A síndrome metabólica, conhecida também como síndrome X, de Reaven ou resistência a insulina é uma condição que é associada a sintomas tais como a obesidade, a glicose alterada, o colesterol elevado, triglicérides e pressão alta.
Em outras palavras, uma pessoa tem síndrome metabólica se apresenta três ou mais destas anormalidades metabólicas:
Excesso de gordura principalmente na área abdominal ou cintura (mais de 100 cm nos homens e mais de 90 cm no caso das mulheres).
Altos níveis de triglicérides no sangue (maior do que 200 mg/dL).
Concentrações muito baixas de colesterol bom ou HDL no sangue (menos do que 50 mg/100 ml em mulheres, e menos do que 40 mg/100 ml em homens).
Pressão arterial alta (130/85 mmHg ou superior).
Aumento dos níveis de glicose em jejum, quando se apresentam valores iguais ou superiores a 100 mg/dL.
As razões exatas que causam o desenvolvimento desta síndrome ainda são desconhecidas, mas sabe-se que os diabéticos e as pessoas que sofrem hiperinsulinemia, têm mais risco de sofrer.
Remédios caseiros para a sindrome metabólica:
Tome diariamente 1 colher de chá de lecitina de soja.
Ingerir alcachofras, acelga e rabanetes negros em saladas diariamente, já que, de acordo com estudos realizados, esses alimentos são ricos em antioxidantes associados a uma redução nos fatores de risco para a síndrome metabólica.
Realizar infusões de cardo mariano, já que contém silimarina, que ajuda a metabolizar melhor os alimentos. Também é possível adicionar suas folhas tenras e sem espinhos para as saladas.
Despeje 1 raiz picada de salsaparrilha previamente lavada em um copo de água fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 a 2 xícaras por dia.
Tome uma colher de sopa de farelo de aveia diariamente no café da manhã, almoço e jantar.
Cozinhe um punhado de alpiste em 1 xícara de água por 7 minutos. Adicione o suco de meio limão e beba 2 xícaras por dia.
Tomar 3 xícaras por dia de chá verde, já que é um antioxidante que ajuda a prevenir os problemas cardiovasculares e aumenta a sensibilidade à insulina.
Consuma 1 xícara de infusão de canela por dia. Este remédio, como indicado acima, ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina.
Coma 2 dentes de alho cru diariamente. De acordo com estudos o alho cru pode reduzir as gorduras prejudiciais do sangue.
Recomendações: É importante que as pessoas com maior probabilidade de sofrer desta síndrome comecem o quanto antes uma mudança de hábitos até aquelas mais saudáveis, porque, caso contrário, podem desenvolver complicações, como a coagulação sanguínea excessiva, aterosclerose, doenças do coração e diabetes no futuro. Para isso se recomenda:
Perder peso (se você for obeso).
Realizar uma rotina de exercícios como caminhar ou nadar.
Realizar exames de sangue regulares, a fim de controlar os níveis de açúcar, colesterol e triglicérides no sangue.
Siga uma dieta equilibrada, reduzindo a ingestão de gordura saturada encontrada na carne vermelha, manteiga, queijo e óleo hidrogenado, pelo menos 200 mg ao dia, e substitua por alimentos como peixes (tanto branco como azul; este último tem ácidos graxos Omega 3, aves cozinhadas sem pele, laticínios com pouca gordura e óleos poli-insaturados, como o de milho, de girassol e de soja.
Aumentar, diariamente, o consumo de fibra solúvel e vegetal.
Deixar de fumar.
Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
fonte:http://www.saudedicas.com.br/remedios-caseiros/remedios-caseiros-para-a-sindrome-metabolica-2830345
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.