O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da pigmentação natural da pele. A melanina é a substância responsável por dar cor à pele.
Mãos com manchas causadas pelo vitiligo
Nas pessoas que sofrem com o vitiligo, a ausência dessa substância ocasiona manchas esbranquiçadas em algumas regiões do corpo. Essas lesões podem aparecer de forma isolada ou se espalhar pelos membros, genitais, cotovelos rosto e joelhos.
Estima-se que o vitiligo atinja de 1 a 2% da população mundial, mas não existem teorias bem estabelecidas sobre as causas do problema.
Sintomas do Vitiligo
O único sintoma do vitiligo são as manchas brancas que podem surgir em diferentes partes do corpo. Dito de outro modo, a doença não traz outros prejuízos para a saúde, que não os problemas estéticos. A medicina não dá conta de prever com ocorrerá o desenvolvimento do vitiligo nos pacientes. Existem casos mais danosos, em que as manchas se espalham rapidamente, e outros com ocorrência restrita do problema. É importante ressaltar que a doença não é contagiosa e que existem várias possibilidades de tratamento para quem sofre com o vitiligo.
Tratamento
O tratamento para as manchas causadas pelo vitiligo vai depender do estágio da doença, além de outros fatores relacionados ao próprio paciente. Geralmente, recomenda-se o uso de pomadas à base de corticoides e produtos que estimulem a produção de melanina. Em situações mais avançadas, quando as manchas tomaram mais de 50% do corpo, os médicos também podem aconselhar a despigmentação total da pele – como foi o caso do cantor Michael Jackson.
Os interessados em tratamentos alternativos devem ter em mente que as manchas dificilmente desaparecerão por completo. Além disso, o estado emocional do paciente pode intervir diretamente no resultado de qualquer tratamento. O uso da ginkgo biloba pode colaborar para a redução das manchas, assim como a suplementação com vitamina C e vitamina B12. A medicina popular acredita ainda que algumas ervas reduzem o vitiligo, como é o caso da erva de são joão, mama cadela, babosa e bardana.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário