Autoridades pediram aos britânicos, com especial atenção aos cozinheiros da televisão, que parem de lavar o frango antes de cozinhá-lo, para evitar espalhar uma bactéria perigosa.
"O apelo é feito porque existem novos dados que mostram que 44% das pessoas sempre lavam o frango antes de cozinhá-lo, uma prática que pode espalhar a bactéria campylobacter em mãos, superfícies, roupas e equipamentos de cozinha" devido aos respingos da água, afirmou nesta segunda-feira em um comunicado a Agência de Normas Alimentares (Food Stanrdards Agency, FSA).
A campylobacter é a forma mais comum de intoxicação alimentar no Reino Unido, com 280.000 doentes por ano. O frango contaminado está por trás de quatro em cada cinco casos, segundo dados da FSA.
A doença provocada pela bactéria pode provocar vômitos e diarreia e, em seus casos mais graves, síndrome do intestino irritável, síndrome de Guillain-Barré - uma grave doença do sistema nervoso - e inclusive a morte.
A FSA escreveu uma carta às produtoras de televisão que fazem programas gastronômicos para pedir que não mostrem os cozinheiros lavando o frango.
Cozinhá-lo bem é a melhor maneira de acabar com as bactérias.
"Embora as pessoas costumem seguir as recomendações quando manipulam aves, como lavar as mãos depois de tocar frango cru e garantir que esteja bem cozido, nossas análises mostram que lavar o frango cru também é uma prática comum", declarou a diretora executiva da FSA, Catherine Brown.
fonte:https://br.noticias.yahoo.com/autoridades-alertam-brit%C3%A2nicos-lavar-frango-antes-cozinha-lo-123206277.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário