O joelho é uma das articulações mais delicadas do nosso corpo, especialmente quando falamos dos atletas, já que ao praticar atividade física esta é a articulação do corpo que com mais frequência é lesionada.
A síndrome femoropatelar é uma condição que ocorre quando o joelho dói devido ao desgaste da cartilagem na articulação, mas existem tratamentos para curá-la.
Um paciente sofre de síndrome femoro-patelar quando o joelho dói, porque a cartilagem na articulação entre a patela e o fêmur está inflamada. Produz-se por uma alteração anatômica da tíbia, que provoca uma fricção indevida sobre a cartilagem.
É uma síndrome que afeta, principalmente, as meninas e os atletas, especialmente os corredores e os saltadores, que devem flexionar repetidamente o joelho em sua atividade.
Tratamento Para Síndrome Femoro-Patelar:
O tratamento adequado dependerá da causa da lesão. Se existe um grave desvio da rótula ou um desalinhamento por malformações ósseas, a cirurgia normalmente é indicada. Mas é possível corrigir um deslocamento da rótula ate o exterior com fisioterapia e trabalho na academia. Isso será suficiente para restabelecer o equilíbrio nos tendões e nos músculos.
Os objetivos a perseguir são reduzir a dor e a inflamação, recuperar a função do joelho, realinhar a rótula e fortalecer os músculos pertinentes. É importante ser muito cuidadoso antes de retornar a prática esportiva, para não produzir novas lesões.
Quando o paciente está na fase aguda da síndrome femoro-patelar, deve ter a extremidade em repouso, evitando as atividades que produzam desconforto e, inclusive, realizar drenagem na perna durante alguns dias. Se necessário, é possível prescrever uma joelheira para centralizar a rótula em seu lugar.
Uma vez que o paciente é capaz de realizar exercícios na academia, é preciso começar um programa de alongamento e fortalecimento muscular, principalmente do vasto medial, tendo o cuidado de não contrair o vasto lateral.
fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/como-tratar-a-sindrome-femoro-patelar-2734492
Nenhum comentário:
Postar um comentário