Reprodução / Flickr
Se você tem diabetes, provavelmente já ouviu muitos mitos sobre a doença. Então, chegou a hora de você eliminar algumas dúvidas sobre o tema. Informação é o melhor caminho para o bom controle e a prevenção de doenças.
Consumir muito açúcar causa diabetes?
Mito. A doença surge porque o pâncreas para de produzir insulina (diabetes tipo 1) ou como reflexo de maus hábitos de vida, entre eles, obesidade e sedentarismo (diabetes tipo 2). O consumo de açúcar contribui para o ganho de peso, mas não é apenas ele que vai causar o diabetes. Lembre-se de que a doença é multifatorial.
Fazer muito xixi é sinal de diabetes?
Verdade. O diabetes é uma doença silenciosa e o aparecimento de sintomas — como sede, fome, vontade frequente de fazer xixi, visão turva e dificuldade de cicatrização — são sinais de que a doença já está instalada há alguns anos. Uma dica importante, que eu ouvi muito nos meus quase seis anos trabalhando com diabetes, é observar se há formiga próximo ao vaso sanitário. Geralmente, o xixi do diabético que não sabe que tem a doença é bem doce.
Todo o diabético precisa de tomar injeção de insulina?
Mito. O uso de insulina depende do tipo de diabetes. No tipo 1 o hormônio é fundamental para a sobrevivência do paciente, mas no tipo 2 geralmente o controle é feito com medicamento oral.
O diabético é proibido de consumir frutas?
Mito. O portador de diabetes pode comer de tudo, inclusive doce, desde que em porções menores e de acordo com orientação da nutricionista. Algumas frutas têm mais frutose (açúcar), mas isso não significa que são proibidas.
Todo diabético vai ter problemas nos pés?
Mito. Se o paciente seguir o tratamento corretamente, ele consegue prevenir tanto a neuropatia diabética (falta de sensibilidade nos pés) como qualquer outra complicação decorrente da doença.
O diabético não pode ingerir bebida alcoólica?
Mito. O consumo de álcool é permitido desde que com alguns cuidados e moderação. A recomendação é sempre beber junto a uma refeição e nunca de “estômago vazio” porque o álcool tende a diminuir a glicemia e levar a um quadro de hipoglicemia.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário