Exagerou nas festas de fim de ano e um pouco depois também? Então está na hora de desintoxicar o organismo e ficar em plena forma para curtir o melhor do verão. Saiba como á seguir.
Causas e sintomas da intoxicação
Basta exagerar um pouco no consumo de guloseimas e petiscos que a intoxicação bate a sua porta e causa estragos. Falta de apetite, inchaço, náuseas, vômitos e diarreia são apenas alguns dos sintomas.Sem falar aquela sensação de que passou da conta. A desintoxicação consiste no processo de eliminação dos excessos e das toxinas acumuladas no organismo.
Os vilões e mocinhos dessa história
Essas toxinas são substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo na poluição. Se por um lado, a alimentação pode causar intoxicação, por outro lado, existem alimentos como frutas e grãos, que ajudam a desintoxicar o organismo de forma natural e saudável. A seguir, a nutricionista da Unifesp e da Fundação Uniban, Ana Maria Figueiredo preparou uma lista com alimentos para lá de recomendados para esta missão.
Aposte nos alimentos desintoxicantes para ficar magro e saudável nesse verão
1- Abacaxi
O abacaxi é diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado.
2- Arroz integral
Rico em fibras, o arroz integral faz o intestino funcionar melhor e favorece a eliminação de toxinas, mantendo a pele saudável.
3- Maçã
A maçã é rica em fibras, que funcionam como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. É recomendada nas afecções de estômago, bexiga e rins. Antiácidas, ativam o fígado e dissolvem o ácido úrico, que retém líquidos no organismo.
4- Mel
Além de adoçar sucos e chás, o mel pode ajudar a tratar muitas doenças, como gripe, asma, amigdalite e bronquite. Delicioso e fresco ainda auxilia problemas de circulação e dos músculos.
5- Melancia
A melancia tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Uma ótima receita é preparar o suco de melancia com gengibre, outro poderoso desintoxicante.
6- Laranja
A laranja tem ação desintoxicante e auxilia o funcionamento intestinal, principalmente quando ingerida com o bagaço.
7- Gengibre
O gengibre estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo. Contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rico em fibras e é usado como um alimento digestivo e refrescante.
8- Couve
A couve carrega doses de ferros, que ajuda na formação de hemoglobina que transporta oxigênio para os tecidos.
9- Berinjela
A berinjela é muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de indigestão e prisão de ventre.
10- Hortelã
A hortelã é uma erva rica em vitaminas A,B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio), que exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, pode ser utilizada em chás, saladas e preparações em geral. Uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã.
11- Salsão
O salsão é rico em fibras, que favorecem o trânsito intestinal.
12- Água
Fundamental para uma boa hidratação e desintoxicação nesses dias muito quentes, também é responsável por transportar os nutrientes para as células nutrindo o organismo e deixando-o muito mais saudável e disposto. Consuma de um litro e meio á dois por dia ou conforme a necessidade de seu corpo.
Um bom indicador para saber a quantidade correta a beber é a cor e o volume da urina. Se estiver amarelo escura e em pouca quantidade, é preciso ingerir mais.
Se estiver clarinha e abundante você está consumindo a dose diária recomendada para manter a saúde, principalmente do aparelho urinário evitando uma indesejável infecção de urina muito comum nessa época do ano devido ao calor extremo que faz com que o organismo absorva todo líquido para equilibrar suas funções vitais e não produza urina suficiente para limpar rins e bexiga. Portanto, não se esqueça da água!
Atenção: Esses cuidados com a alimentação são imprescindíveis para a saúde. Porém se já estiver com sintomas de desintoxicação, ou se deseja maiores informações consulte um médico e um nutricionista e curta numa boa suas férias de verão.
fonte:http://www.guiadanutricao.com/2014/01/dieta-detox-verao.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário