país gasta anualmente cerca de 2,5 bilhões de dólares na compra de produtos químicos usados na plantação. Utilizado no combate a ervas daninhas, a contaminação com agrotóxico pode provocar fibrose pulmonar, lesões no fígado e intoxicação em crianças. Para minimizar a contaminação com o produto, é preciso higienizar frutas, verduras e legumes que são consumidos.

As frutas devem ser lavadas com água corrente e sabão e descascadas. As hortaliças, além de lavadas, devem ser imersas em água com limão por 20 minutos. Quanto mais bonita a fruta ou hortaliça, mais agrotóxico ela levou. Saiba quais são os alimentos que mais são contaminados com agrotóxico.

Pimentão – É o campeão no ranking do veneno. Antes de consumi-lo é preciso lavá-lo em água corrente e usar uma escova para esfregar sua casca. Retire principalmente as reentrâncias, onde o veneno pode se acumular.


Morango – Está em segundo lugar dentre os alimentos mais contaminados. Além de lavá-lo em água corrente, é importante cortar as folhinhas da fruta. Especialistas sugerem mergulhar o morango em água com bicarbonato de sódio numa solução de uma colher de sopa para cada litro de água.

Uva – Lave-a em água corrente e use uma escovinha para limpar a casca.

Cenoura – É preciso retirar a casca para eliminar o agrotóxico contido nela.
Por Carolina Abranches


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.