A Candidíase é uma doença muito comum entre as mulheres, e quase todas já ouviram falar nesse problema, mesmo que nunca tenham passado por isso, com certeza conhecem alguém que já teve ou já leu sobre a doença em algum lugar.
Mas você sabia que os homens também podem sofrer com a candidíase? As mulheres estão mais suscetíveis à infecção, mas os rapazes não estão livres da doença. A monilíase, como também é conhecida, é causada por fungos, sobretudo a Cândida albicans. Eles se alojam no períneo e nas regiões inguinal e perianal, causando a infecção. Vamos saber mais sobre esta doença.
Sintomas da Doença
Os sintomas da doença são diferentes entre homens e mulheres. Nas pessoas do sexo feminino é comum sentir:
*Coceira na vagina;
*Corrimento branco;
*Ardência ao urinar;
*Incômodo durante as relações sexuais.
Já nas pessoas do sexo masculino, os principais sintomas são:
*Manchas avermelhadas no pênis;
*Inchaço na região atingida;
*Coceira;
*Lesões em forma de pontos.
Como evitar a infecção
Alguns hábitos simples podem prevenir o aparecimento da candidíase. Veja algumas dicas:
*Jamais faça sexo sem camisinha, pois a infecção pode ser transmitida através do contato íntimo;
*Mantenha uma boa higiene na região íntima, lavando diariamente com sabonete e água e enxugando bem com uma toalha limpa. Não é necessário o uso de sabonetes íntimos, mas se desejar pode usar, não ultrapassando uma vez ao dia, pois o excesso de uso pode retirar a proteção natural da vagina;
*Evite o uso de absorventes internos e de protetores absorventes diários;
*Não use roupas muito justas nem de material sintético;
*Dê preferência para papeis higiênicos sem cor ou perfume.
Receita Caseira
Vinagre
Aprenda a usar o vinagre para tratar a candidíase
O vinagre ajuda a regular o pH da região íntima e, por isso, pode controlar a proliferação de fungos que causam a candidíase. Misture 4 colheres (de sopa) de vinagre de maçã em ½ litro de água morna. Depois de lavar a região normalmente, faça um banho de imersão por cerca de 20 minutos. Depois enxágue com água morna e seque bem com uma toalha limpa antes de se vestir.
Cuidados
O surgimento da candidíase está associado à baixa imunidade, ingestão de medicamentos, diabetes e alergias. Caso a infecção se torne recorrente, ou seja, mais de um episódio no mesmo ano, é preciso procurar um médico que possa avaliar com cuidado o que pode estar causando o problema. É importante lembrar também que as mulheres devem ir ao ginecologista com regularidade.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário