terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Perdi 11 kg com a dieta do iogurte

Além de diminuir a fome e a vontade de comer doces, ele ajuda a deixar a pele e os cabelos mais bonitos!

Dona da história: Rafaella Vieira, 23 anos, estudante, João Pessoa, PB
Reportagem: Mariana Gomes
Foto: Leo Caldas
Passei a ter consciência de que comer
não deve ser um hobby na vida. Com o
tempo, a diferença vem na balança.
Foto: Leo Caldas

Sempre tive um corpo de dar inveja. Um belo dia, ao me olhar no espelho, me deparei com a visão do inferno: eu, com 1,57 m e 64 kg! Que horror! Para emagrecer, eu teria que deixar de lado meu passatempo predileto: devorar besteiras. ''Nunca mais poderei comer doces?'', me perguntei, em desespero. A sorte foi que, ao sair para minha primeira compra light, vi algo delicioso que eu poderia comer tranquilamente: o iogurte natural. Foi o que me salvou!

Meu companheiro número 1!

No começo, pensei que o iogurte só me fizesse bem por suprir aquela vontade incontrolável de comer doce. Eu tomava todos os dias, no lanche da tarde e na ceia, com adoçante. Uma delícia. Mas, com o tempo, descobri que sua contribuição ia muito além. Ele ajuda na reconstrução da pele, unhas e cabelos, além de fornecer nutrientes e saciar a fome. Foi meu companheiro número 1!

Já no primeiro mês e meio perdi 7 kg. Aí, veio a parte mais tensa. Sempre ouvi as pessoas dizerem que os últimos quilos são os mais difíceis de sumir. Pois é a pura verdade! Senti isso na pele. Então passei a fazer caminhadas e sequei mais 4 kg em mais um mês e meio. Andava 7 km por dia, de segunda a sábado.

Chutei o balde

Na adolescência, eu era a Olívia Palito. E olha que eu abusava, viu? Comia fritura, açúcar... Mesmo assim, tinha pernas grossas, barriga chapada, bumbum durinho... E logo depois que tive meu filho, fiquei ainda mais magra. Todo mundo comentava: ''Nossa, como a Rafaella ficou bem depois do neném, né? Até mais bonita''.

Mas, um ano depois, eu e meu ex-marido nos mudamos para Belém do Pará. Como era temporário, não tínhamos sequer fogão em casa. Logo cedo, em jejum mesmo, eu já encarava um pastelão na barraquinha que ficava ali perto. Almoçava aquela pratada gostosa, com várias carnes gordurosas. E o refrigerante acompanhava: um litro e meio em cada refeição! À noite, pra fechar, mandava ver mais refrigerante com dois hambúrgueres supercompletos.

Engordei muito

Não preciso nem falar no que deu, né? Em 20 dias, cheguei aos 64 kg. ''Nossa, Rafa, que mudança... Tá cheinha, hein?'' Não aguentava mais escutar isso! Ainda mais porque nunca tive esse problema. Para o meu ex-marido estava tudo ótimo, sempre: "Tá gorda, não. Tá linda". Só quando resolvi me cuidar é que ele revelou o verdadeiro motivo dos elogios: "Ah, Rafa, vou ficar gordo sozinho?". Mas ele emagreceu comigo.

Carnaval 2010

Ai, que delícia! Afinal, eu já estava no manequim 40 e voltei para o 36. Passei a ter consciência de que comer não deve ser um hobby na vida. Existem outras opções pra isso: sair para dançar, passear... Com o tempo, a diferença vem na balança. Pensei que teria de sacrificar meu Carnaval deste ano, mas, graças à minha dieta do iogurte, vou curtir e desfrutar meu corpinho de volta!

Iogurte estimula queima de gordura

O iogurte natural nada mais é do que o leite sob a ação de duas bactérias específicas: o lactobacilo e o estreptococo. Elas consomem toda a lactose e liberam o ácido lático, substância responsável por coalhar o leite. Assim, apesar de preservar as vitaminas e minerais do leite, o iogurte fica muito mais leve e de fácil digestão.

Segundo a nutricionista Fernanda Machado, do Rio de Janeiro, entre os benefícios do iogurte está a liberação da serotonina, substância responsável pela sensação de prazer. ''Assim, ele diminui a fome, a ansiedade e aquela vontade incontrolável de comer doces fora de hora. Isso ocorre porque o iogurte é rico em vitaminas do complexo B, que melhoram a absorção dos nutrientes e regulam o trânsito intestinal, deixando pele, unhas e cabelos com aspecto muito mais saudável e bonito'', explica a especialista.

O cálcio presente no iogurte (cerca de 120 g em cada 100 ml do produto) é excelente para os ossos e também ajuda a emagrecer. ''É um dos protagonistas da respiração celular. Ou seja, ele aumenta a produção de energia do corpo, acelera o metabolismo e, consequentemente, a queima de gorduras'' diz.

São encontrados muitos tipos de iogurte nas prateleiras dos supermercados. Mas, se sua intenção é sumir com aqueles quilinhos que incomodam, fique atenta! A nutricionista explica que, embora todos sejam igualmente saborosos e nutritivos, o recomendável é optar por aqueles que possuem baixo teor de gordura: o desnatado, o ''0 %'' (isento de gordura), o light (baixo teor de açúcar e gordura) e o tipo ''Activia'' (enriquecido com nutrientes probióticos que estimulam e auxiliam ainda mais o trânsito intestinal). Agora é só escolher o tipo de iogurte mais adequado ao seu paladar e aos seus objetivos.
M de Mulher

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Depois do carnaval, é hora de entrar em forma

Por Ana Fernandes | 18/02/2010 - Atualizada às 07:30

Depois das festas, o desafio de entrar em forma



Passadas as festas de fim de ano e a folia do carnaval, a sensação é de que o ano vai começar de verdade. Quem já é atleta, e deu uma parada, quer voltar a praticar exercício, outros decidem começar do zero, uma atitude muito positiva já que ter uma atividade física regular traz bons resultados para a saúde.

No caso de iniciar ou reiniciar treinos de corrida, a primeira providência é checar se está tudo em dia com o seu médico, explica o treinador Wanderlei de Oliveira. Ele diz que, normalmente, quem vai começar um treinamento do zero deve fazer um exame ergométrico, que avalia o condicionamento físico, e quem já treinava e pretende retomar suas atividades esportivas deve fazer um teste ergoespirométrico, mais detalhado, que avalia a capacidade de absorção de oxigênio.

“Outra medida importante é buscar um profissional especializado para acompanhar o treinamento”, recomenda Wanderlei. O treinador de corrida diz que essa ajuda pode ser de um personal trainer ou de uma assessoria esportiva. “O que não pode é pegar um tênis e sair correndo”, diz, “sem orientação a pessoa põe sua vida em risco”. Se pagar uma assessoria ou um personal ainda pesar muito no bolso, uma outra saída recomendada pelo técnico é se informar pela mídia especializada sobre dicas de treinamento passo a passo.

Wanderlei relembra uma regra básica para qualquer atividade física: começar devagar, respeitando-se limites individuais e o tempo que a pessoa ficou inativa. Ter metas de curto e médio prazo que sejam de fato possíveis de se atingir é mais útil que ter uma meta idealizada. “Com um passo de cada vez, pode-se chegar muito longe”, resume o treinador.

Dieta - Da parte nutricional, algumas medidas simples ajudam a entrar em forma, quando aliadas à prática de exercício físico, é claro. A primeira dica da nutricionista Bruna Iasi é fugir a todo custo de dietas milagrosas, que prometam resultados maravilhosos em poucos dias. “Nesse tipo de dieta geralmente se corta algum item do cardápio, como carboidrato ou proteína, mas depois [quando o item é reincorporado às refeições] a pessoa ganha peso de novo”, explica.

Segundo a nutricionista, o melhor é manter uma dieta mais balanceada, com verdura, proteína e carboidrato. É bom também controlar doce, bebida alcoólica e fritura. “Com essas medidas simples, aliadas a algum exercício físico, já da pra perder uns bons cinco quilos”, diz.

Bruna fala também de outras três regras de ouro para quem quer entrar em forma com saúde e sem tanto sofrimento: mastigar devagar, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade, comer a cada três horas, intercalando lanches entre as refeições, e nunca fazer exercício em jejum. “Atividade física em jejum de jeito nenhum”, finaliza a nutricionista, “isso acaba provocando efeito contrário, pois o organismo com pouca energia bloqueia o gasto calórico.”
Webrun

Sexo e acupuntura

Libido pode ser estimulada com essa técnica

Diminuição ou ausência de desejo, dificuldade de excitação ou ausência de orgasmo. Todas as três situações são indicadores do que conhecemos por frigidez, um inconveniente que atinge mulheres e pode estar relacionado a distúrbios emocionais, na maioria dos casos, ou ainda físicos. Trata-se de uma queixa muito freqüente nos consultórios ginecológicos, concorrendo apenas com a incidência dos corrimentos e das alterações menstruais.

Tratar este problema com a tradicional técnica chinesa da acupuntura pode ser altamente eficaz.

Vale esclarecer que as agulhas não são colocadas nos órgãos genitais, idéia que costuma causar grande medo a princípio. Os pontos utilizados para a aplicação são, normalmente, braços, pernas e abdômen. A sessão dura, em média de 15 a 25 minutos, com aplicações duas vezes por semana.

O tratamento, claro, deve ser feito em conjunto com outros procedimentos que solucionem as causas. As agulhas são finas e não causam dor, mas se o paciente não se sentir à vontade com elas, a recomendação é recorrer à modalidade sem agulhas, com uma espécie de raio laser no estímulo dos pontos.

Equipe Bem Star

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Campanha conscientiza sobre prevenção da aids

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 01:30

Saúde vai distribuir camisinhas e material informativo nos dias de folia

Silvia Arruda

A campanha de prevenção à DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e aids da Secretaria da Saúde de Sorocaba para o Carnaval deste ano já está nas ruas da cidade.

Além da distribuição de material informativo e preservativos durante os dias de folia, o programa municipal de DST/aids tem promovido atividades voltadas ao público jovem, como oficinas de serigrafia e customização de camisetas e bandanas para o Carnaval, além de palestras e orientações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da aids.

De acordo com a coordenadora do programa DST/aids, Maria Tereza Morales Dib, a previsão é que 70 mil preservativos sejam disponibilizados em Sorocaba durante o Carnaval, em todas as ações desenvolvidas, incluindo os desfiles no sambódromo e o atendimento feito nos centros de saúde e nos PAs.

Também foram preparados 10 mil leques e 20 mil balões com o slogan “do que é meu, cuido eu”, tema da campanha municipal.


Dengue: se for viajar, fique atento
Quem pretende viajar no Carnaval deve redobrar a atenção para evitar a dengue. A recomendação é da Secretaria Municipal da Saúde, já que muitas pessoas viajam e existem várias regiões em São Paulo e outros estados em situação de surto da doença.

A orientação é eliminar os criadouros da residência antes de viajar, usar repelente quando estiver em locais onde há casos de dengue e, ao retornar, ficar atento aos sintomas da doença pelo prazo de 15 dias.

O secretário da Saúde, Milton Palma, explica que, com o tempo quente e úmido dos últimos meses, que favorece a proliferação do mosquito transmissor, basta uma pessoa retornar contaminada para que a doença se espalhe.

“Por isso, cada cidadão deve fazer a sua parte, ajudando na prevenção e no combate ao mosquito e, procurando avaliação médica quando apresentar sintomas como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo”, explica Palma.

Na rede pública, qualquer um dos 30 centros de saúde, os Pronto Atendimentos e as UPHs da cidade estão preparados para avaliar possíveis casos suspeitos e providenciar exames.
Agência BOM DIA

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Nutricionistas alertam para os perigos da ração humana

10/02/10 - 13h09
Uma receita para emagrecer que pode ser feita em casa virou febre na internet. A fórmula ajuda no controle do colesterol e no emagrecimento, mas é preciso cuidado com falta de padronização do produto.
Cristina Maia - Campinas, SP

Você já comeu ração?

“Acho esquisito, aí a gente vai começar a latir igual cachorro”, diz Alzira, dona casa.

Estou falando da ração para humanos.

"É meio louco. As pessoas estão pirando”, diz outra senhora.

É estranho, mas ela existe e virou sucesso na internet, onde pode se encontrar dezenas de receitas que prometem desde melhorar a saúde até emagrecer.

Mas será que é isso mesmo? Consultamos duas nutricionistas e elas confirmam: é uma mistura rica em fibras, contém vitaminas do complexo B e minerais.

Ajuda a controlar o colesterol, o diabetes, melhora o funcionamento do intestino, a pele e a imunidade do organismo.

O emagrecimento é que tem atraído mais pessoas.

"Há uns quatro meses atrás a gente vendia uns seis kits por semana, hoje 120 kits não dá pra três dias", declara Dulce Carrion, gerente da loja.

Mas as nutricionistas fazem um alerta: ainda há muito improviso. A ração humana não é padronizada. Cada pacote apresenta fórmulas e composições diferentes, por isso é preciso tomar cuidado.

O ideal é evitar comprar a ração já processada porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. Embora não seja muito prático, as nutricionistas orientam a comprar cada um dos ingredientes que são vendidos a granel e fazer a mistura em casa. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo.

Depois a ração deve ser guardada de preferência na geladeira num pote fechado e escuro porque a luminosidade pode ajudar a oxidar o óleo que existe na linhaça e no gérmen de trigo.

Depois de analisar as receitas disponíveis, as nutricionistas chegaram a um consenso sobre uma receita que pode ser feita em casa.

Além da linhaça (50 g) e do gérmen de trigo (250 g), a ração deve ter também com leite de soja sem açúcar (500g), farelo de trigo (500 g), flocos de aveia (250 g), semente de gergelim com casca (100 g), açúcar mascavo (100g) ou cacau (50g), levedo de cerveja em pó (50g), guaraná em pó (50 g), quinua (100g).

Como a receita tem muita fibra, é preciso tomar muito líquido. E preste atenção para alguns cuidados: a dose diária não deve ultrapassar duas colheres das de sopa e ela pode ser um complemento principalmente para o café da manhã e o lanche da tarde.

“No almoço ou jantar, de até ser usada no máximo como um tempero para as saladas. A ração humana também nunca deve ser usada para substituir as refeições. O emagrecimento não é restrição e diminuição brusca de alimento. É um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia”, diz Alessandra Pereira, nutricionista.

Você viu na reportagem que a ração humana não pode substituir as refeições porque não tem proteína na quantidade que o nosso corpo precisa por dia.
E as proteínas têm papel fundamental para fortalecer o nosso sistema imunológico.

Alimentos ricos em cobre ajudam a manter a disposição

Saiba o que comer para aguentar os dias de Carnaval
Redação Bem Paraná

Carnaval é época de muita diversão, horários irregulares de sono e falta de cuidado com a saúde. O ritmo acelerado de cinco dias de folia faz com que a maioria se esqueça de manter a alimentação saudável, muitos nem chegam ao final do Carnaval por falta de energia.

O segredo para manter o ritmo do começo ao fim está em ingerir alimentos ricos em cobre que contribuem para a manutenção da saúde – combatendo o stress, colesterol e pressão alta, dão energia e também contribuem com a beleza – pois atacam os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Produtos com alto teor de cobre possuem de 0.3 mg a 2.0 mg desse mineral para cada 100 gramas de alimento.

Não é preciso fazer nada muito elaborado para conseguir essa dieta. Pequenos petiscos como nozes e amendoim e ingestão de frutas já ajudam a conseguir a dose do mineral no organismo. É possível suprir a necessidade diária de 1,5 a 3 mg do cobre incluindo também na alimentação feijão ou lentilha, farelo de gérmen de trigo, fígado e frutos do mar. Nos chocolates, tomates, bananas, uvas, batatas, frutas secas e cogumelos, a quantidade média é de 0.1 a 0.3 mg.do metal para cada 100 gramas. Já água, frango, peixes, leite e derivados têm quantidades mínimas do metal: 0.1 mg por 100 gramas.

Esse mineral contribui na formação do colágeno, proteína mais frequentemente encontrada na pele e que mantém a aparência suave, saudável e sem rugas. O colágeno é também fundamental para formar, reparar e manter a saúde dos ossos, contribuindo para a rigidez e força mecânica.

O ICA - Internacional Copper Association (instituição voltada para a promoção do cobre mundialmente) e representada no Brasil pelo Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) apóia desde 2000 dois estudos coordenados pela doutora chinesa Bao Shanfen, especialista em nutrição, que avalia a estimativa nutricional em todas as dietas dos hospitais chineses. Ela já detectou que a ingestão de cobre não era suficiente, apesar da adequada administração de proteínas e macronutrientes nos menus dos pacientes. Ao mesmo tempo constatou uma diferença entre as medidas práticas e os valores calculados da tabela da composição da comida.

Os estudos realizados revelaram ainda que muitos adultos simplesmente não recebiam a quantidade suficiente de cobre. O motivo: o metal vermelho quase não existe em gorduras e óleos. Ter uma dieta rica em alimentos processados, incluindo fast food e poucos vegetais, fornece pouco cobre e coloca em risco a ingestão ideal deste mineral.

Enquanto a pesquisa sobre os benefícios do cobre na saúde cresce, os consumidores devem estar atentos a seu consumo de cobre. De acordo com o doutor Carl Keen, presidente do Departamento de Nutrição e Professor de Nutrição de Medicina Interna na Universidade da Califórnia e que passou mais de trinta anos estudando os efeitos dos micronutrientes na saúde humana, “para assegurar a ingestão adequada de cobre por meio dos alimentos, a melhor maneira de pensar no cobre é junto ao ferro e ao zinco, como um trio”, destaca.

Fica um alerta: balancear a ingestão de ferro, zinco e cobre é importante. O excesso de cada um pode desestabilizar a habilidade do corpo em absorver ou processar os outros dois minerais.

A proposta de dieta abaixo é uma forma de usufruir os benefícios desse mineral, principalmente nesta época do ano.


Segunda-feira
Café da Manhã
* Mingau de aveia preparado com um copo de leite desnatado, duas colheres de sopa de aveia em flocos e 1 colher de açúcar
* Uma banana-prata média

Lanche da Manhã
* Uma porção de 50 g de frutas secas

Almoço
* 4 colheres de sopa de arroz
* Uma concha pequena de feijão
* 1 bife grelhado
* Salada de tomate, alface e palmito
* 1 copo de suco de laranja
* Uma porção de salada de frutas

Lanche da Tarde
* Duas fatias de pão de forma com fibras
* Uma fatia de queijo-de-minas
* 1 copo de suco de morango

Jantar
* 1 filé de peixe grelhado
* 4 colheres de sopa de purê de batata
* Salada de beterraba e cenoura ralada
* Uma tangerina

Ceia
* 1 potinho de iogurte light de frutas

Total de cobre do dia: 4,14 mg

Terça-feira
Café da manhã
* 1 copo de leite desnatado com café
* Duas fatias de pão de centeio
* Uma colher de sopa de requeija light
* Uma fatia de mamão

Lanche da manhã
* Uma banana-prata

Almoço
* 4 colheres de sopa de arroz
* Uma colher de lentilha
* 1 filé de peito de frango grelhado
* Brócolis refogado
* 1 copo de suco de abacaxi

Lanche da tarde
* Uma barra de cereais com castanha
* 1 copo de suco de maracujá

Jantar
* Omelete de espinafre
* 4 colheres de sopa de arroz
* Salada verde
* Uma fatia de melão

Ceia
* 1 copo de leite desnatado

Total de cobre do dia: 3,92 mg

Quarta-feira
Café da Manhã
* 1 copo de vitamina de frutas
* 1 fatia de bolo simples

Almoço
* 4 colheres de sopa de arroz
* Uma concha de ervilha
* 1 bife de fígado
* Uma batata cozida
* Salada de agrião com pedaços de laranja

Lanche da tarde
* 1 copo de leite desnatado com achocolatado diet
* 5 bolachas de leite

Jantar
* 1 filé de peito de frango com molho de cogumelos
* 4 colheres de sopa de arroz
* Salada de rabanete e tomate
* 1 copo de suco de laranja

Ceia
* Uma maçã

Total de cobre do dia 4,18 mg

Quinta-feira
Café da manhã
* 1 potinho de iogurte desnatado
* Duas colheres de sopa cheias de granola
* 5 morangos picados

Lanche da manhã
* 1 cacho pequeno de uva

Almoço
* Risoto de camarão
* Salada de tomate, palmito e alface à vontade
* 1 copo de suco de acerola

Lanche da tarde
* 1 barrinha de chocolate diet

Jantar
* 4 colheres de sopa de arroz integral
* Uma concha pequena de feijão
* 4 colheres de sopa de carne moída
* Salada de vagem com milho verde

Ceia
* 1 potinho de iogurte light com frutas

Total de cobre do dia: 4,8 mg

Sexta-feira
Café da manhã
* Duas bananas
* Duas colheres de sopa de aveia
* Uma colher de sobremesa de mel

Lanche da manhã
* 1 potinho de iogurte desnatado

Almoço
* 4 colheres de sopa de arroz
* frango ensopado
* Brócolis cozido
* Salada de feijão branco
* Uma porção de salada de frutas

Lanche da tarde
* 1 copo de suco de maracujá
* 5 bolachas de aveia e mel

Jantar
* Macarrão à bolonhesa
* Uma pêra

Ceia
* 1 copo de leite desnatado

Total de cobre do dia: 4,17 mg

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Nutricionista fala sobre os erros que mais atrapalham o emagrecimento

Quem há anos faz regime e nunca vê o ponteiro se mexendo para o sentido certo (ou pior, vê isso acontecer e depois volta ao mesmo ponto) precisa checar se não está sempre repetindo os mesmos erros e com isso atrasando a perda de peso. Para ajudá-la nessa missão, conversamos com a Vanderlí F. Marchiori, nutricionista, fitoterapeuta e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva

Quais são os principais erros que as pessoas em dieta cometem?
“Restrições severas que impedem o ritmo de vida normal, duram pouco e ainda deixam as pessoas irritadas”. Segundo Vanderlí, além de não emagrecer, essas tentativas também aumentam a vontade de comer coisas “proibidas.”

- Marcar uma data para começar a dieta, como a segunda-feira, ajuda ou atrapalha?
“Ajuda, contanto que a reeducação alimentar não tenha data para acabar.”

- Seguir dietas da moda ou que fizeram sucesso com as amigas é garantia certa de emagrecimento?
“Não. Sempre devemos seguir cardápios individuais, pois somos seres únicos, com necessidades completamente diferentes.”

- Fazer substituições no seu menu por conta própria pode dar errado?
“Pode”, afirma a nutricionista. “A falta de conhecimento aumenta o risco de desnutrição e pode tornar sua alimentação pobre em vitaminas e minerais.”

- Qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar?
Vanderlí define a reeducação alimentar como a aquisição de hábitos mais saudáveis e que tornam nossa vida mais prazerosa. “Enquanto dieta é uma restrição calórica, em geral realizada por tempo limitado.
Abril.com.br
(Por Monique dos Anjos)

Asma afeta mais de 19 milhões no Brasil

09/02/2010 | 07h06min
fonte: zero hora

Duas mil pessoas morrem por ano ao não seguirem conselhos médicos

A morte do noivo a caminho da igreja, em Santa Maria, chamou a atenção do país para um problema que afeta pelo menos 19 milhões de brasileiros. A asma é uma doença sem cura, mas com tratamento eficiente. De maneira geral, as mais de 2 mil mortes registradas todos os anos ocorrem quando as recomendações médicas não são seguidas à risca.

O advogado Wayne Kirchoff de Melo, 30 anos, morreu no sábado 20 minutos antes da cerimônia de casamento com a professora Suelen Haygert, 27 anos, que aconteceria na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ao se dirigir ao templo, acompanhado da mãe e de um irmão, Wayne sofreu uma forte crise asmática e pediu que o levassem a um pronto-atendimento.

Estimativas indicam que pelo menos 10% da população brasileira sofra de asma, o que sugere uma cifra de 19,2 milhões de indivíduos que já sentiram sintomas como tosse, chiado no peito e sensação de falta de ar — três das manifestações mais comuns da doença. Em parte dos casos, ela se apresenta de forma intermitente, isto é, pode ser combatida com o uso dos tradicionais broncodilatadores (as "bombinhas") durante as crises. Quando é persistente, ou seja, o sistema respiratório está sempre sob a ameaça de inflamação, exige tratamento constante. Por meio de remédios, é possível manter a inflamação dos brônquios sob controle e combater a deflagração de uma crise.

— Um problema muito frequente é que, quando o paciente começa a se sentir melhor, abandona o tratamento. — sustenta o chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital da PUCRS, José Miguel Chatkin.

O especialista observa que a ocorrência de asma é favorecida por fatores genéticos, mas as crises costumam ser desencadeadas por fatores que variam de pessoa para pessoa. Geralmente, fatores ambientais como poluição, mofo, fumo e poeira podem estar associados.

— Uma infecção, mudança de clima ou período de estresse podem facilitar a ocorrência de uma crise grave — afirma o chefe do setor de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre, Luiz Carlos Corrêa da Silva.

A asma pode surgir nos primeiros anos de vida ou na fase adulta. A orientação é de que, em caso de sintomas como tosse e chiado no peito, o paciente procure um médico. Se já tiver diagnóstico de asma, que siga o tratamento recomendado. Somente isso garante que uma crise eventual não se transforme em risco.

Saiba mais

- O que é a asma: devido a uma inflamação da mucosa dos brônquios, o fluxo de ar para os pulmões fica prejudicado. Além disso, os músculos das vias aéreas se contraem, o que também dificulta a passagem de ar. Em crises graves, pode levar à morte.

- Tratamento: podem ser usados broncodilatadores (bombinha) em casos de crises, e medicamentos como corticoides para combater a inflamação. Não há cura conhecida.

Sorocaba detecta 80 casos de Aids por ano

CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO - [ 09/02 ]

Regina Helena Santos

Jornal Cruzeiro do Sul,

Mas o número de infectados seria muito maior. A estimativa é de que 2.500 pessoas tenham a doença e não saibam

Em média 80 novos casos de pacientes com Aids são detectados por ano em Sorocaba pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids). Porém, a estimativa é que podem existir na cidade mais de 2,5 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV que não sabem disso porque nunca fizeram o teste laboratorial. A projeção leva em conta a orientação nacional de combate à doença, que aponta que municípios do mesmo porte de Sorocaba possuem, em média, 3,6 mil infectados com o vírus que causa a Aids. Diante de números preocupantes, a equipe do programa reitera a necessidade de manutenção de campanhas de incentivo ao uso dos preservativos em períodos específicos do ano, como o Carnaval.

Atrela-se a esta a informação de que apenas 1.080 pacientes realizam acompanhamento e tratamento da doença na Clínica Municipal DST/Aids. Dos 13 mil testes realizados em 2009 - dentro do Programa Fique Sabendo e no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) - 86 deram positivo. Precisamos fazer essa grande quantidade de exames para detectar 80 novos pacientes por ano, média que mantemos há algum tempo, comentou Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do programa. Outro agravante é que as projeções locais não levam em conta pacientes que possam estar em tratamento na rede particular, já que o município não tem acesso a estes dados. Em todo o Brasil, as pesquisas estimam que, além dos 230 mil pacientes que vivem com HIV, pelo menos 400 mil pessoas ainda não tiveram o diagnóstico da infecção.

Carnaval

Cerca de 20 profissionais do Coas se revezarão em Sorocaba, nos cinco dias de folia, com orientação e distribuição de preservativos na barraca especial que será montada nas proximidades dos principais eventos de rua. Muita gente aproveita a oportunidade para tirar dúvidas. Das 70 mil unidades em estoque para entrega - o dobro da média mensal, de 37 mil - cerca de 15 mil deve ir para as ruas.

As demais estão disponíveis nos Centros de Saúde dos bairros, até a tarde desta sexta-feira, e durante todo o feriado prolongado, por 24 horas, nos Pronto-Atendimentos (PAs). Desde o início de janeiro as pessoas que queiram retirar as camisinhas nas unidades de saúde não precisam mais solicitá-las aos atendentes. Implantamos esses dispensers (caixas de acrílico), que estão pendurados nas paredes, nas salas de espera, e as pessoas podem retirar quantas quiserem, sem precisar falar com funcionário, falou Maria Tereza.

Destacou que já virou tradição falar de Aids nesta época do ano, pois há grande aglomeração de pessoas, o que facilita o trabalho de conscientização. Mas admite que há fatores, como o álcool, que dificultam esse trabalho. Pois quem bebe muito quase sempre se esquece de usar a camisinha. Porém, a atenção não deve estar somente no HIV, mas no autocuidado, na prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e à gravidez, completou.

Videoconferência

Dezenas de servidores que atuam no Programa Municipal de DST/Aids participam hoje de uma videoconferência, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de atualizar o conhecimento a respeito do teste rápido de HIV. Por conta do treinamento, a realização de exames e o aconselhamento no Coas não funcionarão, excepcionalmente, das 14h às 16h. Neste período, os demais serviços prestados na unidade serão realizados normalmente, como a recepção e a distribuição de preservativos.

Em Sorocaba, o teste rápido de HIV é usado desde meados de 2009 para detecção da presença do vírus em casos específicos, como acidentes biológicos - profissionais de saúde que têm, acidentalmente, contato com material contaminado - em pessoas que estão em tratamento e, por algum motivo - na maioria das vezes, crença religiosa - insistem que podem estar curados da doença e para pacientes que apresentam histórico que sinaliza a contaminação. Nestes casos, o teste rápido, que demora cerca de 40 minutos, agiliza o encaminhamento ao tratamento, disse Maria Tereza.

A videoconferência também servirá como fórum para tirar dúvidas, principalmente diante do avanço tecnológico deste tipo de teste nos últimos anos. Os exames estão mais sensíveis. Antes, era necessário fazer até três,que testam o sangue de maneiras diferentes. Hoje um único é capaz de dar o diagnóstico final. Além do teste rápido, o Coas e os Centros de Saúde realizam, regularmente, o exame laboratorial, cujo resultado demora cerca de 15 dias. Em 2009, 16,5 mil pessoas passaram por atendimento - realização de exame e acolhimento - no local. O Coas fica na rua da Penha , 770, Centro, e atende de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pesquisa afirma que o leite hidrata mais do que a água

04/02/2010

Pesquisadores de Campinas mostram que o leite pode substituir o copo de água gelado depois das atividades físicas. O leite tem uma digestão mais lenta e isso facilita a hidratação.

Cientistas se comunicam com paciente em estado vegetativo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010, 07:18


Em pesquisa na Europa, paciente consegue responder 'sim' ou 'não' ativando diferentes áreas do cérebro




Divulgação/Universidade de Cambridge
Estudo detectou atividade cerebral de pacientes em estado vegetativo ao serem questionados
LONDRES - Um grupo de cientistas europeus conseguiu estabelecer uma comunicação com um paciente em estado vegetativo, em que este respondia mentalmente "sim" ou "não" às perguntas dos estudiosos.

A pesquisa publicada no New England Journal of Medicine nesta quarta-feira explica que o paciente está nessa condição vegetativa há sete anos, quando sofreu um acidente de trânsito.

Os médicos das universidades de Cambridge, na Inglaterra, e de Liège, na Bélgica, pediram ao paciente belga que imaginasse atividades motoras, como jogar tênis, para responder "sim", e imagens espaciais, como ruas, para indicar "não".

Os especialistas sabiam que cada tipo de pensamento ativaria uma área diferente de seu cérebro. Portanto, por meio de uma técnica de Imagem por Ressonância Magnética Funcional (IRMF, na sigla em inglês), que monitora a atividade cerebral do paciente em tempo real, eles puderam identificar suas respostas.

O paciente respondeu corretamente a cinco das seis perguntas sobre sua vida pessoal. Ele confirmou, por exemplo, que seu pai se chamava Alexander.

"Nós ficamos atônitos quando vimos os resultados do exame do paciente. Ele foi capaz de responder corretamente às questões que fizemos simplesmente alterando seus pensamentos", disse Adrian Owen, professor de neurologia da Universidade de Cambridge e um dos coordenadores da pesquisa.

A pesquisa

No total, o grupo trabalhou com 54 pacientes que sofrem de desordem de consciência, dos quais 23 estão em estado vegetativo. Eles também usaram a técnica com voluntários saudáveis, para efeito de comparação.

O repórter da BBC Fergus Walsh também passou pelo teste do IRMF. "Eu passei aos cientistas os nomes de duas mulheres, sendo uma delas a minha mãe. Eu me imaginei jogando tênis quando disseram o nome dela. Em um minuto eles sabiam qual das duas era a minha mãe. Eles também foram capazes de acertar se eu tinha filhos", narrou Walsh.

A pesquisa concluiu que dos 54 pacientes envolvidos, cinco foram capazes de voluntariamente alterar sua atividade cerebral. Três deles demonstraram inclusive algum grau de consciência, mas os outros dois não necessariamente mudaram seus pensamentos conscientemente.

Owen diz que o estudo abre o caminho para que o paciente em estado vegetativo possa tomar decisões quanto ao seu tratamento.

"Você poderia perguntar se os pacientes sentem dor e então prescrever algum analgésico, e você poderia ir além e perguntar a eles sobre seu estado emocional", explicou.

O uso dessa técnica pode levantar questões éticas, como por exemplo, se é correto desativar os aparelhos para deixar um paciente em estado vegetativo morrer, já que ele pode ter algum grau de consciência e até capacidade de manifestar vontade própria.
Fonte: O Estadão

Os 7 pecados das dietas dos brasileiros

3 de fevereiro de 2010

Um estudo realizado pelo Instituto Synovate e pelo Hospital do Coração de São Paulo aponta quais os sete principais pecados das dietas dos brasileiros. Vamos a eles:

1: Não praticar exercícios físicos. Mesmo de regime, se você ingerir mais calorias do que gastar não haverá perda de peso.

2: Fazer jejum. Ao ficar muito tempo sem comer, nosso metabolismo desacelera, consumindo menos energia.

3: Abusar de produtos light. Por conterem menos calorias do que as versões tradicionais, muita gente pensa que pode comer mais desses alimentos.

4: Fazer dieta sem orientação médica. Quem aposta em regimes radicais até perde peso, mas, como ninguém aguenta muito tempo à base se sopa, é fácil voltar a engordar.

5: Comer muita carne vermelha. Carnes contém muitas gorduras saturadas, especialmente se fritas ou servidas com molhos. É melhor optar por grelhados. 400 gramas por semana é suficiente.

6: Fugir de legumes, frutas e verduras. Eles ajudam a diminuir a absorção de açúcar pelo organismo e saciam com poucas calorias.

7: Exagerar nas frituras. Além de ser altamente calórica, a gordura trans e a gordura saturada demoram a ser digeridas, o que torna o metabolismo lento.
Fonte: Vida saudável

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O que é esquizofrenia?

Com certeza já deve ter ouvido falar dessa doença principalmente após a novela Caminho das Índias que havia um personagem que era interpretado pelo ator Bruno Gagliasso, ele possuía essa doença e a partir dessa novela pode-se entender um pouco mais sobre a doença que afeta pessoa de todos os países, aproximadamente 5% da população é esquizofrênico.

Feito o tratamento adequado precoce e adequadamente existe uma possibilidade grande da pessoa se recuperar completamente e voltar ao estado normal, esquizofrenia é uma doença psiquiátrica onde o individuo tende e perder o contato com a realidade, na qual acaba sofrendo delírios e alucinações com a convicção de que seus delírios são realidade.

Essa doença pode atingir tanto os homens quanto as mulheres e se manifesta no fim da juventude e inicio da idade adulta, porém a evolução nas mulheres é mais lenta e os sintomas são menores, os hormônios sexuais femininos têm importante papel neste fato, já que atuam no cérebro de forma semelhante aos antipsicóticos.

Não se sabe exatamente as causas e fatores que desencadeiam esta doença que pode ser tanto genéticos quanto ambientais, que causam ou impendem o desencadeamento da doença, os portadores geralmente se veem perseguidos fazendo parte de um complô, ouvem vozes que os orientam em relação a atitudes que tomam.

A esquizofrenia se inicia na maioria das vezes com sintomas negativos como desanimo olhar distante, tensão e ansiedade extremas, é notado geralmente pelos familiares e amigos e com o tempo começam a desconfiar do uso de drogas, e até alguns casos realmente isso pode acontecer, mas que é conseqüência de tais sintomas e não as causas.

Causando muitos danos ao portador pode provocar distúrbios de personalidade e abandono de suas atividades habituais, se o tratamento não for feito ou se demorar muito para realizá-lo a situação irá se agravar e irá piorar cada vez mais, o diagnostico é unicamente clínico não tendo outros possíveis tratamentos.
Fonte:Blogers 

Dez passos para combater a obesidade

Publicado em 03 de fevereiro de 2010

noA Tribuna
O dr. Abrão José Cury Jr, coordenador do Congresso Paulista de Clínica Médica, que acontece nos dias 16 e 17 de abril de 2010, em São Paulo, dá dez dicas para se sentir melhor e começar a combater a obesidade, doença que abre portas para outros problemas.
1. Cuide de sua saúde, mais do que de seu aspecto estético.
2. Não sucumba às promessas de medicamentos mágicos, de dietas milagrosas e equipamentos de ginástica que trabalham por você.
3. Perigo: medicamentos com hormônio tireoidiano, estimulantes, inibidores de apetite, diuréticos, laxantes, tranquilizantes e antidepressivos, usados em conjunto para emagrecer, são prejudiciais à saúde. Quando unidos a dietas milagrosas, são catastróficos. Podem provocar fraqueza, desmaios, palpitação, Infarto, redução da resistência, síncopes e mal-estar súbito.
4. Comece passando por uma consulta médica. Através do exame clínico, o médico avalia sua condição física e sua saúde. Só o médico está habilitado a indicar o tratamento adequado para perder peso, o que pode incluir medicamentos.
5. Um profissional da saúde, como um educador físico, deve ser consultado para que indique a atividade física adequada a seu biofísico.
6. Procure uma nutricionista para que desenvolva um plano alimentar adequado às suas características e necessidades.
7. No início, sem exageros e respeitando seus limites, a pessoa deve deixar mais o carro em casa e andar mais a pé. Troque o elevador por alguns lances de escadas.
8. Evite alimentos gordurosos, doces e fast food.
9. Nas refeições, prefira legumes, verduras e frutas.
10. Mantenha-se hidratado, através do consumo de água frequentemente.
11. Finalmente, entenda que o importante não é chegar ao peso ideal, mas ficar nele pelo resto da vida. Isso exige a adoção de hábitos saudáveis pra sempre.
Até graus menores de sobrepeso podem levar indivíduos susceptíveis a desenvolver doenças. Mesmo que o obeso esteja com seu colesterol controlado, não tenha diabetes, nem hipertensão, assim como outros problemas, a tendência é que venha a desenvolver alguma dessas doenças no futuro.
Estima-se que, no Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso ou é obesa. A obesidade é reconhecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde como doença grave, que atinge proporções epidêmicas no mundo.
A obesidade será tema do Congresso Paulista de Clínica Médica.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Necessidade de sono diminui com a idade, confirma estudo

02.02.2010 | 01h30


UOL
Um estudo publicado nesta segunda-feira (1º) indica que adultos saudáveis sem distúrbios do sono podem esperar uma redução no tempo em que dormem à medida que envelhecem sem que isso acarrete sonolência diurna.

A pesquisa foi publicada na revista Sleep, da Academia Norte-Americana de Medicina do Sono. O trabalho verificou que, durante um período de oito horas na cama, o tempo total dormido diminuiu significativamente e progressivamente com a idade.

No estudo feito com voluntários, adultos mais velhos dormiram cerca de 20 minutos menos do que adultos de meia-idade, que, por sua vez, dormiram em média 23 minutos menos do que os adultos mais jovens.

Tanto o número de vezes em que os voluntários acordaram durante a noite como o tempo em que permaneceram despertos após cada momento em que acordaram tiveram um aumento com a idade. Por outro lado, o número de horas em sono profundo diminuiu consideravelmente.

Mas, mesmo com a diminuição no tempo, na intensidade e na continuidade do sono, os mais velhos apresentaram menor propensão a ter sono durante o dia do que os mais jovens.

Em seguida, os pesquisadores submeteram os três grupos – idosos, meia- idade e mais jovens – à interrupção do sono profundo por duas noites seguidas. A resposta foi semelhante para os três grupos: aumento na sonolência durante o dia e a volta do sono profundo à noite no dia seguinte ao teste.

Segundo os autores, os resultados indicam que a “ausência do aumento de sonolência diurna diante da diminuição na qualidade do sono por conta da idade não pode ser atribuída à ausência de respostas diante de variações na pressão homeostática de sono”.

Em vez disso, apontam, o envelhecimento estaria associado com reduções na duração e na profundidade do sono exigidas para se manter alerta durante o dia.

“Os resultados reforçam a tese de que não é normal para as pessoas mais velhas sentir sonolência durante o dia. Não importa se o indivíduo é jovem ou idoso, se ele ou ela sentir sono durante o dia isso significa que não dormiu o suficiente na noite anterior ou que sofre de um distúrbio do sono”, disse Derk-Jan Dijk, professor da Universidade de Surrey, no Reino Unido, principal autor do estudo.

A pesquisa foi conduzida no Centro de Pesquisa Clínica da universidade britânica e envolveu 110 adultos saudáveis sem problemas de sono, sejam distúrbios ou mesmo reclamações. Do total, 44 eram jovens (20 a 30 anos), 35 de meia-idade (40 a 55) e 41 eram mais velhos (de 66 a 83 anos).

O artigo "Age-related reduction in daytime sleep propensity and nocturnal slow wave sleep", de Derk-Jan Dijk e outros, pode ser lido em breve por assinantes da Sleep (SLEEP 2010;33(2):211-223) em www.journalsleep.org.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Reduza o sal e viva mais, alerta novo estudo

Terra
Patricia Zwipp
O excesso de sal pode causar malefícios à saúde como a hipertensão

O sal é um condimento muito requisitado. Na hora de temperar a salada e de dar um gostinho a mais aos petiscos, lá se vão algumas generosas pitadas dele. Sem falar que está presente em quantidade considerável nos alimentos industrializados. O problema é que o seu excesso está ligado à elevação da pressão arterial. E a hipertensão, doença que causou a internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana, pode levar a infartos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal terminal.

Dicas para controlar o uso do sal

Estudo divulgado neste mês na publicação The New England Journal of Medicine intensifica o alerta. Pesquisadores das universidades da Califórnia, Stanford e Columbia, nos Estados Unidos, constataram que, se os americanos reduzissem a ingestão de sal a apenas meia colher de sopa por dia (3g), haveria de 44 mil a 92 mil menos casos de morte e, de 54 mil a 99 mil, de ataque cardíaco.

De acordo com o jornal The New York Times, o prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg, solicitou que fabricantes de comida e restaurantes diminuam o sal em 25% nos próximos cinco anos.

Prós e contras do sal
O sal é composto por sódio, que tem relação direta com a hipertensão arterial, e cloreto. A dieta habitual da população conta com 10g a 12g do produto por dia, quase o dobro da recomendação. "Ela é de 2,4g de sódio, ou seja, 6g de sal", disse o nutricionista Erick Prado de Oliveira, do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (Cemenutri) da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu.

Engana-se quem pensa que o excesso resulta principalmente das pitadinhas a mais, o que representa apenas cerca de 15% do consumo. Os grandes vilões são os alimentos industrializados, com 75%. Segundo Oliveira, comer meia lasanha congelada e um pacote de miojo já significa a ingestão de praticamente 3g de sódio, quando o máximo permitido é 2,4g.

Apesar de o sal em grandes quantidades ser um problema, o uso de forma controlada traz benefícios. "É necessário para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os humanos, e está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. Além disso, é enriquecido com iodo, prevenindo o bócio."

Portanto, moderação é a palavra-chave. Mas como saber se está dentro do limite esperado? Na prática, não há um método que garanta números exatos. Olhar as embalagens e saber as fontes de sódio já ajuda. Além disso, sentir muita sede após saborear um alimento rico em sal, como os salgadinhos, é sinal de que provou muito condimento.

Especial para Terra

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.