quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Nutricionistas alertam para os perigos da ração humana

10/02/10 - 13h09
Uma receita para emagrecer que pode ser feita em casa virou febre na internet. A fórmula ajuda no controle do colesterol e no emagrecimento, mas é preciso cuidado com falta de padronização do produto.
Cristina Maia - Campinas, SP

Você já comeu ração?

“Acho esquisito, aí a gente vai começar a latir igual cachorro”, diz Alzira, dona casa.

Estou falando da ração para humanos.

"É meio louco. As pessoas estão pirando”, diz outra senhora.

É estranho, mas ela existe e virou sucesso na internet, onde pode se encontrar dezenas de receitas que prometem desde melhorar a saúde até emagrecer.

Mas será que é isso mesmo? Consultamos duas nutricionistas e elas confirmam: é uma mistura rica em fibras, contém vitaminas do complexo B e minerais.

Ajuda a controlar o colesterol, o diabetes, melhora o funcionamento do intestino, a pele e a imunidade do organismo.

O emagrecimento é que tem atraído mais pessoas.

"Há uns quatro meses atrás a gente vendia uns seis kits por semana, hoje 120 kits não dá pra três dias", declara Dulce Carrion, gerente da loja.

Mas as nutricionistas fazem um alerta: ainda há muito improviso. A ração humana não é padronizada. Cada pacote apresenta fórmulas e composições diferentes, por isso é preciso tomar cuidado.

O ideal é evitar comprar a ração já processada porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. Embora não seja muito prático, as nutricionistas orientam a comprar cada um dos ingredientes que são vendidos a granel e fazer a mistura em casa. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo.

Depois a ração deve ser guardada de preferência na geladeira num pote fechado e escuro porque a luminosidade pode ajudar a oxidar o óleo que existe na linhaça e no gérmen de trigo.

Depois de analisar as receitas disponíveis, as nutricionistas chegaram a um consenso sobre uma receita que pode ser feita em casa.

Além da linhaça (50 g) e do gérmen de trigo (250 g), a ração deve ter também com leite de soja sem açúcar (500g), farelo de trigo (500 g), flocos de aveia (250 g), semente de gergelim com casca (100 g), açúcar mascavo (100g) ou cacau (50g), levedo de cerveja em pó (50g), guaraná em pó (50 g), quinua (100g).

Como a receita tem muita fibra, é preciso tomar muito líquido. E preste atenção para alguns cuidados: a dose diária não deve ultrapassar duas colheres das de sopa e ela pode ser um complemento principalmente para o café da manhã e o lanche da tarde.

“No almoço ou jantar, de até ser usada no máximo como um tempero para as saladas. A ração humana também nunca deve ser usada para substituir as refeições. O emagrecimento não é restrição e diminuição brusca de alimento. É um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia”, diz Alessandra Pereira, nutricionista.

Você viu na reportagem que a ração humana não pode substituir as refeições porque não tem proteína na quantidade que o nosso corpo precisa por dia.
E as proteínas têm papel fundamental para fortalecer o nosso sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.