Além de se usar na cozinha, o alho é um elemento natural com múltiplos benefícios que podem ser muito apropriados para diferentes doenças. No entanto, é imprescindível ter em conta os efeitos colaterais deste alimento e quando deve evitar seu consumo. Por isso, em umComo queremos explicar a você em detalhes quais são as contraindicações do alho.
Instruções
Em primeiro lugar, destaca-se que as contraindicações do alho se aplicam especialmente no caso das pessoas que utilizam este alimento de forma recorrente como remédio natural para determinadas doenças, e sobretudo, àqueles que tomam alho em suas formas medicinais como as cápsulas de alho e demais preparações. Por outro lado, o consumo de alho como tempero alimentar ou consumido de forma esporádica não estará tão diretamente relacionado com isso.
O alho é um alimento que pode ser difícil de digerir e é por isso que as pessoas com o estômago delicado ou propensas ao refluxo, a acidez e demais condições gástricas, deverão moderar ou inclusive cessar o consumo de alho para evitar irritar as mucosas. Assim, caso sofra de algum problema gastrointestinal, deverá consultar antes o seu médico a respeito da conveniência de recorrer ao alho como tempero ou remédio natural.
Além disso, aqueles que tenham problemas de coagulação sanguínea ou sangramento deverão evitar comer alho ou usar em qualquer tipo de preparação. É que este alimento conta com um notável poder anticoagulante natural que será contraproducente nestes casos e inclusive perigoso para a saúde.
Pelo mesmo motivo, o alho também não será apropriado para pessoas que passaram por intervenção cirúrgica ou aqueles que vão ser operados, já que poderia dificultar a cicatrização.
As pessoas diabéticas e, em especial as que tomam remédios como tratamento da diabetes, deverão ter muita precaução com o alho, já que possui efeitos hipoglicemiantes, ou seja, capaz de reduzir os níveis da glicose. Assim, o alho ou os preparados à base deste produto natural podem fazer descer a glicose no sangue e causar problemas.
Por seu alto conteúdo em iodo, também deverão reduzir o consumo ou parar de consumir alho as pessoas com hipertireoidismo. É que os alimentos com este mineral estimularão a secreção de tiroxina, o hormônio que a glândula tireoide produz em excesso nas pessoas com esta doença.
A respeito do alho durante a gravidez e a amamentação, poderá consumir em quantidades moderadas ainda que não se recomenda o tratamento com preparações como as cápsulas de alho e outras formas medicinais. No entanto, em qualquer caso, deverá consultar sempre o ginecologista ou médico para evitar complicações.
Do mesmo modo, o alho pode interferir em determinados tratamentos farmacológicos, por isso não será apropriado em pessoas que estão tomando medicamentos:
Anticoagulantes.
Para condições cardíacas.
Anticoncepcionais.
Para a diabetes.
Além disso, as pessoas que estejam sob outros tratamentos médicos, também deverão consultar seu médico para conhecer as possíveis contraindicações do alho em seu caso em particular.
fonte
por Sara Viega
Nenhum comentário:
Postar um comentário