segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Correr não envelhece e ainda ajuda a produzir antioxidantes quando o corpo está em repouso

Ponto pra corrida!

Quem nunca ouviu falar que a corrida envelhece? Pois um estudo realizado pela Unifesp, de São Paulo, comprovou o contrário. A pesquisa concluiu que durante o treinamento há uma maior produção de radicais livres, substâncias que podem oxidar as células. Mas isso acontece não só com quem pratica corrida, e sim com todos que fazem uma atividade física intensa.

O que os pesquisadores da Unifesp descobriram foi que, em contrapartida, quando o atleta que corre está em repouso, seu corpo produz mais substâncias antioxidantes, havendo uma compensação. Isso acontece porque parte do oxigênio que inspiramos vira radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Durante um exercício intenso, respiramos mais e com isso aumenta a produção de radicais livres. O organismo acaba equilibrando essa produção de radicais no descanso.

O excesso de treino – seja em qualquer atividade- pode provocar a lipodistrofia facial, que deixa o rosto flácido, alongado e abatido. Isso acontece por causa do aumento de radicais livres e também pela redução da gordura.
Por Carolina Abranches

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.