Ponha à mesa versão que mais combina com a sua dieta e com sua necessidade diária
Entre os componentes da boa alimentação, as fibras presentes em cereais e alimentos integrais já marcam presença há anos como item de grande importância nutricional. Os cereais integrais possuem grande quantidade de fibras alimentares além de vitaminas e minerais, afirma a nutricionista Karina Gallerani. Além de gostosos, os cereais ajudam na redução do colesterol e triglicérides, controlam a glicemia, aumentam a sensação de saciedade e aliviam a prisão de ventre.
Antes de escolher, preste atenção no rótulo e repare se a fórmula contém açúcar, xarope de milho ou mel. Em caso positivo, o valor energético vai às alturas. Nesse caso, o bom mesmo é recorrer às versões sem açúcar ou light. Para quem tem diabetes, não tem jeito: é preciso controlar o consumo. Para dar uma variada no sabor, inclua leite, iogurte ou frutas.
À base de fibras
Ideal para pessoas com problemas de prisão de ventre. As fibras ajudam a diminuir os níveis do colesterol e facilitam a eliminação de compostos tóxicos pelo organismo, porém, não é aconselhável usá-las durante os exercícios, pois podem aumentar o trabalho digestivo quando a prioridade é o trabalho muscular, podendo atrapalhar o desempenho do atleta.
Com açúcar
Ideal para as crianças e adolescentes (desde que não estejam acima do peso), já que gastam muita energia. Pode ser servido com leite e pedaços de frutas.
Sem açúcar
Ideal para pessoas com diabetes e também pessoas que querem perder peso sem adicionar as calorias extras do açúcar na alimentação. A combinação com uma fruta e iogurte é uma ótima ideia.
Granola
Rica em fibras e vitaminas do complexo B, a granola auxilia no bom funcionamento intestinal. Se o objetivo for manter ou perder o peso utilize leites e iogurtes desnatados ou sucos de frutas para misturar com a granola. Existe também a versão livre de açúcar, que é uma opção para quem não pode ou não quer ingerir as calorias desse alimento.
De chocolate
O chocolate não apresenta nenhuma ameaça à saúde, quando ingerido com moderação, já que este é um alimento rico em calorias. Os cereais de chocolate formam uma perfeita combinação contendo minerais importantes como cálcio, ferro, sódio, zinco, fósforo além de vitamina C e do complexo B (B1, B2, B6 e B12). Ideal para crianças, adolescentes e adultos. Para as mulheres, o chocolate também auxilia amenizando os sintomas da TPM.
Pout-pourri de cereais
É o caso do müsli, composto por uma mistura de cereais ricos em fibra, geralmente trigo e aveia. Também é enriquecido com frutos secos (nozes, amêndoas, passas, etc.) e desidratados (maçã, banana, coco). Ajuda no funcionamento do intestino, mas conta com calorias extras. Atenção quanto à dieta.
Aveia
Entre os cereais integrais, a aveia merece destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano. Possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Ideal sua combinação com leite, mingau e iogurtes.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário