A gravidez é um momento muito esperado por muitas mulheres e algumas são pegas de surpresa, também sabemos que cada gravidez é diferente para cada mulher e dizem que para uma mesma mulher a segunda gravidez pode ser diferente da primeira, então sabemos que tudo é diferente. Hoje vamos te contar um pouco sobre as primeiras mudanças que ocorrem no primeiro mês de gravidez, esteja você ciente ou não da sua gestação.
A gravidez se sente? Será que sei que estou grávida?
Se você não sabe que está grávida, pode ser que ninguém sequer perceba o seu primeiro mês de gravidez. Mas sim, o seu corpo irá sentir e as mudanças e sintomas físicos ou psicológicos em breve irão aparecer.
O seu primeiro mês de gravidez começa no momento da concepção, ou seja, quando um dos seus óvulos é fecundado por um espermatozóide do seu parceiro. A partir deste momento o seu bebê é chamado de embrião, e apenas a partir do terceiro mês é chamado de feto.
Mudanças em seu corpo no primeiro mês de gravidez:
Assim que você engravida, seu corpo começa a mudar e se preparar para cuidar do embrião.
Sua produção hormonal aumenta, por isso são interrompidos os seus períodos menstruais, aumenta a sensibilidade em seus seios e, talvez, você possa sentir cansaço e tonturas.
Talvez você sinta náuseas e vômitos no período da manhã. Estes se devem tanto as alterações hormonais como a desordens digestivas.
Os transtornos digestivos, embora incômodos porque provocam acidez e queimação estomacal, são uma resposta normal do corpo para as mudanças.
As reações diante da comida são muito frequentes. Você pode sentir uma rejeição brusca por alguns alimentos que antes você comia normalmente, ou pode ter desejos de comer coisas que nunca comeu antes.
Podem aparecer manchas na pele e talvez suas gengivas se tornem avermelhadas.
Alterações emocionais no primeiro mês de gravidez:
Isso acontece com quase todas as mulheres. Embora você não esteja ciente da sua gravidez, os hormônios e as mudanças no seu corpo poderiam alterar suas emoções e podem te tornar extremamente sensível. Por isso, você poderia sentir que o seu humor vai para cima e para baixo com facilidade e você se irrita ou fica deprimida sem motivo. Muitas vezes você pode sentir vontade de chorar de repente, desejo de ficar sozinha ou dificuldade para se concentrar em algo.
Quando você já sabe que está grávida, as alterações emocionais podem aumentar ligeiramente, pois esta nova situação poderia gerar confusão, e você não sabe se sente feliz pela vida que se inicia ou triste pela que deixa para trás.
Além disso, você pode começar a se preocupar com a saúde do bebê, o que vai acontecer com o seu trabalho, as mudanças que entram em sua vida, como melhorar a sua situação financeira, etc. Estas preocupações são normais e inevitáveis, e também poderiam gerar tensão em seu corpo, te deixar ansiosa e provocar as alterações de estado de ânimo.
Mas não entre em pânico, tudo isso é normal e os sintomas são diferentes para cada mulher. Além disso, ninguém é tão sério e forte o suficiente para te impedir de desfrutar de uma das etapas mais belas da vida de uma mulher, a gravidez. Por isso, o melhor é se acostumar e aceitar, assim passará mais rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário