A quercetina é um componente vegetal presente em muitas frutas e verduras que possui um grande poder antioxidante. Trata-se de um flavonoide capaz de eliminar substâncias tóxicas do organismo proporcionando muitos benefícios para a saúde, inclusive ajudando a acelerar o metabolismo para conseguir perder peso. Então, conheça no artigo de hoje quais são os seus benefícios, formas de consumo e como auxilia na ativação do metabolismo.
Você gosta de experimentar novas maneiras de perder peso? Certamente você responderá sim, mas sempre e quando é de forma natural, certo? Então, você vai adorar conhecer os benefícios que pode te oferecer a quercetina, um componente vegetal presente em muitas frutas e verduras da dieta diária, com grande poder antioxidante. Não perca!
Se você não sabe, a quercetina é um pigmento vegetal que pertence ao grupo dos flavonoides, substância muito conhecida por sua grande capacidade antioxidante. Está presente em muitas frutas e verduras frescas. Devido ao conhecimento de suas grandes propriedades medicinais, é que em muitos países se generalizou o uso em suplementos alimentares.
Razão pela qual, a investigação científica sobre seus benefícios para a saúde continua aumentando a cada dia. Os flavonoides, como a quercetina, são grandes antioxidantes capazes de eliminar substâncias tóxicas presentes no organismo, como os radicais livres, identificados como a causa principal de dano, alterações no DNA e inclusive a morte celular.
Outro dos grandes benefícios deste nutriente é sua capacidade para controlar o peso, especialmente para aqueles que têm dificuldade para conseguir este objetivo através da dieta ou do exercício. Mas como atua a quercetina para ativar o metabolismo e perder peso? Continue lendo o artigo e descubra.
Benefício da quercetina para acelerar o metabolismo:
De acordo com dados obtidos em estudos médicos, a quercetina tem a capacidade de ajudar a reduzir o número de células de gordura e previne a formação de novas. Também aumenta os níveis de adiponectina, um hormônio fundamental que estimula o metabolismo de açúcar no sangue e estimula a atividade da enzima AMPK, responsável pela facilitação da queima de gordura de forma saudável.
O melhor de tudo isso é que a quercetina é o antioxidante mais abundante presente nos vegetais. Portanto, se o seu objetivo é recuperar o peso normal ativando o metabolismo de gordura, uma dieta baseada nestes alimentos te ajudará a conseguir rapidamente.
Você não tem ideia de quais vegetais a contém? Não se preocupe, tome nota da seguinte lista.
Formas de consumir a quercetina:
Este poderoso antioxidante pode ser consumido de forma natural através de alimentos ricos em seu conteúdo, ou através de suplementos dietéticos.
Alimentos:
Frutas: maçãs, tangerinas, laranjas, limões, uvas, cerejas, framboesas, amoras e mirtilos.
Verduras: cebola, tomate, brócolis, vegetais de folhas verdes.
Ervas: chá verde, sálvia, salsa.
Azeite de oliva.
Vinho tinto.
Uma maçã madura, por exemplo, contém 50 mg de quercetina.
Suplementos: Como dissemos anteriormente, você também pode consumi-la em suplementos alimentares, que costumam estar disponíveis na forma de comprimidos ou cápsulas. Embora nos últimos tempos, também seja possível encontrar formas solúveis em água de quercetina. Em ambos os casos, é recomendado consumir a dose indicada no rótulo.
O consumo de quercetina através de suplementos é geralmente considerado seguro, mas igualmente para algumas pessoas pode acarretar alguns efeitos colaterais, que incluem dor de cabeça e dor de estômago.
Para as mulheres grávidas, bebês e pessoas com problemas renais, não é aconselhável o consumo de quercetina sintética sem prévia consulta médica.
fonte:saudedicas.com.b
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário