Sabe aquela fase da dieta em que o ponteiro da balança empaca e, mesmo comendo pouquinho, você não consegue emagrecer? Tome uma xícara de chá. Isso mesmo! Algumas plantas e até temperos, quando preparados na forma de infusão, podem dar uma ajuda e tanto para eliminar os quilos extras. "Mas atenção: grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças e quem toma medicamentos ou tem doenças cardiovasculares não devem consumir essas bebidas sem antes conversar com o médico", avisa a nutricionista Bruna Murto.
Confira aqui os benefícios desses ingredientes e veja como consumi-los para perder peso de forma natural e sem prejudicar a sua saúde!
Atenção: os chás não fazem milagres! Não adianta tomar a bebida o dia todo e abusar de alimentos ricos em açúcar e gordura. O ideal é adotar um cardápio com poucas calorias para ajudar a perda de peso.
Conheça sete chás que emagrecem com saúde
1- Laranja amarga
Turbina a queima de calorias
Por que emagrece?
"A fruta contém pectina, uma fibra que provoca sensação de saciedade. Sua casca ainda contém sinefrina, uma substância que acelera o metabolismo e ajuda a queimar as gordurinhas", afirma Bruna.
Como consumir?
A casca da fruta, sem a película branca, deve passar por um processo de maceração. Pique bem ou amasse-a com um pilão. Em seguida, coloque 2 colheres (chá) da casca macerada em um recipiente, acrescente 150 ml de água fria e deixe descansar por 24 horas. Coe em um tecido fino. Tome 2 xícaras (chá) da bebida por dia. "Você também pode encontrar o produto em farmácias de manipulação", diz a nutricionista.
2- Chá-verde
Adeus, pneuzinhos
Por que emagrece?
Acelera o metabolismo, diminui a absorção de gordura e tem ação diurética.
Como consumir?
Acrescente 1 colher (sopa) das folhas do chá-verde em 1 xícara de água fervendo. Tampe e deixe em infusão de quatro a oito minutos. Coe, tome em seguida ou, se preferir, consuma gelado. Mas não volte a aquecer a bebida.
3- Hibisco
Dá uma enxugada básica
Por que emagrece?
Encontrado em lojas de produtos naturais, o chá da flor de hibisco auxilia na redução de gordura, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos.
Como consumir?
Prepare a bebida na proporção de 1 colher (sopa) de flor de hibisco para 1 litro de água. Ferva por cinco minutos e desligue o fogo. Tampe, deixe descansar por dez minutos e coe. Tome quente ou fria.
4- Gengibre
Fome sob controle
Por que emagrece?
Aumenta a sensação de estômago cheio e reduz o apetite, eliminando a gula. O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, eleva a temperatura do corpo e, por isso, acelera o metabolismo. De quebra, também estimula a queima de gordura.
Como consumir?
"Coloque 1 colher (café) de gengibre picado em uma panela com 1 xícara de água fria e leve ao fogo, deixando ferver por cinco a dez minutos. Beba até 3 xícaras do chá por dia", ensina Bruna.
5- Cavalinha
Inchaço zero
Por que emagrece?
Tem efeito diurético. Por isso, diminui a retenção de líquidos e controla a ansiedade, reduzindo a compulsão por comida.
Como consumir?
Aqueça 150 ml de água filtrada. Quando começar a ferver, apague o fogo e coloque em uma xícara com 1 colher (chá) de folhas de cavalinha. Tampe, deixe descansar por dez minutos, coe e tome. Consuma, no máximo, 3 xícaras por dia.
6- Carqueja
O fim da barriga
Por que emagrece?
Regula o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre, e ainda atua na quebra da gordurinha abdominal.
Como consumir?
Aqueça 1 xícara de água filtrada. Quando ferver, apague o fogo e coloque em uma xícara com 1 colher (chá) da erva. Tampe, deixe descansar por dez minutos, coe e tome. Consuma, no máximo, 3 xícaras por dia.
7- Alcachofra
Digestão perfeita
Por que emagrece?
Favorece a desintoxicação do organismo, acelera o metabolismo e colabora na digestão de gorduras, dificultando sua absorção.
Como consumir?
Aqueça 1 xícara de água filtrada. Quando ferver, apague o fogo e acrescente 1 colher (chá) das folhas de alcachofra. Tampe, deixe descansar por dez minutos, coe e tome. Consuma, no máximo, 3 xícaras por dia.
Importante: Para consumir quaisquer desses chás consulte um médico e um nutricionista, (mesmo que você não se enquadre nos quesitos acima) pois podem haver efeitos colaterais desconhecidos que comprometam sua saúde e qualidade de vida.
fonte: M de Mulher, Revista Ana Maria
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário