quinta-feira, 26 de maio de 2016

Causas e tratamentos para dispepsia

Uma série de sintomas gastrointestinais como dor e inchaço abdominal com ou sem náuseas, arrotos, flatulência e acidez é a definição de uma condição conhecida como dispepsia. Não é uma doença grave e seu tratamento se baseia principalmente em mudanças alimentares, prática de atividade física e técnicas de relaxamento para melhorar o estado de ânimo.

A dispepsia é um transtorno que perturba o processo digestivo, alterando a naturalidade do mesmo. O normal é que apareça quando você não está tendo uma alimentação saudável e costuma ser perfeitamente tratável. Nós damos algumas alternativas para aliviar os problemas derivados deste transtorno.

Causas da Dispepsia:
A origem da dispepsia também pode ter a ver com algum problema físico ou emocional, ou, inclusive, guardar relação com alguma doença pela qual estejamos passando. O resultado é uma série de incômodos e dores, como acidez, vômitos, náuseas e azia, assim como flatulência e arrotos.

Certamente não havíamos ouvido falar antes da dispepsia, mas é um dos problemas que mais nos levam a consultar com o nosso médico, já que ocorre com alguma frequência. No entanto, a maioria das pessoas afetadas não consegue consultar um médico sobre o seu desconforto e se automedicam com antiácidos.

As causas da dispepsia não são outras senão uma má alimentação. Comer muito, tomar bebidas carbonatadas ou álcool. Legumes, fritos, excesso de fibra e alimentos condimentados devem ser removidos das nossas refeições.

Como tratar a dispepsia:
O que podemos fazer para tratar dispepsia? Existem alguns hábitos que podemos considerar para nos sentirmos melhores, mas, sem dúvida, devemos falar com o nosso médico.

Estresse: Pode parecer que não está relacionado, mas o estresse emocional pode nos causar problemas estomacais. É importante, portanto, que tratemos nossa ansiedade para fazer uma boa digestão.

Álcool: Temos que nos manter afastados do consumo de álcool, porque afeta negativamente a digestão.

Tabaco: Como o álcool, fumar não é nada benéfico por si só, pois menos durante a digestão.

Refeições leves: Nada de comer como se não houvesse amanhã, estar cheio até a garganta complicará muito a dispepsia que sofremos. Comer um pouco menos, saborear muito mais e ficarmos sempre com a sensação de estarmos leves.

Dieta: A dieta mediterrânea é a melhor para quase tudo e a dispepsia não ia ser diferente. Evitar o consumo excessivo de gorduras e alimentos fritos será o melhor conselho.

Tempo: A pressa é má conselheira, devemos comer devagar e mastigando bem. É preferível comer um pouco menos e fazê-lo com tranquilidade que ingerir tudo de uma só vez, porque temos que sair correndo.

Exercício: Em primeiro lugar, nos ajudará a aliviar o estresse, o que por sua vez, agrava os sintomas. E segundo, promoverá o apetite e o processo de digestão. Além disso, é sempre aconselhável praticar esporte.

O que você acha dessas recomendações para tratar os problemas de dispepsia? Conhece alguma outra opção?

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.