sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Novo antibiótico seria capaz de combater bactérias mais resistentes

Cientistas americanos descobriram novos compostos. Um deles é capaz de matar germes nocivos que causam doenças, como a tuberculose.


Cientistas americanos anunciaram que encontraram um novo antibiótico com capacidade para combater superbactérias. A última descoberta de um grupo de antibióticos foi há 27 anos. E durante esse tempo, muitas bactérias sofreram mutações que as deixaram mais resistentes para vários remédios.

Cada punhado de terra contém bilhões de micróbios, bactérias invisíveis a olho nu. E 99% dessas bactérias não podem ser cultivadas em laboratório. Mas os cientistas da Universidade Northeastern, de Boston, inventaram um método para cultivá-las no próprio solo. E assim descobriram compostos que pelos métodos tradicionais não poderiam ser encontrados.

Um deles, apresentado na edição desta quinta-feira (8) da revista científica Nature, é o antibiótico teixobactina, capaz de matar germes nocivos que causam doenças, como a tuberculose. Em testes feitos em camundongos, o novo antibiótico destruiu esses germes e também as chamadas superbactérias, resistentes aos antibióticos atuais.

Uma das principais vantagens da teixobactina é que, segundo os cientistas, ela dificulta muito o desenvolvimento das bactérias resistentes. Esse novo antibiótico, eles dizem, tem o potencial de ter uma vida útil muito longa, de mais de 30 anos.
“O mais surpreendente”, diz o doutor Lewis, responsável pela pesquisa, “É que não encontramos nenhuma resistência das bactérias ao novo antibiótico”.

Ainda vai levar pelo menos cinco anos até que os testes com humanos sejam feitos e o antibiótico possa ser aprovado para uso. Mas a descoberta abre caminho para vencer a resistência bacteriana, um dos maiores obstáculos ao avanço da medicina.

fonte:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/01/novo-antibiotico-seria-capaz-de-combater-bacterias-mais-resistentes.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.