Gases podem ser constrangedores quando estamos perto de outras pessoas e é um problema muito comum. Causados por consumo de alimentos gordurosos e ricos em fibras, além de antiácidos, bebidas com gás, sedentarismo, prisão de ventre e outros, os principais sintomas que acompanham os gases intestinais são a barriga inchada, flatulências, prisão de ventre, cólicas intestinais e dores abdominais. É essencial consumir muita água durante o dia e evitar o consumo de refrigerantes e outras bebidas com gás. O leite e seus derivados também devem ser evitados, assim como os alimentos ricos em carboidratos.
Foto: Reprodução
Receitas com ervas medicinais
O consumo de algumas ervas medicinais pode ajudar a evitar o problema e aliviar seus sintomas. Confira algumas receitas com estas ervas.
Chá de funcho com erva cidreira
Para cada xícara de água, use uma colher de sopa de erva cidreira e uma colher de sopa de funcho. Coloque as ervas em um recipiente, ferva a água e adicione ao recipiente onde foram deixadas. Tampe e deixe amornar. Depois coe e tome de três a quatro xícaras por dia. O chá não deve ser adoçado uma vez que pode causar os efeitos contrários ao esperado.
O funcho e a erva cidreira possuem propriedades medicinais que diminuem a concentração dos gases no intestino, além de ajudar a combater a prisão de ventre.
Chá de semente de erva doce
Para cada xícara de água, use uma colher de chá do fruto ou da semente da erva doce. Ferva a água e em seguida desligue o fogo. Adicione as sementes, tampe e deixe por dez minutos. Após o período, coe e consuma morno.
Chá verde e chá branco
O chá verde, encontrado em farmácias e mercados, possui manganês, potássio, ácido fólico e diversas vitaminas, além de desintoxicar, acelerar o metabolismo e melhorar o trânsito intestinal, um dos responsáveis pelo problema com gases. O chá branco é retirado da mesma planta do chá verde, portanto tem as mesmas propriedades. No entanto nele algumas são mais fortes.
Suco de rúcula
O chá de rúcula pode ser usado para o caso de gases estomacais. Para seu preparo, use duas folhas de rúcula para cada xícara de água. Lave bem as folhas de rúcula e coloque-as com a água no liquidificador. Bata bem, coe e beba.
Chá de folha de abacateiro
Para cada litro de água, você deverá usar 30g das folhas secas do abacateiro. Coloque as folhas em um recipiente, adicione a água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, deixe por mais cinco minutos e então desligue o fogo. Espere amornar, coe e beba. O ideal é ingerir uma xícara a cada hora, até observar a melhora dos sintomas.
É preciso ainda alertar que o uso dos chás não exclui a necessidade de ir ao médico para que haja um diagnóstico correto. As receitas apenas auxiliam no alívio dos sintomas e na eliminação dos gases.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário