sexta-feira, 20 de maio de 2016

Câncer de Bexiga: Sintomas e Fatores de Risco


Existem vários tipos de câncer que afetam diferentes partes do nosso corpo, um deles é o câncer de bexiga. Este tipo de câncer pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas mais velhas. Como qualquer tipo de câncer o diagnóstico precoce melhora o prognóstico e a chance de tratamento.

Como seu nome indica, o câncer da bexiga, ocorre neste órgão que tem a forma de globo, que se encontra na área pélvica e que é responsável por armazenar a urina. Embora geralmente o câncer de bexiga afete os adultos mais velhos, pode ocorrer em qualquer idade. Se você quer conhecer quais são os sintomas e os fatores que aumentam o risco de sofrer esse tipo de câncer, não deixe de ler…

Na maioria dos casos, o câncer de bexiga é diagnosticado em uma fase precoce, quando é possível combater com tratamento. No entanto, por essa mesma razão, o câncer de bexiga pode ser recorrente e, por isso, deve ser controlado durante muitos anos depois de finalizado o tratamento para evitar que se desenvolva novamente.

Câncer de bexiga é mais comum em homens do que em mulheres. No entanto, as mulheres também podem apresentá-lo.

Os sintomas do câncer de bexiga são:

Sangue na urina.
Dor ao urinar.
Micção frequente.
Infecção do trato urinário.
Dor abdominal.
Dor nas costas.

O câncer ocorre quando há um crescimento anormal de células da bexiga que se multiplicam de forma irregular. Mas quando aumenta o risco de desenvolver câncer de bexiga?

Fatores de risco para o câncer de bexiga:
-Fumar aumenta o risco de sofrer câncer de bexiga, porque se acumulam substâncias químicas prejudiciais em sua urina. Quando você fuma, os tóxicos são processados pelo seu corpo e expelidos através da urina. Estes tóxicos danificam a bexiga.
-Estar exposto a substâncias químicas prejudiciais, como aquelas usadas em fábricas de couro, têxteis e corantes.
-Quimioterapia e radioterapia. Sim, ironicamente, existem estudos que indicam que as mulheres que foram tratadas com esses métodos para combater o câncer do colo do útero, aumentaram o risco de sofrer câncer de bexiga.
-Infecções urinárias recorrentes. Se você teve várias infecções, como cistite, por exemplo, pode aumentar o risco.
-Se você teve câncer de bexiga, pode reaparecer.
-História familiar de câncer de bexiga.
-Defeitos congênitos (de nascença) na bexiga.
-Idade: Este tipo de câncer geralmente ocorre em pessoas com mais de 65 anos. É raro que ocorra antes dos 40 anos de idade.
-Etnia: se você é branco, o risco é maior.
-Ser homem, porque se desenvolve com mais frequência do que nas mulheres.
Se você tiver algum destes sintomas, ou se algum desses fatores de risco se aplica no seu caso, consulte o seu médico. Não espere!

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.