A trombose é um dos problemas que pode afetar a nossa circulação sanguínea e é caracterizada pela formação de coágulos que podem desencadear doenças cardiovasculares.
Para este tipo de condição a melhor opção é a prevenção e eliminação dos fatores de risco como colesterol elevado, hipertensão arterial, dislipidemia, entre outros.
Os problemas de circulação podem ser provocados por diferentes motivos e um deles é a trombose. Esta doença é caracterizada pela formação de coágulos que podem desencadear doenças cardiovasculares. Por isso, é muito importante conhecer quais são os sintomas.
A trombose, também conhecida como trombose venosa profunda ou TVP é uma das doenças que afeta a circulação sanguínea em pessoas com mais de 60 anos. Estar atento aos sintomas que poderiam apresentar esta doença, pode te ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, e outras doenças como acidente vascular cerebral (AVC).
Sintomas de trombose:
Dor nas pernas.
Mudanças na coloração da pele.
Presença de inflamação nos membros inferiores, devido a um edema.
O aumento da temperatura na pele da área afetada.
Os coágulos de sangue podem se formar quando, por alguma razão, se reduz o fluxo de sangue. Por isso, é essencial cuidar de outros fatores de risco cardiovascular que podem afetar a circulação, como a formação de placas de ateroma e o excesso de peso.
Embora valha a pena esclarecer que as placas de gordura e os coágulos são diferentes fatores de risco e têm origens diferentes, ambos podem desencadear um problema cardiovascular que pode prejudicar a qualidade de vida de quem sofre. Você pode sofrer de isquemia ou infarto do miocárdio.
Por outro lado, os coágulos são transportados pelo sangue, e podem se alojar em qualquer órgão ou região do corpo.
Por isso, é muito importante realizar controles periódicos com o seu médico para reduzir o aparecimento destes fatores de risco, que podem prejudicar órgãos muito importantes como o coração, o cérebro ou os pulmões.
Se você sofre de trombose venosa profunda, precisa controlar outros fatores de risco que podem afetar o coração ou outros órgãos, como, por exemplo, dislipidemia, hiperglicemia e hipertensão arterial.
Enquanto a trombose tem seu tratamento médico, a alimentação e os remédios naturais e caseiros poderiam te ajudar a prevenir um episódio desta natureza.
Leve em conta estes sintomas, e diante de qualquer preocupação, não hesite em buscar atendimento e consultar o seu médico.
Para conhecer mais sobre este tipo de problema circulatório, recomendamos a leitura do artigo: “Tromboflebite“.
fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário