As vitaminas são substâncias necessárias para o nosso crescimento saudável, normalmente conseguimos as quantidades necessárias através da nossa alimentação, mas algumas vezes a dieta não é suficiente e é preciso que o seu médico prescreva um suplemento da vitamina carente. A vitamina B 12 tem um papel importante na formação das células vermelhas do sangue, funções neurológicas e no processo de síntese de ADN e no artigo de hoje você aprender tudo o que precisa saber sobre esta vitamina.
Muitas pessoas injetam vitamina B12, mas sabem pouco sobre esta vitamina, os alimentos onde é obtida, quem pode estar em risco de ter deficiência, que a maioria das pessoas podem obtê-la a partir da sua dieta ou podem absorvê-la de uma pílula, e que devem consultar o médico antes de tomá-la. Continue lendo para se informar.
A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina tem um papel importante na formação das células vermelhas do sangue, funções neurológicas e o processo de síntese de ADN. A vitamina B12 geralmente pode ser encontrada como parte de um suplemento do complexo B, embora, obviamente, você possa ter acesso às fontes de vitamina B12 na dieta diária.
Se você é vegetariano ou vegan e não consome nenhum produto de origem animal, têm maior risco de ter deficiência de vitamina B12. Também está em risco se você pertence à terceira idade ou se você tiver problemas para absorvê-la no aparelho digestivo.
Onde se obtêm vitamina b12:
O corpo não produz a vitamina B12. Por essa razão, você deve consumir alimentos ricos em vitamina B12. Alguns desses alimentos são:
Fígado bovino.
Carne bovina.
Ovo.
Frango.
Peru.
Amêijoas.
Truta.
Salmão.
Frutos do mar.
Cereais de caixa fortificados com vitamina B 12.
Iogurte ou produtos lácteos.
Para que serve a vitamina B:
Embora a vitamina B12 apenas seja necessária para o organismo em pequenas quantidades, tem funções muito importantes. Algumas destas funções são as seguintes:
Formação de glóbulos vermelhos.
Crescimento celular.
Divisão celular.
Formação de ADN e ARN.
Formação de vagens das fibras nervosas (bainha de mielina).
Metabolismo do ácido fólico nas células.
A vitamina B12 também é responsável pelo metabolismo de um aminoácido potencialmente perigoso para o sistema cardiovascular, a homocisteína. A vitamina B12 ativa a conversão de homocisteína em outro aminoácido chamado metionina e, portanto, reduz a concentração de homocisteína no sangue. Através deste mecanismo, a vitamina B12 protege o sistema cardiovascular e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
A vitamina B12 contribui para a saúde do sistema nervoso central e do cérebro. É necessário para a produção de diversos neurotransmissores, particularmente a serotonina, um neurotransmissor ligado ao estado de ânimo.
E se você tem deficiência de vitamina B12?
Você poderia desenvolver anemia, fadiga, seu nível de homocisteína poderia cair. Em casos mais graves, poderia causar diarreia, falta de ar e dormência nas pontas dos dedos das mãos e pés e danos nas terminações nervosas. Vários estudos têm encontrado uma ligação entre os baixos níveis de vitamina B12 e a esquizofrenia, a perda de memória e a deterioração cognitiva.
A maioria das pessoas obtém suficiente vitamina B12 da sua alimentação. A exceção são as pessoas de 50 anos ou mais. 10% a 30% das pessoas neste grupo se beneficiam de um suplemento.
Quem mais poderia se beneficiar de um suplemento de vitamina B12?
As pessoas que tomam certos medicamentos poderiam se beneficiar de tomá-la. Entre elas, os que tomam medicamentos que bloqueiam a acidez estomacal (como Prilosec, Prevacid, Nexium, Zantac, Pepcid, etc.); os que tomam medicamentos para tratar a epilepsia (como Dilantin); medicamentos para diabetes (como Metformina) ou quimioterapia (como Metotrexato), entre outros.
Como em todos os casos, embora seja vendido sem receita médica, sempre consultar o seu médico antes de tomar suplementos. E, exceto nos casos de uma doença chamada anemia perniciosa (que é bastante rara) em que a pessoa não pode absorver a vitamina B12 no estômago e o médico terá que administrar esta vitamina injetada, geralmente é possível tomar em forma de pílula.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário