Por Denise Cipolli Terapeuta Holística
Publicado Em 18/02/2010, Revisado Em 30/07/2019
Gota é a inflamação das articulações causada por depósitos no interior de cristais de ácido úrico. Sua presença causa dor, vermelhidão e inchaço. Ela pode afetar qualquer articulação, mas o mais comum e típico é o metatarso-falangeana (primeiro). É 20 vezes mais comum em homens.
Causas da Gota
Níveis elevados de ácido úrico no sangue devido ao aumento da produção ou redução da sua eliminação pelos rins.
Causas emocionais
Você deve controlar suas emoções, pois estas influem poderosamente sobre os estados do corpo. A impaciência, o desespero e a necessidade de controlar ou dominar são algumas das causas energéticas prováveis; essas emoções geram muito estresse interno, alta ansiedade, o que não permite que o corpo reaja da melhor maneira possível.
Gota: Causas, sintomas e tratamentos
É recomendado que você procure leituras que te ajudem a se sentir mais em paz e seguro ou que procure atividades que te ajudem a liberar as tensões e se concentrar mais em sua força pessoal. O Taichi, Yoga e meditação são boas alternativas.
Se te surpreende uma dor aguda, o melhor é que você sinta; a pressão sobre a articulação aumentará a dor e a inflamação. Se possível, se eleve contra a gravidade da área afetada. Experimente um sapato o mais confortável possível, e não aplique gelo nem compressas de água quente.
Sintomas da Gota
Os sintomas de gota na articulação afetada envolvem a inflamação e dor severa ao redor da área, e pele vermelha e brilhante; também pode ocorrer febre leve e, se o processo é repetido ao longo dos anos, podem existir tofos, que são nódulos firmes, feitos de cristais de ácido úrico.
Geralmente na base do dedo do pé ou articulações. A dor é extremamente sensível (qualquer atrito torna-se insuportável).
As articulações afetadas tornam-se vermelhas, quentes, inchadas. A pele sobre as articulações também é vermelha. Em casos de longa data aparecem depósitos de ácido úrico embaixo da pele, orelhas e dorso das mãos principalmente. O excesso de ácido úrico no sangue provoca o aparecimento de pedras nos rins.
Fatores de risco para Gota
Uso de medicamentos:
diuréticos (para urinar), por exemplo, hidroclorotiazida.
Alguns antibióticos.
Algumas doenças do sangue, como leucemia e policitemia.
Histórico familiar de gota.
Homens com mais de 60 anos.
Obesidade.
Diversas doenças, tais como: problemas de tireoide, problema de rim, algumas anemias, hiperlipidemia, pressão arterial elevada, diabetes, doenças vasculares.
Tratamento com radioterapia ou cirurgia.
Como prevenir a Gota
Evitar fatores de risco, tanto quanto possível. Evite comer grandes quantidades de alimentos ricos em ácido úrico como: carne vermelha, anchovas, sardinhas, fígado.
Diagnóstico e tratamentos para Gota
Para diagnóstico, serão feitos exames laboratoriais como os exames de sangue para o controle dos níveis de ácido úrico e urina comum, raios-X.
Para tratar Gota, o objetivo do tratamento é controlar os sintomas e descobrir a causa subjacente. O tratamento para reduzir a gota consiste em levantar a articulação com cuidado, sem realizar grandes esforços, aplicar gelo para reduzir a inflamação e beber bastante água de mineralização fraca, e controlar a obesidade.
Medicação para Gota
Anti-inflamatório para controlar a inflamação das articulações, a indometacina é particularmente eficaz. São usados medicamentos incluindo colchicina ou prednisona, para controle da dor em caso de uma crise aguda.
Para alguns pacientes é indicada uma medicação em longo prazo, como o alopurinol, a fim de reduzir a produção de ácido úrico, probenecida ou para aumentar a excreção do ácido úrico pelos rins. Esses medicamentos têm efeitos colaterais significativos.
Também é muito importante seguir uma dieta baixa em purinas, evitando alimentos como carne vermelha, vísceras, peixes oleosos, frutos do mar, caldos concentrados, levedura de cerveja, levedura de padeiro e álcool.
Beber 10-12 copos de água diariamente. Grandes quantidades de água mantém a urina diluída (que ajuda a prevenir pedras nos rins). Não beber bebidas alcoólicas, especialmente cerveja e vinho tinto (pode piorar ou desencadear uma crise).
Se você estiver com sobrepeso, siga uma dieta para perda de peso com acompanhamento pelo seu médico. Não faça nenhuma dieta radical: uma súbita perda de peso pode causar uma crise de gota.
A primeira crise pode durar alguns dias, as crises recorrentes são comuns quando ainda não existe tratamento ou medidas sanitárias para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Os sintomas podem ser eliminados mediante tratamento.
fonte
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário