segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Novos tratamentos aumentam qualidade de vida de pacientes com aneurisma

Muitas pessoas já ouviram falar em aneurisma, geralmente quando algum conhecido é vítima desta doença silenciosa. Há dois tipos potencialmente fatais, o de aorta abdominal e o de aorta torácico, e ambos caracterizam-se pela dilatação anormal das paredes das artérias, sendo que a maioria ocorre na aorta, principal artéria do corpo humano, que transporta sangue rico em oxigênio do coração para outras partes do organismo. A forma mais grave de manifestação da doença ocorre quando o aneurisma da aorta se rompe, podendo causar hemorragia. Quando o aneurisma acontece na aorta no tórax é chamado de aneurisma de aorta torácica, e quando ocorre na aorta do abdômen é denominado aneurisma de aorta abdominal.

“Infelizmente, na maioria dos casos, os pacientes não apresentam sintomas. Alguns sentem dor, que pode ser no abdômen, nas costas, ou no peito, mas a grande maioria não sente nada”, afirma o Prof. Dr. Pedro Puech Leão, professor titular de Cirurgia Vascular e Endovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). “Além disso, a doença não é muito conhecida do público em geral e isso contribui para a resistência em buscar tratamento preventivo”, complementa.

Hipertensão arterial, tabagismo, traumatismos, doenças inflamatórias da aorta e hereditariedade são considerados fatores de risco do aneurisma da aorta, e a melhor prevenção é manter os vasos sanguíneos saudáveis, o que implica no controle da pressão arterial, em não fumar, na prática de exercícios regulares e na redução de colesterol. O tabagismo, além de ser considerado fator de risco para aneurisma, também contribui para o crescimento do segmento dilatado.

É importante detectar o aneurisma antes que as paredes se rompam, o que significa visitar periodicamente o médico e fazer check ups regulares. Identificada a doença e tamanho do aneurisma, o paciente é submetido a uma cirurgia – que pode ser mais ou menos invasiva -, para retirar o segmento dilatado. No Brasil, já estão disponíveis duas endopróteses (stent-grafts) para aneurismas de aorta abdominal e torácica, respectivamente, que representam um grande avanço no tratamento por serem alternativas modernas à cirurgia convencional aberta (que pressupõe uma incisão abdominal), pois são pouco invasivas, o que facilita a recuperação do paciente.
Estima-se que no Brasil sejam feitas mais de 15 mil cirurgias para reparo desses aneurismas, mas apenas cerca de 50% são minimamente invasivas. Já nos Estados Unidos, por exemplo, de 60% a 80% das cirurgias são endovasculares (minimamente invasivas), e na Austrália esse número chega a aproximadamente 95%.
www.corposaun.com


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.