Primeiramente, a especialista conta que é importante fazer um tratamento que abranja vários aspectos da saúde do paciente. O diabetes é uma doença que mexe com a alimentação, base do corpo humano.
Assim, a abordagem pra o controle da doença deve ser feita por vários lados, para que essas diferentes frentes estejam cobertas. Além do endocrinologista, médico responsável por prescrever medicamentos e comandar o tratamento do diabético, um enfermeiro pode avaliar bem a situação atual do paciente, identificar riscos e ensiná-lo os cuidados básicos necessários para que fique bem.
Um nutricionista é fundamental também para orientar o paciente sobre a melhor maneira de se alimentar, traçar metas diárias de consumo de carboidratos e evitar problemas como obesidade. Outro profissional que deve fazer parte dessa equipe é um podólogo. Glauciane explica que o maior risco de amputações é por conta da falta de cuidados que alguns pacientes têm com esses membros.
Para orientar o diabético quanto à atividade física, um profissional dessa área também deve ser consultado. Com essa abordagem mais completa, o tratamento será mais efetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário