A urina com espuma pode ser causada quando se aperta muito para não ir no banheiro e depois se urina com muita força ou devido a alguns produtos de limpeza que são colocados no vaso sanitário que reagem com a urina e que formam espuma.
Porém, nos casos em que a urina espumosa é frequente, ela pode ser sinal de presença de proteínas na urina que pode indicar problemas nos rins ou pressão alta não tratada, por exemplo, e, por isso, nestes casos, é importante consultar o médico para avaliar a causa da urina com espuma e orientar o tratamento adequado.
A urina com espuma não é sinal de gravidez, mas pode indicar que a grávida tem pré-eclâmpsia, que é uma complicação que pode levar a convulsões ou coma, quando não tratada.
6 Causas comuns da urina com espuma
A urina espumando pode ter diversas causas como:
1. Urinar com muita força
Quando a bexiga está cheia e se aperta muito para não ir logo no banheiro, quando se vai fazer xixi, a urina pode sair com muita força e formar espuma, no entanto, este tipo de espuma geralmente desaparece em poucos minutos.
2. Produtos de limpeza no vaso sanitário
Alguns produtos de limpeza usados no vaso sanitário podem reagir com a urina e formar espuma. Uma boa forma de saber se é o produto de limpeza que está causando a urina espumosa é fazer xixi em um recipiente estéril que se compra na farmácia. Se não formar espuma, provavelmente é o produto, mas se formar espuma é preciso ir no médico para avaliar a causa da urina espumosa.
3. Desidratação
Se o indivíduo bebe pouca água ou faz muito exercício, pode ficar desidratado e, por isso, a urina fica mais concentrada e com espuma. Nestes casos, deve-se beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia e beber ainda mais água quando se pratica exercício.
4. Presença de proteínas na urina
Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. O excesso de proteínas na urina pode ocorrer após a prática intensa de exercício físico, ingestão excessiva de proteínas ou de suplementos de proteínas ou pode ser indicativo de problemas nos rins, pressão alta não tratada e diabetes.
A presença de proteínas na urina pode ser detectada através do exame de urina e deve ser rapidamente tratada.
5. Infecção urinária
Uma infecção urinária pode provocar urina espumosa quando as bactérias entram na bexiga. Além da urina com espuma, geralmente outros sintomas estão associados como dor ou ardor ao urinar, urinar com frequência e sangue na urina. Depois da infecção urinária ser detectada pelo exame de urina, o médico prescreve antibióticos para tratar a infecção.
6. Problemas nos rins
Os rins têm a função de filtrar o sangue, resultando na produção de urina que depois é eliminada do organismo. Qualquer doença ou problema que afete os rins como infecção renal, insuficiência renal, pressão alta ou pedras nos rins, por exemplo, podem causar urina espumosa. Nestes casos, é importante fazer exames para identificar a causa e receber o tratamento adequado.
Além destas causas, a urina com espuma no homem também pode ser causada pela presença de sêmen na urina. Depois do contato íntimo, pequenas quantidades de sêmen podem ficar na uretra e ir até à bexiga quando ela está funcionando mal, causando urina espumosa. Esta situação deve ser avaliada e tratada pelo urologista.
Urina com espuma pode ser gravidez?
A urina com espuma não é sinal de gravidez, no entanto, se a mulher estiver grávida, a urina espumosa pode indicar a presença de proteínas na urina, o que pode ser sinal de pré-eclâmpsia.
A pre-eclâmpsia é uma complicação da gravidez caracterizada por pressão alta, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo que, quando não tratada, pode causar convulsões e colocar o bebê em risco.
por Dr. Arthur Frazão-Clínico geral
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário