sábado, 28 de fevereiro de 2009

A eficácia das dietas para emagrecer

www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Márcia Wirth

Recentemente, ficamos conhecendo os resultados do maior estudo científico já realizado comparando a eficácia das dietas para emagrecer.
O estudo foi realizado por especialistas da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard e publicado na revista inglesa de grande credibilidade no meio médico, o New England Journal of Medicine.

O trabalho avaliou as várias vertentes das dietas populares como a do Dr Atkins, que reduz carboidratos; a do Dr Ornish, que restringe o teor de gorduras e a Dieta do Mediterrâneo, com restrição da carne vermelha. São concepções totalmente diversas de dietas, mas após dois anos, o resultado com a perda de peso foi o mesmo, quando se comparou os diferentes grupos de pacientes submetidos às diferentes dietas. “Comprova-se então o que os estudiosos vêm afirmando há muito tempo. O que engorda não é consumir carboidratos, proteínas ou até gorduras. O que provoca o aumento dos estoques de gordura corporal é o consumo excessivo de calorias, sejam elas provenientes de chocolates, frutas, picanha ou pão”, afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

De maneira inversa, o que faz emagrecer não é tirar o pão, não comer arroz, abolir o jantar ou passar o dia comendo frutas. “O que realmente faz emagrecer é quando o total das calorias consumidas por uma pessoa é menor do que o total de calorias que essa pessoa ingeriu”, observa a médica.

A conclusão óbvia é a de que conseguimos emagrecer quando comemos menos ou gastamos mais, ou, o que é mais inteligente, ingerimos um pouco menos e gastamos um pouco mais. Parece simples, mas não é. Se fosse tão simples o mundo não estaria “tão gordo” como descreve o Dr. Barry Popkin em seu recém-lançado livro The world is fat ou O mundo está gordo.

“De acordo com o professor de Nutrição da Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos, somos 1,6 bilhões de pessoas com sobrepeso no mundo em oposição aos 700 milhões de desnutridos do Planeta. Em termos gerais, as razões para tamanho aumento de peso passam pelas transformações tecnológicas às quais estamos expostos, globalização, políticas governamentais e indústria de alimentos. Em termos individuais, as pessoas buscam formas práticas e possíveis de conseguirem perder peso e, nesse contexto, entram as várias dietas populares para emagrecer”, diz a endocrinologista.

De acordo com o estudo recém-publicado ao qual nos referimos no início do texto, quando pensamos em perder peso, o que importa são as calorias. “Entretanto, é bom que se esclareça que a perda de peso, por si só, não garante saúde. E que o objetivo de uma dieta, seja ela para emagrecer ou para engordar, para tratar uma pessoa com diabetes, com colesterol elevado, com hipertensão arterial ou com problemas de gordura no fígado deve sempre primar pelo poder de alimentar corretamente o indivíduo. Uma dieta deve, acima de qualquer coisa, ser saudável”, destaca Ellen Paiva, que também é médica nutróloga.

A partir desse contexto, as coisas todas mudam, quando analisamos as dietas, pois elas são totalmente diferentes em relação ao poder de promover nutrição e saúde. Uma dieta saudável deve atender às nossas demandas de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Logo, quando analisamos a Dieta Revolucionária do Dr Atkins, utilizada pelos participantes do estudo, podemos notar que ela se baseia em alimentos ricos em gordura saturada e não atende às nossas necessidades de micronutrientes. Ela emagrece, mas ela não serve aos preceitos de uma dieta saudável. “Não serve porque não alimenta de forma completa e não adianta dizer que isso pode ser alcançado associando-se um punhado de comprimidos e suplementos vitamínicos, porque isso é empírico. A dieta não serve porque sobrecarrega os rins, com excesso de proteínas, e as coronárias, com excesso de colesterol”, alerta a endocrinologista.

Uma dieta deve ser viável, além de saudável

Uma dieta, mesmo que saudável, para ser incorporada e se tornar viável deve atender à tradição de um povo e não pode ser mudada drasticamente. Um exemplo disso é o que acontece com a Dieta Mediterrânea. É conhecida, entre os países europeus, a baixa taxa de mortalidade por razões cardiovasculares entre os povos da área do Mediterrâneo - Itália, França, Espanha e Portugal - em relação aos países do norte e do leste europeu.

A explicação mais provável para esse fenômeno está relacionada à Dieta Mediterrânea, uma forma de alimentação cuja principal característica é sua riqueza em gordura monoinsaturada e polifenóis, provenientes principalmente do azeite. Os povos mediterrâneos consomem muitas frutas, cereais e hortaliças, vinho tinto regularmente e uma quantidade muito pequena de gordura saturada, sob a forma de carne vermelha. “O grande benefício da Dieta Mediterrânea pode estar na associação de vários alimentos benéficos juntamente com uma drástica redução no consumo de carne vermelha. Isso inviabiliza a imposição desse modelo de dieta a um povo que tem na carne vermelha um dos itens principais de seu cardápio. Essa dieta é muito saudável, mas pouco aplicável aos brasileiros”, diz Ellen Paiva.

Outro exemplo de dieta saudável e pouco viável para os brasileiros são as dietas orientais à base de soja. “Podemos consumir soja esporadicamente, podemos aprender a utilizá-la em nosso cardápio e até a preparar alguns pratos com ela, mas é muito difícil incorporar um cardápio com a quantidade de proteína de soja igual aos orientais. Aqui no Brasil é muito mais fácil preparar um cardápio onde a proteína vegetal seja o feijão, que além de profundamente arraigado em nosso costume alimentar, tem a riqueza nutricional adequada para compor com o arroz o nosso prato mais tradicional”, explica a médica.

“Ao analisarmos os resultados da pesquisa, podemos constatar que os autores conseguiram comprovar o que já afirmávamos antes: não são os carboidratos os vilões do ganho de peso e qualquer forma de redução calórica é eficaz, mas, para que essa eficácia se traduza em saúde, continuamos com as mesmas orientações anteriores: uma dieta deve ser balanceada e deve atender às necessidades nutricionais de uma pessoa. Não devemos nos engajar em dietas à base de proteínas, mas também não precisamos abolir toda a carne vermelha do nosso cardápio. O equilíbrio ainda é o objetivo na vida e nas dietas”, conclui a endocrinologista Ellen Paiva.

Zumbido


Fonte: Equipe Bem Estar
Uma sensação de incômodo que atinge muita gente,provocando desconforto e irritação: é o zumbido no ouvido. Mas você sabe como ele é provocado ?
Chamamos de zumbido no ouvido ao som que é percebido pelo indivíduo, mesmo que não haja qualquer fonte sonora externa.
Pode se manifestar de forma contínua ou intermitente e atinge de 11% a 17% das pessoas em algum momento da vida.
O zumbido pode ser o sintoma de alguma doença ou a conseqüência de alguma agressão sofrida pelo ouvido. As principais causas são: doenças do ouvido,como otites,aumento de taxas de glicose, triglicérides e hormônios, disfunções cardiovasculares, problemas nos dentes,ansiedade,depressão ou uso de certos remédios.
Determinando a causa, o tratamento não é complicado e atinge resultados rápidos, eliminando-se o problema em pouco tempo.
Por Marco de Cardoso

Frutas e hortaliças

Fonte: Equipe Bem Estar
Frutas e hortaliças são fundamentais na dieta de qualquer pessoa que queira levar uma vida mais longa e também mais saudável.
“Comer frutas,verduras e legumes é bom para a saúde”. A frase sempre falada pelas mães e avós de todo o mundo,já deixou de ser apenas um ditado e passou a ser uma comprovação científica.
Estudos recentes no Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos realizados em ratos de laboratório, reafirmaram a importância de frutas e hortaliças no nosso cardápio.
Os animais que comeram vegetais e frutas apresentaram,por exemplo, um risco menor de desenvolver tumores no esôfago.
Já aqueles que comeram mais carne vermelha se tornaram muito mais vulneráveis ao aparecimento deste tipo de câncer.
Por Marco de Cardoso

Alimentos ricos em açúcar podem piorar acne, sugerem estudos

Foto: Leif Parsons/NYT
Americanos com dieta controlada participaram de nova pesquisa.
Indícios são interessantes, mas novos dados ainda são necessários.

Anahad O'Connor Do New York Times

Uma dieta rica em açúcar pode causar acne?

Qualquer relação entre açúcar e acne tem sido descartada há muito tempo. Porém, agora cientistas estão re-analisando a questão.
Evidências do elo entre açúcar e acne são poucas, mas existem (Foto: Leif Parsons/NYT)
Nos últimos anos, estudos demonstraram que a real importância pode não ser o açúcar em si, mas o índice glicêmico do alimento, ou seja, a velocidade e a extensão na qual ele aumenta o nível de glicose no sangue. Alimentos com índices glicêmicos altos – e, portanto, capazes de elevar os níveis de glicose rapidamente – levam o corpo a liberar um fluxo de insulina e outros hormônios, que, segundo as suspeitas de alguns cientistas, são capazes de estimular a produção de óleo e inflamar a pele.

Para verificar a teoria, cientistas recrutaram 50 homens e garotos, com idades entre 15 e 25 anos, todos com acne, e acompanharam seu progresso durante doze semanas. Alguns participantes seguiram dietas ricas em alimentos hiperglicêmicos, como pão branco, cereais com açúcar e massa, enquanto outros receberam alimentos com mais proteína e escala glicêmica menor, como peixe, pão integral e frutas.

Ao final do estudo, publicado em 2007, os participantes do grupo da dieta hipoglicêmica tiveram uma redução muito maior nas lesões da pele e outros sintomas de acne em relação ao grupo-controle. Eles também demonstraram reduções nos níveis de andrógenos circulantes e livres, os hormônios masculinos conhecidos por causarem acne. Isso sugere que os hormônios desempenham, sim, um papel no processo. Outros estudos descobriram relações similares entre alimentos hiperglicêmicos e acne, apesar da afirmação dos cientistas de que é necessário realizar pesquisas mais profundas.

Conclusão: existem algumas evidências de que alimentos ricos em açúcar podem piorar a acne.

Especialista alerta sobre as dietas milagrosas de verão e indica cuidados com modismos

Fonte: Abril.com
Dieta saudável deve ser aliada a exercícios para emagrecer bem.

Receitas e cardápios que prometem grande perda de peso em pouco tempo costumam não oferecer equilíbrio de nutrientes para o organismo.
A estação mais quente do ano inspira o uso de roupas curtas e reveladoras. Para isso, o ideal é apresentar um corpo em cima, exibindo boas formas. Na tentativa de conseguir um corpo escultural, mas que não exija muito sacrifício, muitas pessoas buscam soluções fáceis nas “dietas de ocasião”, que proliferam nesta época.

A dieta do abacaxi, da fruta, da lua, do sol, do atum e da proteína, entre outras, que prometem perda de peso considerável em curto espaço de tempo, são muitas vezes inviáveis em longo prazo, tanto por não oferecerem um equilíbrio dos nutrientes como por serem extremamente restritivas.

No entanto, é cada vez mais fácil encontrar produtos que prometem a perda de peso muito rapidamente, principalmente na internet ou televisão. Muitas dessas supostas soluções apresentam risco para a saúde e não possuem recomendação da classe médica. Seguindo uma estratégia comercial, os redutores de peso são anunciados sempre nas proximidades do verão, quando as pessoas estão mobilizadas para entrar em forma.

“As dietas radicais podem apresentar efeitos quase que imediatos, mas podem causar danos sérios à saúde e resultar no famoso efeito “sanfona’”, diz Yolanda Schrank, médica endocrinologista do laboratório Lavoisier. “Como dificilmente o indivíduo consegue manter uma dieta severa e pouco palatável durante muito tempo e como normalmente, depois de alcançado o objetivo, o indivíduo volta a comer “errado” conforme fazia antes, invariavelmente o peso perdido é recuperado. Algumas vezes, até um pouco mais”, alerta a médica.

Além disso, Yolanda, o emagrecimento rápido, sobretudo quando não associado à prática regular de alguma atividade física, pode trazer problemas estéticos, como estrias e flacidez, além de desânimo ou cansaço, resultados da carência de alguns nutrientes. Por exemplo, as dietas com grande restrição de carboidratos são deficientes em vitamina E, A, tiamina, ácido fólico, cálcio, magnésio e zinco e as dietas com restrição de gorduras costumam ser deficientes em vitamina B 12.

A dieta ideal é a balanceada (que contém todos os grupos de alimentos) e deve ser feita sob medida para cada pessoa, respeitando as características de cada um (biotipo, peso e altura, entre outros). A dieta deve conter, portanto, carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais e também as “mal-vistas” gorduras. As gorduras ou lipídios, além de fornecer energia ao organismo são fundamentais na absorção de certas vitaminas e na fabricação de elementos vitais para o bom funcionamento do organismo, como os hormônios. Ou seja, o indivíduo que quer emagrecer deve comer de tudo um pouco, porém “diminuir” (não eliminar) as frituras, gorduras, massas e doces.

O ideal é evitar longos períodos de jejum. “O correto é fazer um fracionamento na alimentação diária, comendo de três em três horas, assim a fome diminuirá e você perderá peso com mais facilidade. Na hora da alimentação, os alimentos naturais e leves são os mais indicados, pois no calor a sensação de cansaço é maior devido ao clima quente”, alerta a especialista.

Também é muito importante aliar uma alimentação balanceada e saudável aos exercícios físicos ao longo do ano. Para quem não tem tempo de frequentar uma academia, a dica é caminhar sempre que possível, aumentando o ritmo gradualmente. Subir as escadas, ao invés de utilizar o elevador, caminhar uma quadra ou duas, ao invés de pegar o carro para comprar o jornal, por exemplo, já podem ser um ótimo começo.

“Ou seja, melhor que uma dieta com resultados que duram somente um verão é a mudança de estilo de vida. O ideal para tanto é a re-educação alimentar e a prática regular de alguma atividade física, que resultam em aumento na qualidade de vida e perda de peso sustentável, que tem tudo para durar toda uma vida”, conclui Yolanda.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Exercício melhora qualidade de vida na menopausa

Fonte: Yahoo
Pesquisa multidisciplinar realizada na Universidade de São Paulo (USP) constatou que a prática regular de atividade física foi mais eficiente para melhorar a qualidade de vida de mulheres na menopausa do que o tratamento com reposição hormonal, combatendo os sintomas típicos do período, como indisposição, fadiga, irritação, insônia, dores no corpo e ondas de calor. O trabalho, que envolveu as Faculdade de Educação e de Medicina, acompanhou 44 mulheres entre 45 e 58 anos.

Parte das mulheres que participaram da pesquisa entrou naturalmente na menopausa e o restante retirou o útero. Durante seis meses, elas tiveram o estado de saúde monitorado pelos pesquisadores e preencheram questionários sobre como estavam se sentindo no período. Para perceber o impacto dos exercícios, as mulheres foram divididas em quatro grupos - o que fez atividade física e tomou hormônios; o que se manteve sedentário e tomou hormônios; o que fez exercícios e tomou placebo; e, por fim, o que ficou sedentário e tomou placebo. A atividade física foi uma hora de bicicleta ergométrica três vezes por semana.

"O que aconteceu foi que somente as que fizeram exercícios tiveram melhora na qualidade de vida", explica Carolina Kimie Moriyama, uma das autoras da pesquisa, que foi publicada no periódico científico Journal of The North American Menopause Society. Segundo ela, as explicações estão relacionadas à liberação de endorfina, substância que provoca sensação de bem-estar, e ao efeito psicológico da interação com outras mulheres, aumentando assim o apoio social e a autoestima. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A diferença entre medo e fobia

Fonte: Yahoo
Por Adriana Bifulco
São Paulo, 26 (AE) - Você tem medo de escuro ou passa tremendamente mal só de ver a figura de uma barata na página de um livro? Então saiba então que as duas situações são bastante distintas.

De acordo com Rita Calegari, chefe do departamento de psicologia do Hospital São Camilo-Pompeia, na zona oeste da capital paulista, medo é uma reação de autopreservação. "Ele não deve ser combatido e eliminado. É desejável, saudável e importante para nossa sobrevivência", explica.

Existem, no entanto, aqueles que não têm medo. "Trata-se de um transtorno de humor, seus portadores são bipolares (têm duas polaridades: uma de depressão e outra de agitação psicomotora). A pessoa perde a noção do medo e do perigo", avisa Luiz Gonzaga Leite, chefe do departamento de psicologia do Hospital Santa Paula, em São Paulo, e doutor em psicologia pela PUC-SP.

Já a fobia, segundo Rita, é semelhante ao medo, mas nela existe um nível de ansiedade que interfere na vida cotidiana da pessoa. "Muitos que sofrem de fobia não a interpretam como doença, mas como falha do caráter e da personalidade. O fóbico reconhece que seu medo é excessivo, mas não consegue controlá-lo", enfatiza.

Rita explica que a fobia envolve transtorno de ansiedade em algum nível. De acordo com a profissional, para tratar tanto esse mal quanto a Síndrome do Pânico são necessários medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos. "A Síndrome do Pânico é um transtorno involuntário. O indivíduo tem um mal-estar súbito, que envolve taquicardia, sudorese, tremores, vertigens e sensação de desmaio. É um mal de difícil diagnóstico, pois até a pessoa chegar ao hospital, esses sintomas já passaram. Ela faz exames que não apontam nada. Essa síndrome provoca um grande impacto na rotina do paciente, pois ele não tem como prever quando vai acontecer".

Rita complementa que, tanto na Síndrome do Pânico quanto nos casos de fobia, o tratamento é feito com ansiolíticos e antidepressivos, além de terapia.

Perfil - Leite esclarece que as fobias atingem 10% da população. Na maioria das vezes, ele adverte, os fóbicos são inteligentes, responsáveis, sensíveis, com certa tendência a serem detalhistas e controladores. "Essas pessoas passaram, em algum momento de suas vidas, por alguma experiência de morte. São indivíduos metódicos, sistemáticos e controladores", diz Rita. "Eles têm ideia de controle através de rituais, gestos, tiques, não conseguem nomear o que estão sentindo. Eles criam rituais e acreditam que estão dominando a situação", acrescenta Leite.

De acordo com Rita, muitas vezes esses transtornos surgem diante de algum fato estressante que ocorre na vida do paciente. "Por isso é importante não desprezar sintomas, quanto antes o problema for diagnosticado, melhor.

As fobias mais comuns

1. Claustrofobia - mede de lugares fechados, como ambientes pouco ventilados, túneis, elevadores e até equipamentos de ressonância magnética e de tomografia;

2. Eritrofobia - medo de sangue;

3. Agorafobia - medo de lugares cheios de gente como shoppings centers, locais de shows, ruas de comércio e estádios;

4. Hidrofobia - medo de água, de entrar no mar e em piscinas;

5. Glossofobia - medo de falar para plateias;

6. Amaxofobia - medo de andar de carro;

7. Hipsiofobia - medo de altura;

8. Medo de animais domésticos, como gato e cachorro;

9. Medo de insetos ou animais peçonhentos;

10. Fobia social - É facilmente confundida com timidez. A pessoa tem medo de se expor, evita contato social e estar em evidência. Esses indivíduos têm dificuldade de envolvimento amoroso. Trata-se de uma timidez patológica;

Cientistas encontram pegadas humanas de 1,5 milhão de anos

Pegadas encontradas no Quênia revelam características de pé e modo de andar do homem moderno.
- Cientistas encontraram pegadas humanas de 1, 5 milhão de anos no Quênia, que revelam que os pés e o modo de andar de alguns dos primeiros hominídeos já eram bem parecidos com o do ser humano moderno.
As pegadas apresentam sinais de dedos pronunciadamente arqueados, curtos e alinhados, que diferem de pegadas mais antigas.
O tamanho e o espaçamento entre as pegadas - atribuídas ao Homo erectus - refletem a altura, o peso e o modo de caminhar do ser humano moderno.

A descoberta foi publicada na revista Science.

As pegadas não são as mais antigas pertencentes a um membro da linhagem humana, já que marcas do Australopithecus afarensis, de 3,7 milhões de anos atrás, foram encontradas em Laetoli, na Tanzânia, em 1978.
Estas pegadas, no entanto, mostram pés chatos e um ângulo bem maior entre o dedão e os demais dedos do pé, que indicam pés que ainda 'agarravam' o chão.
Ainda não se sabe exatamente como um pé mais parecido com o de macacos se desenvolveu para sua versão moderna.
De acordo com o principal autor do estudo, Matthew Bennett, da Universidade de Bournemouth, na Grã-Bretanha, existem relativamente poucos registros fósseis de ossos dos pés e das mãos.
"A razão é que carnívoros gostam de comer mãos e pés", afirmou Bennett à BBC News.

"Uma vez que a carne desaparece, existe uma série de pequenos ossos que não são preservados, então sabemos pouco sobre a evolução das mãos e dos pés nos nossos ancestrais."
As pegadas foram encontradas nas proximidades de Ileret, no norte do Quênia, em uma pequena colina com vários metros de sedimentos que os pesquisadores limparam cuidadosamente.
Eles encontraram duas séries de pegadas, uma cinco metros mais profunda do que a outra, separadas por areia, lodo e cinzas vulcânicas.
Através de comparações com amostras radioisótopas da região, os cientistas descobriram que as duas camadas de pegadas foram feitas com pelo menos 10 mil anos de diferença.
Outra característica fundamental descoberta com a série de pegadas é como o Homo erectus andava.
Há indícios de um grande peso no calcanhar, transferido em seguida para o canto externo do pé, progredindo para a parte interna e terminando com a elevação dos dedos.
"Isto é muito sintomático do estilo moderno de andar, e as pegadas de Laetoli não mostram estas mesmas características", disse Bennett.
A descoberta é uma importante peça para mapear a evolução dos humanos modernos, tanto em termos de fisiologia como na forma como o Homo erectus se relacionava com seu meio ambiente.
O Homo erectus foi um grande salto na evolução, demonstrando uma maior variedade de dieta e de habitat, e foi a primeira espécie da linhagem humana a sair da África.
Fonte: Estadao.com.br

Saúde - OMS anuncia redução na taxa de incidência de tuberculose

O Globo
RIO - Na semana em que se comemora a luta contra a tuberculose, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a taxa de incidência da doença tem declinado sensivelmente nos últimos anos, fruto do aumento das políticas públicas adotadas pelos ...

Diretor-executivo do UnAids defende uso de preservativos, mas ...

O Globo
BRASÍLIA - Ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, o diretor-executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UnAids), Michel Sidibé, defendeu o uso de preservativos na prevenção à Aids. ...

Senado aprova projeto para planos pagarem vasectomia e laqueadura

Correio da Bahia
O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (25) um projeto de lei que obriga os planos de saúde a custear despesas com planejamento familiar, como em cirurgias de vasectomia e laqueadura. A proposta ainda deve ser sancionada pelo presidente Luiz ...

SP confirma duas mortes por febre amarela silvestre

O Globo
SÃO PAULO - A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo registrou duas mortes provocadas pela febre amarela silvestre este ano no estado. No total, cinco casos da doença foram identificados, todos região de Botucatu: dois em Sarutaiá, a 347 km de São ...
Vacinação urbana começa em Botucatu Jornal da Cidade - Baurú

Prefeitura realiza combate à dengue

Diário de Natal
O trabalho de combate à dengue está mobilizando todos os setores da sociedade de Acari. A mostra disso foi o evento promovido pela secretaria de Saúde na primeira quinzena deste mês. Na ocasião, o encontro reuniu representantes de vários seguimentos ...

Ministério da Saúde começa a distribuir primeiro lote de kits dentais

O Globo
BRASÍLIA - O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira a distribuição de 40,6 milhões de kits de saúde bucal (pasta de dente e escova) em todo país em 2009. Os kits serão entregues para as equipes de Equipe de Saúde Bucal (ESB)e escolas públicas ...

SUS: avanços e desafios

O POVO Online
No ano passado, o Sistema Único de Saúde completou duas décadas de dificuldades, mas também, de avanços marcados pela socialização em todo o território nacional. Em 1988, iniciou o avanço de um processo constitucional que garante a saúde pública aos ...
ENCONTRO DE SECRETÁRIOS Diário do Nordeste (Assinatura)

Unimed escolhe nova diretoria hoje

Tribuna do Norte
A partir de hoje, a Unimed terá uma nova diretoria para os próximos quatro anos. A eleição ocorre das 9 às 19 horas, na Sede Social do América, eo resultado da apuração será divulgado logo após o término do pleito. Concorrem ao cargo o atual presidente ...

Quinze passam mal e Saúde recolhe frascos de soro

Jornal A Cidade
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto abriu sindicância para investigar uma possível contaminação em frascos de soro glicosado utilizados pela rede pública. Desde sábado, 15 pessoas passaram mal após receber o produto. ...
Soro está sob suspeita Gazeta de Ribeirão

Surto de dengue segue tendência de crescimento na capital

Correio da Bahia
O surto de dengue em Salvador tem fortes chances de se agravar, segundo a superintendente de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde da Bahia, Lorene Pinto. “A curva dos casos de dengue está começando a aumentar agora”. O aumento é potencializado ...

Operação Lei Seca na Glória reprova dois motoristas

O Globo
RIO - O governo do Estado promoveu na noite de quarta-feira e na madrugada desta quinta, na Avenida Beira-Mar, na Glória, zona sul da cidade, mais uma "Operação Lei Seca", com o objetivo de flagrar motoristas que insistem em dirigir após a ingestão de ...

Soares se reúne hoje com vereadores

Diário de Cuiabá
O secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares, se reúne hoje com os vereadores da Capital, às 9h. O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), propôs aos parlamentares a realização de uma reunião preliminar “as portas ...
Frente a frente Olhar Direto

Alternativa para reduzir fila do SUS

Jornal A Tribuna
Com uma fila de espera volumosa e crescente para cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prefeitos e secretários de Saúde da Amrec estiveram reunidos na tarde de terça-feira com a direção do hospital São Marcos, em Nova Veneza. ...

ACP lança campanha em defesa da saúde do professor

MS Notícias
A ACP – Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública realiza amanhã, das 8h às 17h, no clube de campo da entidade, o Encontro de Representantes Sindicais 2009. Na ocasião, será lançada a Campanha pela Saúde do Profissional da ...

Rosto vermelho após beber sinaliza risco de câncer

Terra Brasil
As pessoas cujos rostos ficam vermelhos quando elas bebem álcool podem estar em risco de mais do que um simples embaraço. O rubor pode indicar risco ampliado de um câncer de garganta mortífero, disseram pesquisadores. A resposta de enrubescimento, ...
Tamanho do texto Revista Época

Animais com mais de 2 anos não vão ser vacinados

Central Gazeta de Notícias
Para a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa o secretário de agricultura e abastecimento, Valter Bianchini, anunciou mudanças. A vacinação em animais com dois anos ou mais vai ser suspensa. Já para bovinos e bubalinos com até dois anos a ...

Substância presente em erva-daninha comum no Brasil pode ser ...

Diário Catarinense
A erva-de-são-simão (Vermonia scorpiodes), espécie frequentemente encontrada em pastagens, terrenos baldios e beira de estradas, contém substâncias que podem se tornar uma nova esperança no combate ao câncer. Pesquisadores do programa de mestrado em ...

Brasil desenvolve novo fármaco contra tuberculose

Estadão
SÃO PAULO - Um novo fármaco desenvolvido por pesquisadores brasileiros, em parceria com universidades chilenas e americanas, será apresentado hoje como alternativa no tratamento de doenças infecciosas, entre elas a tuberculose. ...

Musical tem inscrição pelo site MySpace

O Globo
RIO - Atenção, atores! O musical "Spring awakening - O despertar da primavera" abriu seleção para a escolha do elenco do espetáculo. Até esta quinta-feira as incrições podem ser feitas pelo site MySpace (clique aqui) . ...
V

Medicamentos terão reajuste até o dia 15 de março

O POVO Online
A população terá que conviver com medicamentos mais caros já em meados de março. Mais de 20 mil remédios sofrerão reajustes ea Anvisa adianta que só os homeopáticos, fitoterápicos e isentos de prescrição médica vão ficar de fora do pacotão de aumentos ...

Bons hábitos podem evitar câncer em 30%

Estadão
Cerca de 30% dos casos de 12 tipos de câncer registrados no Brasil poderiam ter sido prevenidos com hábitos saudáveis, como dieta equilibrada, controle do peso e prática regular de exercícios. O resultado está em relatório divulgado ontem que mapeou a ...

PAM Cavalcanti estende campanha de combate à Aids no carnaval

Correio do Brasil
O carnaval acabou, mas a campanha Caia na folia, entre na dança! Curta o Carnaval com segurança! do Posto de Atendimento Médico (PAM) Cavalcanti, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil continua até o fim da próxima semana. O objetivo é incentivar a ...

CNBB e bióloga vão ao STF contra aborto de anencéfalos

O Globo
BRASÍLIA - Cientistas e religiosos foram nesta quinta-feira aos gabinetes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em busca de votos no julgamento que definirá se mulheres grávidas de fetos sem cérebro (anencéfalos) terão ou não direito a ...

Mutações do vírus HIV variam conforme região do planeta, diz estudo

G1.com.br
Barcelona, 25 fev (EFE).- As mutações do vírus da aids dependem da genética dominante de cada local do planeta, segundo um estudo internacional que contou com a participação de 2.800 pessoas infectadas pelo HIV. Atualmente, as mutações do vírus são um ...

Médicos de Aracaju param por 24 horas

O Globo
ARACAJU - Médicos da rede municipal de saúde de Aracaju, capital de Sergipe, estão de braços cruzados nesta quinta-feira. A categoria resolveu fazer uma paralisação de 24 horas, como forma de advertência para a prefeitura que, segundo eles, ...

Dengue já sobrecarrega unidades de saúde de BH

UAI
Os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) confirmam o que se vê pelos postos de atendimento e unidades de pronto atendimento (UPAs): a dengue em Belo Horizonte faz cada vez mais vítimas. Já são 275 casos confirmados, o que representa ...

Criança com suspeita de dengue hemorrágica apresenta quadro estável

Infonet
O quadro de saúde do garoto David Araújo de Souza, de 1 ano e 5 meses, que deu entrada no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), com suspeita de dengue hemorrágica continua estável. Na manhã desta quinta-feira, 26, um teste rápido foi realizado para ...

Saúde: Geraldo vê avanços em novo contrato

Agora MS
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) considera que houve avanços na elaboração do novo contrato entre a Prefeitura de Dourados e Hospital Evangélico, principalmente com a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que contempla algumas das ...

MINISTÉRIO CREDENCIA MAIS DOIS MUNICÍPIOS DE SERGIPE DENTRO DO ...

Fax Aju
O estado de Sergipe vai contar com mais quatro equipes da estratégia do Programa Saúde da Família. Portaria publicada em 20 de fevereiro, no Diário Oficial da União, credencia as equipes de Saúde da Família e autoriza o pagamento de incentivo ...

Mulher é ferida em tentativa de assalto em Novo Hamburgo

Zero Hora
Uma jovem foi baleada por volta das 23h50min de quinta-feira, em uma tentativa de assalto, no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O crime aconteceu na Rua Boa Saúde. Conforme informações da Brigada Militar, Priscila Amaral Borges, ...

Mauá cancela contrato com ONG da Saúde

Diário do Grande ABC
O polêmico contrato firmado entre a Prefeitura de Mauá eo Instituto Sorrindo Para a Vida já tem prazo certo para terminar: amanhã. A Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) será substituída pela Unifesp (Universidade Federal de São ...

Médicos expõem péssimas condições de hospital no RN

G1.com.br
Há quase dois meses, a saúde pública no Rio Grande do Norte passava por um caos por causa a falta de profissionais de saúde, enquanto o contrato do governo com as cooperativas médicas não era renovado. Agora, médicos do Hospital Santa Catarina, ...

Orçamento de Obama reduz índices, setor de saúde sofre

O Globo
NOVA YORK (Reuters) - Os mercados acionários dos Estados Unidos caíram numa sessão volátil nesta quinta-feira, à medida que investidores liquidaram ações de empresas de saúde, como a Merck & Co, com preocupações de que a proposta orçamentária do ...

Cientistas testam com sucesso coquetel de remédios contra tuberculose

G1.com.br
Washington, 26 fev (EFE).- Cientistas americanos usaram com sucesso um coquetel de dois remédios para matar, em laboratório, a bactéria que causa a tuberculose, revelou um relatório sobre o estudo publicado hoje pela revista "Science". ...

SAÚDE: Unimed é obrigada a liberar cirurgia com vídeo a obeso

Gazeta Mercantil
CUIABÁ (MT), 27 de fevereiro de 2009 - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou à Unimed que adote o método de videolaparoscopia (com a utilização de uma microcâmera de vídeo) em uma cirurgia de redução de estômago, por oferecer menor risco e ...

Medicina ABC dará curso para professores sobre

ABC Reporter
O Centro de Estudos de Neurologia e Aprendizagem da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC realizará entre março e junho "Curso de Atualização em TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) para Educadores". ...

Gerência de saúde realiza encontro regional

O Norte de Minas
Com o objetivo de apresentar as políticas públicas e os programas estruturadores implantados pelo Governo de Minas Gerais na área de saúde, a Gerência Regional de Saúde de Montes Claros realiza o 1º Encontro Regional de Saúde 2009. ...
Apresentação de projeto

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.