Em algumas ocasiões já mencionamos os benefícios da dieta Dukan para a saúde e como ela funciona. Hoje queremos chamar a atenção para os efeitos que a dieta Dukan tem sobre o coração, já que se trata de uma dieta desequilibrada e que ao longo do tempo pode ter consequências não tão benéficas para a saúde do coração.
A dieta Dukan é uma das dietas mais populares nos últimos tempos. Esta dieta promete perder peso rapidamente, e em um primeiro momento, reduzir alguns fatores de risco cardiovasculares. Mas por se tratar de uma dieta desequilibrada poderia provocar, em longo prazo, efeitos adversos sobre o coração que causam doenças cardíacas.
Existem muitas dietas hiperproteicas famosas, mas a dieta Dukan é uma das mais chamativas e que tem atraído adeptos e detratores. São muitas as pessoas que fizeram e fazem esta dieta com o objetivo de perder peso rapidamente e de forma eficaz (objetivo muito bom na verdade para aqueles que precisam reduzir seus níveis de colesterol, triglicérides e proteger o coração da aterosclerose).
A dieta Dukan é uma dieta desequilibrada e restritiva que consiste em diferentes fases e, que em uma primeira instância pode causar certo efeito de redução do colesterol. No entanto, se esta dieta é mantida ao longo do tempo poderia causar problemas cardiovasculares, já que o consumo elevado de proteínas tem sido associado a este tipo de doenças, além de outras patologias. Esta afirmação foi feita pela Associação de Dietistas-Nutricionistas da Espanha, em março de 2011.
Aparentemente, este tipo de dietas desequilibradas, especialmente pelo grande fornecimento de proteínas de origem animal, se associa a um excesso de gordura saturada, contribuindo para o aumento do colesterol LDL ou colesterol ruim.
Essas gorduras podem ser depositadas nas artérias e reduzir o tamanho das mesmas, impedindo a normal circulação do sangue. Se o sangue não circula adequadamente, as chances de sofrer doença cardiovascular aumentam.
Esse processo se produziria como resultado da realização de dietas desequilibradas como a dieta Dukan. É importante, também, ter em mente que não é a única complicação que pode provocar, já que existem grandes chances de sofrer doença renal e doença hepática.
Se você sofre de obesidade, é importante perder peso para reduzir os fatores de risco, como colesterol e triglicérides, mas fazê-lo com uma dieta equilibrada, rica em fibras, rica em ácidos ômega 3 e baixa em gorduras saturadas e açúcares.
Lembre-se que é importante se colocar nas mãos de um médico, e fazer uma dieta indicada para você, sem colocar em risco sua saúde cardiovascular.
fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário