São bem conhecidas as propriedades benéficas para a saúde que possui o mel, um alimento que não precisa de introdução alguma no que diz respeito à qualidade. Também conta com um grande número de propriedades terapêuticas que o convertem em um grande aliado para a nossa saúde. Cada vez são mais estudos que mostram suas virtudes curativas. Na verdade, sempre foi usado em vários remédios caseiros, embora nem todos os casos tenham uma justificação científica.
Conheça quais são as principais propriedades do mel:
O mel nos fornece açúcares simples, como a frutose e, em particular, a glicose que é o nutriente mais importante para os neurônios. Por esta razão, a ingestão de mel nos ajuda a combater a exaustão, tanto física quanto mental, e os distúrbios nervosos.
Por outro lado, a glicose é o principal combustível para os músculos, por isso ajuda a evitar a presença de cãibras, contraturas, rigidez e outros problemas musculares. É, portanto, um alimento dos mais recomendados para os atletas que realizam grandes esforços.
O consumo de mel também é muito positivo para os idosos, convalescentes de operações, pessoas com falta de apetite, sendo um grande tônico para o organismo. Este alimento melhora as defesas do organismo para nos proteger de infecções.
Também serve para regular o trânsito intestinal, por isso é altamente recomendado para pessoas com distúrbios alimentares e também para aquelas que têm problemas digestivos.
Está comprovado que o mel é um excelente antibiótico e cicatrizante natural e, portanto, a sua utilização é ideal para o tratamento de feridas, úlceras, queimaduras, picadas, entre outros. O mel é, portanto, um remédio natural contra as infecções e favorece também a cicatrização.
O mel possui também importantes benefícios para a pele graças às suas propriedades tonificantes, suavizantes, regeneradoras, anti-inflamatórias, calmantes e refrescantes. Além disso, permite regenerar a pele quando se apresentam as rugas e as irregularidades. Finalmente, destacamos que também serve para combater furúnculos, doenças cutâneas leves, dermatite seborreica e caspa e também para o tratamento de hemorroidas.
O mel também pode servir para melhorar os sintomas da sinusite, resfriados, dores de garganta e processos bronquiais, assim como para mitigar a tosse seca. É, de fato, um bom expectorante e calmante para tosse.
Em termos gerais, o mel é um extraordinário alimento, que nos permite melhorar o estado de saúde geral.
fonte:http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/mel-propriedades-beneficas-do-mel-0827035
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário