quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Diabetes mata quatro vezes mais do que a Aids no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde o diabetes mata quatro vezes mais do que a Aids no Brasil, e ainda supera o número de vítimas do trânsito. Em 2010, enquanto 12 mil óbitos foram ocasionados pelo vírus HIV e 42 mil mortes foram registradas por acidentes de trânsito, 54 mil brasileiros morreram em decorrência da doença. Esse número seria ainda maior, se considerado que o diabetes age como fator de risco para várias outras doenças, como é o caso do câncer e de doenças cardiovasculares. O levantamento foi divulgado na véspera do Dia Mundial do Diabetes, que é dia 14 de outubro.

Ainda de acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Saúde, o diabetes esteve, em 2010, associado a outras 68,5 mil mortes, o que totaliza 123 mil pessoas mortas direta ou indiretamente.

Leia mais sobre diabetes

”Diabetes é um problema contemporâneo que se expressa de formas diferentes. Temos de trabalhar para oferecer alimentos mais saudáveis e espaços públicos para atividade física. É de extrema importância o fortalecimento de ações de prevenção e melhoria na qualidade da educação, além da expansão do diagnóstico e da oferta de medicamentos. Essa é a hora de agirmos para frear o avanço do diabetes e não nos tornarmos um país de diabéticos” , aponta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Para reduzir a ocorrência desses óbitos, foi lançado no ano de 2011 pelo governo, o Plano de Ações para Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que inclui medidas para redução de casos e de mortes provocadas pelo diabetes. Tal plano prevê a queda de 2% ao ano das mortes prematuras por doenças crônicas a partir da melhoria de indicadores relacionados ao álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade (fatores de risco para o diabetes).

O plano também prevê a implantação do programa Academia da Saúde, que proporcionam atividade física aberta para a comunidade, onde também é feita orientação profissional, além de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar. Dos 4 mil polos previstos para construção até 2014, mais de 2 mil já foram habilitados.

O ministro Alexandre Padilha também anunciou o lançamento do portal “Autocuidado do Diabetes”. A ferramenta que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde explica o que é a doença, esclarecendo dúvidas e trazendo dicas e informações para aumentar a qualidade de vida de quem convive com este mal.

fonte:http://www.corposaun.com/diabetes-mata-quatro-vezes-mais-do-que-a-aids-no-brasil/21856/
Por Raphael
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.